-
Pallets, palavra de origem inglesa (pallet) que em português se escreve Pálete, é um estrado de madeira, que tambem pode ser confeccionado em metal ou plástico e que tem a finalidade de servir na movimentação de cargas como elemento de otimização logistica.
-
GABARITO: D
Obs.: Se vc vir na prova "palete", pode marcar, é a mesma coisa.
O que é um Pallet?
O pallet é utilizado para facilitar a unitização de carga, manuseio, armazenagem e transporte de pequenos volumes.
O pallet é construído de madeira, alumínio, aço, plástico, fibra, etc. Os mais comuns são os pallets de madeira.
O pallet geralmente é construído para ser utilizado apenas em uma viagem, pois há custos para seu retorno e isso na maioria das vezes não torna uma opção viável. One way é a palavra usada quando o pallet é usado em apenas uma viagem.
O pallet deve ser construído de forma resistente para que a carga unitizada seja manipulada e empilhada.
http://cursosnocd.com.br/logistica/o-que-e-um-pallet.htm
Bons estudos.
-
“paletização dos materiais”
(acondiciona-los sobre pallets): isso gera economia de tempo e esforço, além de
reduzir a área de armazenagem e tornar a carga e descarga do material bem
mais rápida.
Outra vantagem é que a de que podemos “unitizar” a carga.
-
Gabarito Letra E
O armazenamento de materiais depende das dimensões e das características dos produtos, que podem requerer desde uma simples prateleira até sistemas complexos que envolvam investimentos significativos. Uma das técnicas de estocagem é o pallet que consiste em
a) caixas adequadas para estocagem de materiais de pequenas dimensões, como parafusos, arruelas e alguns materiais de escritório.ERRADA
Caixas ou Gavetas: É a técnica de estocagem ideal para materiais de pequenas dimensões, como parafusos, arruelas e alguns materiais de escritório, como lápis, canetas, etc. produtivas. As caixas ou gavetas podem ser metálicas, de madeira ou de plástico
b) estruturas de madeira ou perfis metálicos, destinados a acomodar peças maiores, ao apoio de gavetas ou de caixas padronizadas.ERRADA
Prateleiras É uma técnica de estocagem destinada a materiais de tamanhos diversos e para o apoio de gavetas ou caixas padronizadas.
*As prateleiras podem ser de madeira ou de perfis metálicos, de vários tamanhos e dimensões.
*A prateleira constitui o meio de estocagem mais simples e econômico
c) uma estrutura, que pode ser de madeira ou de aço, destinada a acomodar peças longas e estreitas como tubos, barras, tiras, etc.ERRADA
O RAQUE (do inglês rack) é construído para acomodar peças longas e estreitas, como tubos, barras, tiras, vergalhões, feixes, etc. Pode ser montado em rodízios para facilitar o deslocamento. Sua estrutura pode ser de madeira ou de aço
d) uma plataforma de madeira que pode ser movimentada por meio de variados equipamentos, como empilhadeiras, elevadores de cargas e transportadores. GABARITO.
*carga unitária é um conjunto de cargas contidas em um recipiente, formando um todo único quanto à manipulação, ao armazenamento ou ao transporte. Uma espécie de rótulo. A formação de carga unitária se faz por um dispositivo chamado pallet.
Pallet é um estrado de madeira padronizado, que pode ter diversas dimensões. Suas medidas convencionais básicas são 1.100 x 1.100 mm, como padrão internacional, para se adequar aos diversos meios de transporte e de armazenagem.
-
A “paletização dos materiais” gera economia de tempo e esforço, além de reduzir a área de armazenagem e tornar a carga e descarga do material bem mais rápida. Outra vantagem é que a de que podemos “unitizar” a carga.
-
Pra quem não sabe o que é tá ai http://www.epaletes.com/2015/08/pallet-palete-pelete-entenda-a-diferenca/
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos das técnicas de estocagem, devendo ser marcada a alternativa que indica corretamente em que consiste o pallet.
Segundo Viana (2017, p.324), o palete pode ser definido como "uma plataforma disposta horizontalmente para carregamento, constituída de vigas. blocos ou uma simples face sobre os apoios, cuja altura é compatível com a introdução de garfos de empilhadeira, paleteira ou outros sistemas de movimentação, e que permite o arranjo e o agrupamento de materiais, possibilitando o manuseio, a estocagem, a movimentação e o transporte num único agrupamento."
Dias (2014) ensina que o emprego de empilhadeiras e paletes proporcionou uma grande economia do capital despendido com o sistema de transporte interno, até 80%, para ser mais preciso.
Alguns fatores precisam ser considerados na hora de escolher um palete para operar um sistema de movimentação de cargas, sendo alguns elencados a seguis, segundo Dias (2014, p.191):
- peso;
- resistência;
- tamanho;
- necessidade de manutenção;
- material empregado na sua construção;
- umidade (no caso dos de madeira);
- tamanho das entradas para os garfos;
- custo;
- tipo de construção;
- capacidade de carga;
- tipo de carga de movimentação;
- capacidade de empilhamento;
- possibilidade de manipulação por transportador;
- viabilidade para operações de estiva.
Dentre as suas vantagens, podemos citar (DIAS. 2017):
- melhor aproveitamento do espaço disponível;
- economia nos custos do manuseio de materiais;
- possibilidade de usar embalagens plásticas ou amarrações que possibilitam formar uma só embalagem individual;
- compatibilidade com todos os meios de transporte;
- facilita a carga, descarga e a distribuição dos materiais;
- permite a disposição uniforme do estoque de materiais;
- podem ser manuseados por uma variedade de equipamentos. como paleteiras, empilhadeiras, transportadores, elevadores de cargas e até sistemas automáticos de armazenagem.
Tendo visto os pontos acima, pessoal, não resta dúvida de que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Recursos Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.