SóProvas


ID
2527882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao processo administrativo de organizações públicas.


Ao elaborar uma estrutura organizacional, é fundamental que o gestor tenha em mente o trade off existente entre os ganhos de produtividade da especialização e as perdas de produtividade causadas pelas deseconomias humanas e pelos efeitos alienadores da divisão do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO.

    Primeiramente, importante saber o significado de Trade off.

    Trade off :

    Trade-off ou tradeoff é uma expressão em inglês que significa o ato de escolher uma coisa em detrimento de outra e muitas vezes é traduzida como "perde-e-ganha".

    trade-off implica um conflito de escolha e uma consequente relação de compromisso, porque a escolha de uma coisa em relação à outra, implica não usufruir dos benefícios da coisa que não é escolhida. Isso implica que para que aconteça o trade-off, elemento que faz a escolha deve conhecer os lados positivos e negativos das suas oportunidades.

    Ante o exposto, a banca traz um ponto positivo da especialização para logo após mostrar um ponto negativo.

  • Trade-off também é conhecido como Custo de Oportunidade, visto em economia. Basicamente é o custo de uma escolha.

  • CORRETO.

    parte do material do estratégia: a especialização do trabalho gera ganhos de
    produtividade até o ponto em que o trabalho se torna especializado demais,
    quando passa a gerar insatisfação nos funcionários. Assim, deve-se buscar um
    ponto ótimo de especialização do trabalho na organização.

  • Trade-off ou tradeoff é uma expressão em inglês que significa o ato de escolher uma coisa em detrimento de outra e muitas vezes é traduzida como "perde-e-ganha".

    Com base nesse conceito já dá para resolver a questão. 

    Espero ter ajudado.
    O simples que funciona.

     

  • De um lado aumento de produtividade com a especialização e do outro perda de produtividade com a insatisfação do trabalhador em fazer sempre a mesma coisa, ficar preso ao que é especialista.
  • A especialização ou divisão do trabalho leva, em tese, a um ganho de produtividade e eficiência, ao dividir o trabalho em partes menores, mais fáceis de executar e em menor tempo.

     

    No entanto, se a especialização for muito grande poderá haver deseconomia humana, que é o fato dos empregados acharem que suas tarefas são bastante repetitivas, cansativas, ou estressantes, levando a quedas de qualidade e produtividade e possível aumento do absenteísmo.

  • Trade-off e tradeoff são termos da língua inglesa que definem uma situação em que há conflito de escolha. Ele se caracteriza em uma ação econômica que visa à resolução de problema mas acarreta outro, obrigando uma escolha.

  • Especializazão do trabalho é o ato de pegar uma determinada atividade e dividi-lá em partes menores e atribuir cada uma dessas atividades, que juntas compoem o todo, a um funcionário especifico, para que e ele se especialize naquela tarefa. Técnica muito utilizada em montadoras de veiculos em que cada funcionário fica responsável por uma tarefa que juntas compõem o processo produtivo. (Fonte: EU)

     

    A especialização, apesar de seus efeitos benéficos, pode também ser negativa. Quando a especialização é excessiva, pode levar a uma insatisfação do funcionário e à perda de eficiência e de produtividade (o trabalho fica muito chato e repetitivo). Dessa forma, quando aumentamos a especialização, tendemos a aumentar a nossa produtividade. Entretanto, essa melhoria ocorre até certo ponto. Após determinado limite, a especialização é maléfica, pois o trabalho torna-se extremamente cansativo e pouco desafiador. ( Fonte: Rodrigo Renno).

     

     

    Gabarito: CERTO

  • 300 respostas iguais. Ctrl C + Ctrl V... Pra quê???

  • Para reforçar o conteúdo.

  • Acertô Misezeravi!!!!

     

  • Certo. Questão clássica de confusão entre especialização e produtividade.

    É fundamental entender que a especialização visa o aumento da eficiência e da produtividade, porém, especializar mais não significa necessariamente ganhar mais produtividade.

    A chave aqui é entender que a organização precisa da especialização ideal

  • se não tá errado tá certo

  • Que matéria cabulosa de entender


  • @Vencendo o"não" CORRIGINDO: PARA SE APARECER. BANDO DE DESOCUPADOS.

  • Quando vc tem especialização a execução do trabalho é produtiva e eficiente , o especialista sabe como fazer o trabalho de qualidade e rapidamente , porém o trabalho fica repetitivo o que causa deseconomias humanas , tbm alienação da divisão do trabalho