SóProvas


ID
2527495
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“O direito de acesso à informação é um direito humano fundamental e está vinculado à noção de democracia. Em um sentido amplo, o direito à informação está mais comumente associado ao direito que toda pessoa tem de pedir e receber informações que estão sob a guarda de órgãos e entidades públicas.”

(CGU, Manual da Lei de Acesso à Informação para Estados e Municípios, 2013.)


Com relação à gestão de documentos e o acesso à informação, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: LETRA C

  • está bem e Gustavo, só esqueceu de ler o comando da questão!!

  • NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística

     

  • Gabarito marca letra D. Acredito que o erro é o nome da norma (NOBRAD). Na boa, banca cobrar isso não mede conhecimento de ninguém. Questão ridicula.

  • https://www.instagram.com/mundodaarquivologia/

    Gabarito: Letra D

    Eu não acredito que o erro seja a grafia da norma.

    Vamos analisar cada questão tentando relacionar com a gestão documental?

    Com relação à gestão de documentos e o acesso à informação, assinale a afirmativa INCORRETA.

    A) A ausência de política de gestão de documentos contribui para dificultar o acesso às informações.

    Uma gestão documental eficiente, que tenha classificação, avaliação, uma tabela de temporalidade para indicar a transferência, o recolhimento, a eliminação, vai contribuir e muito para o acesso à informação. Assim, já podemos concluir que a ausência de gestão dificulta o acesso. Então, a opção não é o gabarito.

    B) A gestão de documentos assegura as condições necessárias para o planejamento, o controle e a transparência nas finanças públicas.

    Mesmo raciocínio da questão anterior, imaginem documentos organizados, com aplicação do Plano de Classificação, da Tabela de temporalidade, sendo produzidos conforme normas previamente estabelecidas pelo órgão. Todos esses documentos com gestão servirão para o planejamento, controle e transparência. Excluimos este item.

    C) A aplicação de um programa de gestão de documentos garante o suporte informacional necessário às decisões político-administrativas de uma organização.

    Mesmo raciocínio dos itens anteriores.

    D) A utilização de ferramentas de descrição de acordo com a NOBRAD são fundamentais para o desenvolvimento da gestão de documentos em uma organização.

    Agora vamos pensar.... a NOBRADE é recomendada para arquivos permanentes, correto? Mas isso não impede de ser utilizada em documentos correntes e intermediários conforme determina a própria norma. Isso é importante ressaltar. Mas não acredito que descrição seja fundamental para a gestão. Podemos fazer a descrição para auxiliar na gestão documental, mas não acredito que seja fundamental, como diz a questão. Seria bem bacana se tivesse. Mas aí tbm temos que pensar: olhe o volume de documentos correntes e intermediários... alguns com prazos curtos, outros com prazos longos. Aqueles com prazos curtos, sendo feito a descrição, seria um trabalho adicional para um documento com 1 ou 2 anos de prazo e eliminação.... Deu pra compreender? Essa é a minha opinião.