SóProvas


ID
2529763
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foi solicitado um atendimento móvel de urgência para um homem de 65 anos com história de perda da força em dimídio esquerdo, desvio da comissura labial e dificuldade de fala. A equipe da ambulância suspeitou que a vítima pudesse estar apresentando um acidente vascular encefálico isquêmico, e, após avaliação e monitoração da vítima, realizou o transporte para um centro especializado.


Na chegada ao hospital, para que a terapêutica com fibrinolítico possa ser instituída, o tempo entre o início dos sintomas e a administração do trombolítico deve ser, no máximo, de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o artigo Uso de alteplase no tratamento do acidente vascular encefálico isquêmico agudo: o que sabem os enfermeiros?.Rev. bras. enferm.2012

     

     

    A literatura aponta os benefícios do Alteplase ( rt-PA ), apresentando-o como tratamento de primeira linha para a fase aguda do AVE agudo isquêmico, na dose de 0,9 mg/kg, administrado em até três horas do início dos sintomas.

     

    Contudoum ensaio clínico randomizado, ECASS III, demonstrou novamente os benefícios do Alteplase ( rt-PA ) na expansão da janela terapêutica de 3 até 4,5 horas após o início dos sintomas, com diminuição das sequelas em 90 dias, sem alterar a mortalidade, representando importante avanço no tratamento do AVE isquêmico agudo.

  • Conforme o anexo da Portaria 664/2012 - quadro clínico de AVC com início há menos de 4,5 horas desde o início dos sintomas até a infusão do medicamento). 

  • Conforme o anexo da Portaria 664/2012 - quadro clínico de AVC com início há menos de 4,5 horas desde o início dos sintomas até a infusão do medicamento)

  • Questão desatualizada. Antes era de até 3 horas.

     

  • Questão desatualizada, o tempo máximo é de 4,5h

  • Desatualizada . De 4 A 5 horas desde o inicio dos sintomas .

  • DESTUALIZADA EM 2018. DESTUALIZADA EM 2019

  • O manual do SAMU 2015 diz que esse tempo é de até 4 a 5h após o início dos sintomas.