SóProvas


ID
2530042
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  Aquecimento Global

           O Aquecimento Global é um fenômeno de ampla discussão e impacto que, embora não

                seja de consenso científico, vem gerando uma grande preocupação na sociedade.

                                                                                                                           Por Rodolfo Alves Pena


O aquecimento global designa o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos, o que, em tese, é causado pelas práticas humanas – embora existam discordâncias quanto a isso no campo científico. A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.

Sob o ponto de vista oficial, o principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados com o aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Para o IPCC, o problema em questão não deve sequer ser motivo de discussão em termos de sua existência ou não, pois, segundo ele, é mais do que comprov ada a série de mudanças climáticas ocorridas nos últimos tempos e a participação do ser humano nesse processo.

Dados levantados por cientistas vinculados ao IPCC afirmam que o século XX, em razão dos desdobramentos ambientais das Revoluções Industriais, foi o período mais quente da história desde o término da última glaciação, com um aumento médio de 0,7ºC nas temperaturas de todo o planeta. Ainda segundo o órgão, as previsões para o século XXI não são nada animadoras, pois haverá a elevação de mais 1ºC, em caso de preservação da atmosfera, ou de 1,8 a 4ºC, em um cenário mais pessimista que apresente maior poluição.


Quais são as causas do Aquecimento Global?


As principais causas do Aquecimento Global estão relacionadas, para a maioria dos cientistas, com as práticas humanas realizadas de maneira não sustentável, ou seja, sem garantir a existência dos recursos e do meio ambiente para as gerações futuras. Assim, formas de degradação ao meio natural como a poluição, as queimadas e o desmatamento estariam na lista dos principais elementos causadores desse problema climático.

O desmatamento das áreas naturais contribui para o aquecimento global no sentido de promover um desequilíbrio climático decorrente da remoção da vegetação que tem como função o controle das temperaturas e dos regimes de chuva. A floresta amazônica, por exemplo, é uma grande fornecedora de umidade para a atmosfera, provendo um maior controle das temperaturas e uma certa frequência de chuvas para boa parte do continente sul-americano, conforme estudos relacionados com os chamados rios voadores. Se considerarmos essa dinâmica em termos mundiais, pode-se concluir que a remoção das florestas contribui para o aumento das médias térmicas e para a redução dos índices de pluviosidade em vários lugares.

Outra causa para as mudanças climáticas é a emissão dos chamados gases-estufa. Os principais elementos são: o dióxido de carbono (CO2), gerado em maior parte pela queima de combustíveis fósseis; o gás metano (CH4), gerado na pecuária, na queima de combustíveis e da biomassa e também em aterros sanitários; o óxido nitroso (N2O), produzido pelas fábricas; além de gases com flúor, tais como os fluorhidrocarbonos e os perfluorocarbonos. Além disso, a poluição das águas também é um fator relacionado com o aquecimento global. No caso dos oceanos, existem seres vivos responsáveis pela absorção de gás carbônico e emissão de oxigênio: os fitoplânctons e as algas marinhas. Portanto, a destruição de seus habitat também pode interferir diretamente na dinâmica atmosférica global.


As consequências do aquecimento global

Os efeitos do aquecimento global são diversos e podem estar relacionados com a atmosfera, hidrosfera e também com a biosfera. Podemos citar, como consequência do aquecimento global, primeiramente, o fenômeno do degelo que vem ocorrendo nas calotas polares. Com isso, a área de várias espécies animais, sobretudo no Ártico, está ficando cada vez mais diminuta, o que acarreta problemas ambientais de ordem ecológica. Além disso, para muitos estudiosos, isso vem causando a elevação do nível dos oceanos, embora esse fenômeno esteja mais associado ao degelo que ocorre na Antártida e também na Groenlândia.

Disponível em:<http://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm> . Acesso em: 30 jul. 2017. [Adaptado]

Os efeitos do aquecimento global são diversos e podem estar relacionados com a atmosfera, com a hidrosfera e também com a biosfera. Podemos citar, como consequência do aquecimento global, primeiramente, o fenômeno do degelo que (1) vem ocorrendo nas calotas polares. Com isso, a área de várias espécies animais, sobretudo no Ártico, está ficando cada vez mais diminuta, o que acarreta problemas ambientais de ordem ecológica. Além disso, para muitos estudiosos, isso vem causando a elevação do nível dos oceanos, embora esse fenômeno esteja mais associado ao degelo que (2) ocorre na Antártida e também na Groenlândia.


No parágrafo, há um ponto de vista explicitado

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LINHA 1 E 2 LETRA "B"

     Podemos citar, como consequência...

  • Os efeitos do aquecimento global são diversos e PODEM estar relacionados com a atmosfera, com a hidrosfera e também com a biosfera. 

    Acredito que esse seja o ponto de vista dele.

  • O examinador quer saber se sabemos a diferença entre FATO e OPINIÂO.

  • Frase x Período x Oração

    Frase: é todo enunciado FINALIZADO por pontuação (ex: . !  ? ...). Ex: Olá!

    Oração: é toda frase que apresenta verbo em sua estrutura. Ex: Vocês estão bem?

    Período: é o mesmo que frase, porém conto os períodos contando as frases. Destaca-se que temos os períodos simples (frase formadas por 1 oração) e período composto (frase formada por mais de 1 oração). 

    Gab: B

  • Por que "para muitos estudiosos" não pode ser considerado um ponto de vista?

  • Vamos indicar para comentário

  • Os efeitos do aquecimento global são diversos e podem estar relacionados com a atmosfera, com a hidrosfera e também com a biosfera.

     

    Ponto de vista É DIFERENTE de fato.

  • A palavra PODEM da ideia de que ele não tem certeza do que diz, ou seja, ele não confirma algo que alguem afirmou....é tipo isso mesmo

    GABARITO: B

  • Um ponto de vista pode ser entendido como uma perspectiva do autor, e tambem pode ser entendido como escolha de um contexto de onde se parte, em uma analise. Logo, creio que o primeiro periodo é gabarito (letra B), pois é ali onde está o referencial do paragrafo (uma especie de tese do autor).

  • 1° período?! Séeeeerio?!!!!!!!! Então uma informação agora é uma opinião?!!!
    Ahhhhh banca, faça-me o favor!!!
    Gabarito ridículo!! Forçaram geral!!!
    Sem falar nos temos "podemos" (2° período) e no "para muitos estudiosos" (4° período)...que também explicitam uma opinião!!!

    INDICADÍSSIMA para comentário, Bruno!!!

  • Muita tetra. mas fato que é passivel de anulação. para mim, resposta certa 2 primeiros periodos. com certeza

  • O ponto de vista ao qual a banca se refere é a tese defendida pelo autor. No caso, o ponto de vista é que "Os efeitos do aquecimento global são diversos e podem estar relacionados com a atmosfera...". É só se atentar à estrutura da redação que fica fácil perceber.

  • Não entendi o porquê da letra D estar errada, alguém conseguiu entender?

  • Heitor, seu comentário foi espetacular! Você tem razão! Obrigada!

  • Gabarito: letra B.

    Essa questão, de início, tive que ler várias vezes, pois a pergunta diz: "No parágrafo...".

    Aí que pensei: que parágrafo? Faltou colocar o número do parágrafo!

    Depois eu entendi que esse trecho todo, já é um parágrafo! Podem olhar pela formatação dele e até mesmo no texto original.

    Então, depois que entendi, fui para a pergunta em si: "Há um ponto de vista explicitado..."

    Primeiro vamos a um conceito:

    Frase: tem sentido completo, mas não necessariamente tem verbo.

    Oração: tem que ter verbo, mas não necessariamente tem sentido completo.

    Período: tem que ter os 2, verbo e sentido completo.

    O período pode ser simples (1 oração) ou composto (2 ou mais orações).

    Então voltemos à pergunta. "Há um ponto de vista explicitado". Explicitar é o mesmo que deixar claro, explicar, falar melhor sobre aquilo.

    Sobre o quê esse parágrafo está falando? Sobre o aquecimento global pelo visto. Onde é que ele meio que introduz o ponto de vista e onde ele explicita?

    O que vemos é que no primeiro período (que é um período composto), há uma explicação geral do assunto: "Os efeitos do aquecimento global são diversos e podem estar relacionados com a atmosfrera, com a hidrosfera e também com a biosfera"

    E daí, mais a frente, a partir do segundo período, ele já começa a detalhar, a explicitar, a ideia inicial que ele trouxe: "Podemos citar, como consequência..."

    Percebe?

    Veja outra coisa, "bio" vem de vida, "hidro" vem de água, "atmosfera" vem de ar. Então ele está falando mais detalhadamente, no caso do oceano sobre a hidrosfera, no caso das espécies animais sobre a biosfera e só faltou falar sobre a atmosfera, se bem que o próprio aquecimento global aquecendo o ar do planeta, então de certa forma ele está falando sobre os três itens que iniciou. Mas mesmo que ele tivesse falado só sobre a água daria certo, pois o que ele fez? Ele detalhou mais um pouco sobre uma ideia e essa ideia estava expressa no primeiro período.

    É como eu falar assim para vocês:

    "Quando você estuda, um novo mundo se abre. Por exemplo, eu era uma pessoa que achava que sabia de tudo e não gostava da palavra estudar, mas depois entendi que estudar é ganhar conhecimento, então mentalmente troquei por essa palavra e blablabla..."

    Nesse meu exemplo, eu falei sobre o estudo, trazendo o meu ponto de vista geral no início. Aí depois eu comecei a detalhar esse ponto de vista através de um relato (poderia ser contando a história de outra pessoa, sei lá) e assim estou explicando melhor, explicitando, o fato que trouxe em linhas gerais e eu trouxe esse fato no primeiro período. E se eu tivesse trazido nos dois períodos? Como seria? Acho que seria assim:

  • Gabarito: letra B.

    Essa questão, de início, tive que ler várias vezes, pois a pergunta diz: "No parágrafo...".

    Aí que pensei: que parágrafo? Faltou colocar o número do parágrafo!

    Depois eu entendi que esse trecho todo, já é um parágrafo! Podem olhar pela formatação dele e até mesmo no texto original.

    Então, depois que entendi, fui para a pergunta em si: "Há um ponto de vista explicitado..."

    Primeiro vamos a um conceito:

    Frase: tem sentido completo, mas não necessariamente tem verbo.

    Oração: tem que ter verbo, mas não necessariamente tem sentido completo.

    Período: tem que ter os 2, verbo e sentido completo.

    O período pode ser simples (1 oração) ou composto (2 ou mais orações).

    Então voltemos à pergunta. "Há um ponto de vista explicitado". Explicitar é o mesmo que deixar claro, explicar, falar melhor sobre aquilo.

    Sobre o quê esse parágrafo está falando? Sobre o aquecimento global pelo visto. Onde é que ele meio que introduz o ponto de vista e onde ele explicita?

    O que vemos é que no primeiro período (que é um período composto), há uma explicação geral do assunto: "Os efeitos do aquecimento global são diversos e podem estar relacionados com a atmosfrera, com a hidrosfera e também com a biosfera"

    E daí, mais a frente, a partir do segundo período, ele já começa a detalhar, a explicitar, a ideia inicial que ele trouxe: "Podemos citar, como consequência..."

    Percebe?

    Veja outra coisa, "bio" vem de vida, "hidro" vem de água, "atmosfera" vem de ar. Então ele está falando mais detalhadamente, no caso do oceano sobre a hidrosfera, no caso das espécies animais sobre a biosfera e só faltou falar sobre a atmosfera, se bem que o próprio aquecimento global aquecendo o ar do planeta, então de certa forma ele está falando sobre os três itens que iniciou. Mas mesmo que ele tivesse falado só sobre a água daria certo, pois o que ele fez? Ele detalhou mais um pouco sobre uma ideia e essa ideia estava expressa no primeiro período.

    É como eu falar assim para vocês:

    "Quando você estuda, um novo mundo se abre. Por exemplo, eu era uma pessoa que achava que sabia de tudo e não gostava da palavra estudar, mas depois entendi que estudar é ganhar conhecimento, então mentalmente troquei por essa palavra e blablabla..."

    Nesse meu exemplo, eu falei sobre o estudo, trazendo o meu ponto de vista geral no início. Aí depois eu comecei a detalhar esse ponto de vista através de um relato (poderia ser contando a história de outra pessoa, sei lá) e assim estou explicando melhor, explicitando, o fato que trouxe em linhas gerais e eu trouxe esse fato no primeiro período. E se eu tivesse trazido nos dois períodos? Como seria? Acho que seria assim:

  • continuando a minha postagem....

    "Quando você estuda, um novo mundo se abre. Cada vez mais essa eficácia é percebida por pessoas que se permitem. Na comunidade do Passo da Pátria, onde existem alunos de baixa renda que se permitiram a estudar, eles perceberam um grande avanço e progresso nas suas ideias...."

    Pronto, aqui eu estive apresentando o assunto em linhas gerais até o segundo período. E só comecei a detalhar o que eu trouxe em linhas gerais, a partir do terceiro período: "Na comunidade..."

    Acredito que ficou claro.

    Abraços.

    Continuemos cuidando sempre bem de nós e dos demais seres.

  • continuando a minha postagem....

    "Quando você estuda, um novo mundo se abre. Cada vez mais essa eficácia é percebida por pessoas que se permitem. Na comunidade do Passo da Pátria, onde existem alunos de baixa renda que se permitiram a estudar, eles perceberam um grande avanço e progresso nas suas ideias...."

    Pronto, aqui eu estive apresentando o assunto em linhas gerais até o segundo período. E só comecei a detalhar o que eu trouxe em linhas gerais, a partir do terceiro período: "Na comunidade..."

    Acredito que ficou claro.

    Abraços.

    Continuemos cuidando sempre bem de nós e dos demais seres.

  • "Para muitos estudiosos"... é um ponto de vista. A questão não pergunta de quem é o ponto de vista. Ficou ambíguo

  • pensei que estava no segundo período com a palavra "primeiramente"  que me pareceu a opnião.