SóProvas


ID
2528218
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

É por meio do controle das condições de acondicionamento, armazenamento e climatização, aliadas às propriedades materiais dos suportes, que se obtêm documentos com

Alternativas
Comentários
  • qualidade arquivística: Propriedades físico-químicas dos suportes que permitem a conservação indefinida dos documentos, observadas as condições adequadas de acondicionamento, armazenamento e climatização.

    (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - Arquivo Nacional)

     

  • Gabarito E

                                          *** QLD ARQUIVÍSTICA = qualidade do material ligado a Inércia + Estabilidade + Reversibilidade ***
     

    Qualidade arquivística é a propriedades físico-químicas dos suportes que permitem a conservação indefinida dos documentos, observadas as condições adequadas de acondicionamento, armazenamento e climatização (DTA), ou seja, se refere a capacidade de um documento/material se manter

    a. Inerte (não sofre mutações físico-quimicas espontaneamente, exp.: não oxida);

    b. Estável (durabilidade das qualidades EX/INtrínsecas); 

    c. Reversibilidade (intervenções feitas podem ser desfeitas).

     

    (CONSUPLAN/CBTU/2014)  “Nos projetos de conservação/preservação de acervos de bibliotecas, arquivos e museus, é recomendado apenas o uso de materiais de qualidade arquivística, isto é, daqueles materiais livres de quaisquer impurezas, quimicamente estáveis, resistentes, duráveis.” (CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000. (Projeto Como fazer, 5), p. 26. Disponível em: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf.). A respeito dos materiais de qualidade arquivística, sabe-se que suas características, em relação aos documentos onde são aplicados, distinguem-se pelas seguintes propriedades:  A) Inércia. B) Estabilidade. C) Reversibilidade.

     

    (BIO-RIO/TRENSURB/2010) qualidade arquivística é a) propriedades físico-químicas dos suportes que permitem a conservação indefinida dos documentos, observadas as condições adequadas de acondicionamento, armazenamento e climatização;

     

    (FCC/DPE-RS/2017) É por meio do controle das condições de acondicionamento, armazenamento e climatização, aliadas às propriedades materiais dos suportes, que se obtêm documentos com QUALIDADE ARQUIVISTICA;

  • Essa questão envolve terminologias arquivísticas. O examinador quer saber se você consegue relacionar ações de proteção aos documentos a um termo arquivístico. 

    a) Não é um termo relacionado à arquivologia.

    b) O valor probatório é uma característica inerente aos documentos permanentes. É através dele que o documento pode servir como prova legal. Além dele, os documentos permanentes também são compostos de características culturais e históricas.

    c) O valor permanente é uma característica de documentos secundários, que por sua vez, possuem características históricas, culturais, probatórias e informativas. Os documentos permanentes já cumpriram as funções pelas quais foram criados e são recolhidos para os arquivos permanentes por terem um valor a mais, fora das questões administrativas.

    d) Proteção de dados, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, DBTA, são procedimentos derivados de legislação específica, que objetivam impedir o acesso de pessoas não autorizadas a informações sigilosas ou relativas à privacidade de outrem. Você pode acessar o dicionário clicando aqui.

    e) Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, "Qualidade Arquivística são propriedades físico-químicas dos suportes que permitem a conservação indefinida dos documentos, observadas as condições adequadas de acondicionamento, armazenamento e climatização." Você pode acessar o dicionário clicando aqui.

    Em outras palavras, as qualidades arquivísticas são componentes dos suportes documentais escolhidos para que as informações sejam registradas. É claro que esses componentes não asseguram a proteção da informação de forma ilimitada, é por isso que deve-se observar a forma de acondicionar os documentos (a pasta, por exemplo), a forma de armazenar (qual o material da estante?), e o controle do ambiente (a temperatura e a umidade estão sendo mantidas em condições ideais?). Esse é o gabarito.

    Gabarito do Professor: E