SóProvas


ID
2528404
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante uma avaliação psiquiátrico-forense, o médico perito deve suspeitar de um quadro de simulação na presença de algumas circunstâncias do exame, ou sinais e sintomas apresentados pelo periciando. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:


I. Ao suspeitar de um quadro de simulação, o perito deve procurar fazer perguntas objetivas e diretas, estimulando respostas curtas e rápidas, confrontando o periciando e dificultando a estratégia do simulador de prolongar a descrição de sintomas inexistentes ou exagerados.


II. Alucinações auditivas nítidas, com vozes de comando ameaçadoras, que variam ao longo do dia, mas que ficam mais intensas quando o periciando está sozinho e diminuem quando vê televisão, não costumam estar associadas a quadros de simulação.

III. A alucinação se diferencia da alucinose, porque, nesta última, o indivíduo mantém a crítica sobre sua percepção sensorial distorcida, sentindo-a como estranha a si.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • *     Alucinose dos Bebedores – É uma psicose aguda manifestada por alucinações auditivas, desencadeadas conservando-se a lucidez com alterações da vida afetiva.

  • I) ERRADA  o perito NÃO deve procurar fazer perguntas objetivas e diretas, estimulando respostas curtas e rápidas...

     Não raro, simuladores tentam controlar as entrevistas, comportando-se de forma bizarra ou francamente intimidadora. Nesses casos, o clínico deve evitar a tentação de encerrar a entrevista precocemente, pois o tempo está a seu favor através, por exemplo, do cansaço, que diminui a capacidade de manter posturas falsas.

    II) CORRETA Alucinações auditivas nítidas: As alucinações auditivas simples são as menos comuns, nas quais o indivíduo ouve apenas ruídos, burburinhos, zumbidos. As complexas são as mais freqüentes, nas quais o sujeito ouve vozes, na maioria das vezes depreciativas e ameaçadoras

    III) CORRETA O que é alucinose: O termo se refere à percepção de uma imagem patológica com todas as características de uma imagem alucinatória (sobretudo uma notável nitidez), entretanto, ao contrário das alucinações, há menor convicção de realidade ou menor participação do eu.No quadro clínico da Alucinose Alcóolica predominam as alucinações auditivas (1,3), que se iniciam como ruídos e/ou sibilos de aparecimento preferencialmente noturno:.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em psiquiatria forense.

    I. ERRADO. Ao suspeitar de um quadro de simular, o perito deve evitar fazer perguntas objetivas/diretas, que estimulem respostas curas e rápidas. O tempo está a favor do perito na identificação de uma possível simulação, uma vez que o cansaço do periciando pode diminuir sua capacidade de sustentar uma postura falsa.

    II. CERTO. Na simulação de alucinações/delírios, Resnick propôs os sinais a seguir, que indicariam a presença de simulação.
    Alucinações contínuas, ao invés de intermitentes; vagas ou inaudíveis; não-associadas a delírios; expressas de forma artificial; ausência de estratégias para diminuir as aluci­nações auditivas; relato de obediência a todas as alucinações imperativas. Além disso, simuladores buscam relatar sintomas mais comuns, e as alucinações ameaçadoras são incomuns nos quadros psiquiátricos.

    III. CERTO. O termo alucinose designa uma síndrome cerebral orgânica na qual as alucinações, em uma ou mais modalidades sensitivas, constituem a anomalia psicológica predominante e às vezes única. Nestes casos os delírios são raridade. Na alucinasse, ao contrário das alucinações, há menor convicção de realidade ou menor participação do eu, isto é, o paciente reconhece aquela experiência perceptiva como algo estranho a si mesmo, como um acontecimento patológico.

    Gabarito do professor: Alternativa D 
    (apenas as assertivas II e III estão corretas).