SóProvas


ID
2527741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

      Uma aluna de um colégio estadual, maior de dezoito anos de idade, foi flagrada depredando o mobiliário da escola. Em razão disso, o diretor do colégio aplicou a ela uma penalidade de suspensão por três dias, na forma do regimento da instituição.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue, considerando os poderes da administração pública e os princípios de direito administrativo.


O ato do diretor do colégio é exemplo de exercício do poder disciplinar pela administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     

    Marcelo CAETANO já advertia:

     

    "o poder disciplinar tem sua origem e razão de ser no interesse e na necessidade de aperfeiçoamento progressivo do serviço público."

     

    O poder disciplinar da Administração não deve ser confundido com o poder punitivo do Estado , realizado por meio da Justiça Penal. O disciplinar é interno à Administração, enquanto que o penal visa a proteger os valores e bens mais importantes do grupo social em questão.

  • Gabarito: CERTO.

     

     

    "Inicialmente, é preciso distinguir entre supremacia geral e supremacia especial. A primeira é o poder que o Estado tem sobre todos os indivíduos que estão no território nacional. É exercida por meio do Direito Penal e do poder de polícia administrativa. Já a supremacia especial é dirigida àquelas pessoas que têm uma relação jurídica específica com o Estado, como os agentes públicos, os particulares que celebram contratos administrativos, os estudantes de escolas públicas e os presidiários. Poder disciplinar ou funcional é a prerrogativa da Administração Pública de impor sanções administrativas àquelas pessoas que estão submetidas à sua supremacia especial. Ex.: demissão de servidores públicos e multa para contratados."

     

     

    Segue uma questão que confirma o gabarito em tela (Q213030):

     

    Ano: 2012

     

    Banca: FCC

     

    Órgão: TRT - 11ª Região (AM e RR)

     

    Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária

     

    A Administração Pública, ao tomar conhecimento de infrações, cometidas por estudantes de uma escola pública, utiliza-se de um de seus poderes administrativos, qual seja, o poder disciplinar. Nesse caso, a Administração Pública 

     

    a) poderia utilizar-se de tal poder contra os estudantes da escola pública.

     

    b) não poderia utilizar-se de tal poder, porém, pode impor sanções aos estudantes, com fundamento no poder de polícia do Estado.

     

    c) poderia utilizar-se de tal poder, no entanto, ele está limitado à fase de averiguação, não cabendo à Administração, nessa hipótese, punir.

     

    d) não poderia utilizar-se de tal poder, vez que ele somente é aplicável aos servidores públicos.

     

    e) poderia utilizar-se de tal poder, que, nessa hipótese, será discricionário, ou seja, pode a Administração escolher entre punir e não punir.

     

    GABARITO: LETRA "A".

     

    Link da questão: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/c7b37978-3d

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Outras questões semelhantes:

    obs.: por ser aluna de um colégio estadual, ela possui um vínculo com a administração pública.

     

    - O poder disciplinar da administração pública decorre da relação de hierarquia, razão por que não se admite a aplicação de penalidade ao particular sem relação contratual com a administração. (C)

    - Suponha que um particular vinculado à administração pública por meio de um contrato descumpra as obrigações contratuais que assumiu. Nesse caso, a administração pode, no exercício do poder disciplinar, punir o particular. (C)

    - As sanções impostas pela administração a servidores públicos ou a pessoas que se sujeitem à disciplina interna da administração derivam do poder disciplinar. Diversamente, as sanções aplicadas a pessoas que não se sujeitem à disciplina interna da administração decorrem do poder de polícia. (C)

  • se não houvesse um vínculo com a ADM seria Poder de Polícia, mas como há esse vínculo (ser aluna) então se caracteriza como PODER DISCIPLINAR.

     

  • Gabarito: certo

     

    O poder disciplinar é a faculdade que a Administração tem para punir:

    - Agentes Públicos

    - Particulares com vínculo com o poder público (caso da questão)

     

    Pode ser Contratual ou Institucional:

    Ex. de Contratual: concessionária que presta serviço público.

    Ex. de Institucional: aluno de escola pública.

     

     

     

  • Andrea,

    Sim, porém ele precisa agir junto com um agente administrativo pois os particulares não podem ficar no polo passivo de uma ação de improbidade sozinhos.

  • Mariana,

     

    Só um cuidado, improbidade administrativa não é julgada pelo poder disciplinar. No mais, certinho tal conceito, particular não age sozinho no polo passivo da ação da LIA.

  • A banca, há algum tempo, vem adotando constantemente o posicionamento da Di Pietro. E segundo ela, o aluno de escola pública figura como indivíduo sujeito a sanções advindas do Poder Disciplinar.

  • Pensava eu que o poder disciplinar só se configurava aos agentes publicos não?

  • Poder Disciplinar:

    - Agentes Públicos;

    - Particulares com vínculo com a administração:

    Há dois tipos de vínculos com a adm:

    1) Institucional: Ex: Aluno de Escola Pública;

    2) Contratual: Ex: Particular que presta serviço público.

     

    Logo, a questão aborda um dos vínculos do poder disciplinar quanto aos particulares. Pode aparecer a expressão Particulares sujeitos à disciplina interna da adm.

    #bondedosobral

  • O poder disciplinar incide apenas para os que tenham vinculo especial com a administração, seja academico ou profissional.

  • O poder disciplinar que decorre do poder hierárquico é aplicado a quem tenha um vínculo com a Adminitração Pública, no caso hipotético estamos falando de uma escola pública, logo a matrícula da estudante constitui um vínculo o que permite a incidência do poder disciplinar por parte do diretor.

     

    Bons estudos

  • Poder disciplinar- poder de punir quem possui algum tipo de relação com a administração pública, por convenio ou contrato, inclui-se nesse rol estudantes de escolas e universidades públicas.

  • Gab: C

    Poder Disciplinar?

    punição/sanção

     

    Pra quem?

    -Servidor

    - Particular com vínculo com  a adm. pública(Ex:alunos de escola pública,associado de biblioteca pública e os presos)

     

     

  •  

    Poder disciplinar: É a FACULDADE de punir agente público ou particular com vínculo especial com a administração pública.

    Este vínculo especial pode ser INSTITUCIONAL (ex: aluno de escola pública) ou CONTRATUAL (ex: concessionário)

  • PODER DISCIPLIAR:

    usado contra particular




    PODER HIERARQUICO:

    usado contra funcionario publico

  • Exatamente essa questão caiu na prova da Polícia Civil do Estado de São Paulo, cargo Investigador, banca Vunesp.

  • PODER DICIPLINAR - PUNIR INTERNAMENTE - ALUNO DE ESCOLA POSSUI VINCULO ESPECIAL , INSTITUCIONAL 

  • Certo. O poder disciplinar puni tanto os agentes públicos como os particulares com vínculo com o poder público. E para este, pode ser de duas formas: institucional(alunos da rede pública) ou contratual.
  • A aluna possui sim algum vínculo com a administração pública, caso contrário, não caberá o poder disciplinar. 

  • é disciplinar porque está sob uma relação da aluna com o diretor. Tem-se uma relação de vincula antes. Diferente do Poder de Polícia, o qual rege a AP com a pessoa física, que  nao tem vinculo outrora.

  • GABARITO:C

     

    Poder Disciplinar


    Segundo Meirelles (2011, p. 130), este poder “é a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração.” [GABARITO]


    Di Pietro (2010, p. 94) também afirma que “Poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas á disciplina administrativa”.


    Sendo assim, este poder consiste no dever de punir da Administração ante o cometimento de faltas funcionais ou no caso de violação de deveres funcionais por partes de seus agentes públicos, em especial os servidores públicos.

  • Em todos esses anos nessa indústria vital, é a primeira vez que uma questão dessa aparece para mim. 

  • Já fui muito injustiçado por este poder disciplinar kkkkk
  • GAB:C

    No exercício do poder disciplinar, a Administração Pública pode:


     Punir internamente---------> as infrações funcionais de seus servidores;
    Punir ---------> infrações administrativas cometidas por particulares a ela ligados mediante algum vínculo específico (contrato, convênio etc).
     

    O caso da questão é um excelente exemplo de poder diciplinar sobre particulares com vinculo com a administração, outro exemplo relevante e que pode aparecer em provas é o de detentos sob a guarda do estado. 

  • Daniela RFB✝, show!

  • Certo.


    Poder disciplinar é o instrumento disponibilizado à administração pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.


    Fonte: Direito Administrativo Vol 9 - Fernando Neto e Ronny Torres.

  • Vínculo institucional com a administração pública.

  • Poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa. Não abrange as sanções impostas a particulares não sujeitos à disciplina interna da Administração, porque, nesse caso, as medidas punitivas encontram seu fundamento no poder de polícia do Estado. A aplicação de penalidade administrativa a aluno de escola ou de universidade revela caso de exercício do poder disciplinar. Cuida-se de poder que resulta na imposição de sanções a particulares que possuam vínculo jurídico específico com a Administração (exemplos: concessionários e permissionários de serviços públicos, que possuem o vínculo contratual; alunos de universidades e escolas públicas, que possuem o vínculo institucional decorrente da matrícula em tais instituições, entre outros casos). 

     

     

    GABARITO: CERTO

  • VÍNCULO ESPECÍFICO!

  • Correta. Disciplinar - >É discricionário, tendo liberdade para escolher a sanção. Como a aluna tem vínculo especial com a Administração Pública ela pode ser punida em decorrência do poder disciplinar.

  • PODER DISCIPLINAR: é o poder de apurar infrações, aplicando sanções e penalidade por parte do poder público a todos aqueles que possuem um vínculo de natureza especial com o Estado - servidores ou não - normalmente por relação hierárquica ou contratual.

    . Matheus de Carvalho.

  • vivendo e aprendendo hehehe

  • Comentário:

    Como a aluna do colégio encontrava-se ligada ao colégio público por um vínculo específico (matrícula), a punição aplicada pelo diretor insere-se sim no âmbito do poder disciplinar da Administração.

    Gabarito: Certa

  • Essa eu não sabia...anotado!

    abraços!

  • Manual de Direito Administrativo. Prof. Matheus Carvalho. 2015, 2ª ed., p.p. 127-128:

     

    "Em questão de concurso elaborada pelo CESPE, foi perguntado aos candidatos se estaria configurado o Poder Disciplinar na hipótese em que Diretora de uma escola pública aplica a penalidade de suspensão a dois alunos faltosos. Por óbvio, trata-se de evidente caso de sanção disciplinar, haja vista o fato de que esses alunos possuem uma vinculação especial com o município, por ostentarem a qualidade de alunos da entidade pública.

    (...)

    Ressalte-se, ainda, que a aplicação de qualquer uma das penalidade decorrentes desse poder deve ser precedida da realização de regular processo administrativo, em que sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa ao agente sancionado, consoante princípios do Devido Processo Legal, do Contraditório e da Ampla Defesa estampados no texto constitucional, em seu art. 5º, incisos LIV e LV."

     

    CERTA

  • Dessa eu não sabia rs

  • Eu sabia. Só acho que deveria ter dito que era escola pública.

  • O vinculo específico era a matrícula.

  • CERTO

    O poder disciplinar não alcança a coletividade como um todo, mas um grupo restrito de indivíduos (aqueles que mantêm com a Administração um vínculo/relação jurídica especial de sujeição/subordinação). Em suma, o critério não é ser servidor público, mas estar sujeito à autoridade administrativa (p. ex.: aluno de uma escola pública).

  • calma, deixa eu ver o comentário do professor! aaaa não tem. Complicado.

  • Poder hierárquico

    1) Superiores com relação aos seus subordinados

    2) É um poder de manifestação interna

    3) Somente alcança órgãos e agentes públicos dentro das entidades;

    4) NÃO ALCANÇA PARTICULARES

    Poder disciplinar

    1) Agentes públicos

    2) Particulares com vinculo com a administração

    ~~ Vínculo contratual

    ~~ Vínculo institucional

    ~~ Exemplos de particulares com vínculo: alunos de uma escola pública; presos sob custódia do Estado;

  • Gab. C

    errei a qc e voltei lá no texto.

    "Uma aluna de um colégio estadual(...)" Pronto! O particular tem vinculo com a adm. púb.? poder disciplinar.

    tanto é que pode configurar o crime de dano qualificado.

    tô certo ou forçando o gabarito?

  • Questão muito interessante, bastava saber do vínculo específico que o sancionado precisa ter em relação à administração pública.

  • Tem vínculo com a Adm Pública? Sim.

    Será aplicada sanção? Sim.

    Poder disciplinar.

    Gabarito: C

  • A presente questão versa acerca do poder disciplinar exercido pela administração pública, devendo o candidato ter conhecimento de suas características.

    CERTO. Poder disciplinar é o poder de sancionar de maneira interna as infrações em razão da função dos servidores e demais pessoas sujeitas à relação especial com a Administração Pública.

    A aluna possui uma vinculação especial com o Estado, por estar na qualidade de aluno, portanto, o diretor pode sancionar os atos indevidos da pessoa por meio do poder disciplinar. Caso o ato fosse praticado por um particular, sem vínculo com a escola, a sanção imposta seria reflexo do poder de polícia.

    Aplicação de sanção em relação a vínculo especial com a Administração Pública- PODER DISCIPLINAR
    Aplicação de sanção em relação que há vínculo geral- PODER DE POLÍCIA

    Resposta: CERTO



  • Errou quem não leu o texto acima!!!!!!!!!!!

  • Quanto mais estudo, mais faço questão, menos sei !

  • O texto acima fala que a menina é aluna do colégio, logo, PARTICULAR COM VÍNCULO.

    Portanto, aplica-se poder disciplinar

  • CERTO. Poder disciplinar é o poder de sancionar de maneira interna as infrações em razão da função dos servidores e demais pessoas

    sujeitas à relação especial com a Administração Pública.

    A aluna possui uma vinculação especial com o Estado, por estar na qualidade de aluno, portanto, o diretor pode sancionar os atos indevidos da pessoa por meio do poder disciplinar. Caso o ato fosse praticado por um particular, sem vínculo com a escola, a sanção imposta seria reflexo do poder de polícia.

    Aplicação de sanção em relação a vínculo especial com a Administração Pública- PODER DISCIPLINAR

    Aplicação de sanção em relação que há vínculo geral- PODER DE POLÍCIA

  • Certo.

    Como a aluna do colégio encontrava-se ligada ao colégio público por um vínculo específico (matrícula), a punição aplicada pelo diretor insere-se sim no âmbito do poder disciplinar da Administração.

  • Poder disciplinar: sanção a particular com vínculo

    Poder de polícia: sanção a particular sem vínculo.

  • alguem pode me explicar um exemplo de sanção aplicada pelo poder hierárquico? confundi achando que essa questão falava disso.

  •  Poder disciplinar é o poder de sancionar de maneira interna as infrações em razão da função dos servidores e demais pessoas sujeitas à relação especial com a Administração Pública.

    A aluna possui uma vinculação especial com o Estado, por estar na qualidade de aluno, portanto, o diretor pode sancionar os atos indevidos da pessoa por meio do poder disciplinar. Caso o ato fosse praticado por um particular, sem vínculo com a escola, a sanção imposta seria reflexo do poder de polícia.

    QC-CERTA

  • CERTO!

    Minha contribuição:

    Não confundir PODER DE POLÍCIA com PODER DISCIPLINAR.

    PODER DE POLÍCIA: É uma intervenção do Estado diretamente no particular visando ao bem público.

    PODER DISCIPLINAR: É punição aplicada a um subordinado. Ocorre dentro da administração pública. Em regra, não é aplicado a particulares.

    *O poder disciplinar só será aplicado a um PARTICULAR se ele tiver um vínculo com a administração pública.

  • GABARITO: CERTO.

    PODER DISCIPLINAR

    Pune internamente as infrações cometidas por seus agentes e, em exceção, pune os particulares que mantenham um vínculo com Administração.

    • Ex: A aplicação de sanção administrativa contra concessionária de serviço público.

    ➥ Portanto, cabe à Administração Pública apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.

    [...]

    APONTAMENTOS:

    • Decorrente da hierarquia;
    • Se não houver este vínculo, as punições decorrerão do Poder de Polícia.

    --

    VÍNCULO GERAL Abrange qualquer pessoa PODER DE POLÍCIA

    VÍNCULO ESPECÍFICO Abrange seus servidorese contratados PODER DISCIPLINAR

    [...]

    AVOCAÇÃO

    ➥ Decorrente de uma relação hierárquica, só pode ser realizada de maneira decrescente!

    • Ou seja, de cima para baixo, do superior hierárquico para seu subordinado

    É quando a autoridade superior chama a responsabilidade da prática do ato para si.

    [...]

    CONCLUSÃO

    DELEGAÇÃO EU PASSO AS ATRIBUIÇÕES P/ MEU SUBORDINADO Feita pra baixo

    • ( PASSO PRA ELE A RESPONSABILIDADE ) 

    AVOCAÇÃO EU PEGO ATRIBUIÇÃO DO MEU SUBORDINADO E REALIZO Feita pra cima

    • ( CHAMO PRA MIM A RESPONSABILIDADE )

    [...]

    QUESTÕES:

    O poder disciplinar, decorrente da hierarquia, tem sua discricionariedade limitada, tendo em vista que a administração pública se vincula ao dever de punir. CERTO!

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Caramba! Eu pensei que a aluna não tinha vínculo com a ADM pública. Mas tem, por meio da matrícula -_-

  • Questão maravilhosa! Nunca saberia que é possível.

  •  Uma aluna de um colégio estadual...PODER DISCIPLINAR: relação especial com a Administração Pública.

  • Gab. 110% CERTO.

    Trata-se da aplicação de sanção a um particular que possui vínculo específico com a Administração, o que decorre do poder disciplinar. A situação hipotética apresentada na questão é, inclusive, um exemplo citado por Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Reparem que o poder disciplinar legitima a aplicação de sanções àqueles sujeitos à sua disciplina interna, incluindo os particulares com vínculo específico, como é o caso do aluno de um colégio público. 

  • O poder para aplicar sanções a particulares de modo geral é o poder de polícia. No entanto, a questão nos informa um particular que possui vínculo com a Adm. Pública, o que configura o uso do poder disciplinar. Reparem no "aluna de colégio estadual", por meio dessa parte é possível perceber o vínculo com a Administração. Gabarito: CERTO