A) a presença de ideais políticos de igualdade e liberdade nos dois grupos que lutavam juntos pela implantação do socialismo no Brasil nos mesmos moldes de países europeus, como a França, a Inglaterra e a Alemanha. (ERRADA) (não se pensava em socialismos neste período)
B) o empenho dos políticos em buscar atender os interesses de seus eleitores, não importando serem classificados como pertencentes ao grupo dos “Saquaremas” ou ao grupo dos "Luzias”, desde que seus projetos de lei fossem aprovados. (ERRADA) (era isso mesmo só que no caso a "C" está mais correta, pois nos dá mais informações sobre a proposição)
C) que os dois principais grupos políticos do Brasil Império não chegavam a representar interesses ou projetos políticos, pois aceitavam e defendiam a manutenção da escravidão e do monopólio da terra, discordando apenas na questão da centralização, ou não, do poder. (GABARITO) (OBS: cá entre nós é assim até hoje, pois temos algumas ideologias mais quando sobem ao poder todas(os) só querem saber de enriquecimento próprio, e não adianta querer discordar porque é comprvado através de fatos e história)
D) a incapacidade dos revolucionários “Luzias" em implantar medidas políticas, como o voto universal e secreto, durante sua participação no poder no lugar dos conservadores “Saquaremas" que, por sua vez, desejavam a manutenção do voto censitário. (ERRADA) (não eram revolucionários)
E) o revezamento dos partidos Liberal e Conservador no poder foi devido a um acordo entre as oligarquias cafeeiras das províncias de Minas Gerais e São Paulo, que ficou conhecido como política dos governadores ou política do café com leite. (ERRADA) (época errada pois a política do café com leite começou com o Governo de Campos Sales e foi na Republica Velha)