SóProvas


ID
2527696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

      Para avaliar se a proporção p de itens defeituosos enviados por um fornecedor estava acima do valor pactuado de 0,025, um analista, a partir de uma amostra aleatória de itens enviada por esse fornecedor, testou a hipótese nula H0: p ≤ 0,025 contra a hipótese alternativa H1: p > 0,025, utilizando nível de significância α = 1%. 

A respeito dessa situação hipotética, julgue o seguinte item.


Caso o P-valor do teste efetuado pelo analista seja igual a 0,005, é correto concluir que a afirmação proposta na hipótese nula seja verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Quando o p-valor, nesse caso 0,005, for menor que o nível de significância, nesse caso 1% ou 0,01, a hipotese nula é rejeitada. Como a assertiva disse que a hipótese é verdadeira, o item está errado.

  • O meu entendimento foi outro: o "p-valor" diz respeito a aderência dos dados a uma distribuição normal. Isso quer dizer que, quanto mais próximo de +1 ou -1, mais próximo a distribuição dos dados estará de uma curva do tipo normal. Ocorre que isso nada tem a ver com aceitar ou não a hipótese nula.

     

    Se não estou enganado, p-valor próximo a zero acusaria que os dados não seguem uma distribuição normal, ou foram colhidos de maneira não natural, ou que estão viciados e etc..

     

    A aceitação da hipótese nula se daria através de valores amostrais encontrados.

  • GAB: E !!  Só corroborando os comentários dos colegas:   

    P-valor: é a probabilidade, sob a hipótese nula, de se observar um valor igual ou maior que o obtido, ou seja, o P-valor pode ser assim visto como uma quantificação da credibilidade da hipótese nula, tendo em conta as observações realizadas. Dessa forma: 

     

    Se P-valor MENOR OU IGUAL α = Rejeitamos H0

     

    Se P-valor MAIOR α( nível de significância ) = Aceitamos H0

  • ATENÇÃO:

    A HIPÓTESE NULA SERÁ REJEITADA:

    -> QUANDO P-VALOR < NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA.

    A HIPÓTESE NULA SERÁ VERDADEIRA:

    -> LÓGICA INVERSA.

  • questao de estatistica teste QC... MUDA ISSO!

  • Essa questão me gera dúvidas:

    1º) o P-valor se baseia na análise de uma Hipótese nula (Ho) VERDADEIRA;

    2º) ok, no exercicio, o P-valor é < que alfa (devemos rejeitar Ho), mas isso não significa dizer que o Ho analisado seja FALSO, sendo que estamos trabalhando com erro tipo I (quando nosso Ho é VERDADEIRO mas rejeitamos)

    Em outras palavras: no exercício, o P-VALOR < alfa, logo está na Zona de Risco, logo, isso significa dizer que o Ho é VERDADEIRO mas rejeitamos! ou seja, rejeitar a hipótese nula não significa dizer que o Ho seja FALSO!

    O exercício diz isso, o Ho é verdadeiro (pois estamos trabalhando com "nível de significância" - qdo uma Hipótese nula é verdadeira, mas a rejeitamos). então não sei o pq do gabarito ser "ERRADO"

  • P-VALOR < NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA ==> Rejeita a Hipótese Nula.

    P-VALOR > NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA ==> NÃO Rejeita a Hipótese Nula.

    P-VALOR | NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA

    0,005 | 1% = 0,01

    Logo, deve-se rejeitar a hipótese nula.

  • P-valor é a chance da diferença entre as médias serem devido ao acaso (mede o acaso), como o p-valor calculado foi inferior ao tabelado, conclui-se a essa diferença não é devido ao acaso e sim a algum outro fator, levando a conclusão que há diferença significativa entre as médias comparadas (aceita alternativa H1)

  • GABARITO ERRADO

    Caso o p-valor de uma amostra seja maior do que o nível de significância do teste, não devemos rejeitar a hipótese nula (pois de fato é provável que existam amostras com valores extremos, mesmo sendo H0 verdadeira). Já se o p-valor da amostra for inferior ao nível de significância do teste, podemos rejeitar a hipótese nula, pois é improvável que existam valores mais extremos do que o observado.

    P-valor = 0,005 < Nível de significância α = 1%. 

    FONTE: Prof. Arthur Lima

    "A persistência é o caminho do êxito" -Chaplin