SóProvas


ID
2531341
Banca
FAPEMS
Órgão
PC-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia o texto a seguir.


[...] a improbidade não está superposta à moralidade, tratando-se de um conceito mais amplo que abarca não só componentes morais com também os demais princípios regentes da atividade estatal, o que não deixa de estar em harmonia com suas raízes etimológicas. Justifica-se, pois, sob a epígrafe do agente público de boa qualidade somente podem estar aqueles que atuem em harmonia com as normas a que estão sujeitos, o que alcança as regras e os princípios.

GARCIA, Emerson; ALVES, Rogério Pacheco. Improbidade Administrativa. 6. ed. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2011, p. 125.


Acerca das sanções pela prática de ato de improbidade administrativa, segundo a lei vigente, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  a)

    as ações voltadas ao ressarcimento do erário por danos decorrentes de atos de improbidade administrativa prescrevem em cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.

    errado ressarcimento ao erário não prescreve, o correto é a sanção na modalidade prejuízo ao erário que prescreve em conformidade com o caso, pois sabemos que têm 3 tipos para prescrição e prazos a contar diferentes.

     b)

    a prática de ato de improbidade administrativa decorrente de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário é punida, também, com multa civil de até três vezes o valor do benefício financeiro ou tributário concedido.

     c)

    a prática de ato de improbidade administrativa que importe enquecimento ilícito  é punida, também, com a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos. 10 anos o correto

     d)

    os prefeitos municipais não se submetem à Lei de Improbidade Administrativa, mas, sim, ao Decreto-Lei n° 201/1967. Opa, submete- se sim

     e)

    a prática de ato de improbidade administrativa que causem prejuízos ao erário é punida, também, com a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos. 5 anos o correto

     

    Não sei, a priori, o motivo da anulação pois o item b está em conformidade com a legislação.

  • @Thati SS

    A alternativa "A" não é verdadeira, pois a ação de ressarcimento é imprescritível.

    Art. 37, § 5º, CF/88:

    [...]

    § 5º A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento.

  • Acredito que o motivo da desatualização da questão é o "recente" entendimento de que a ação de ressarcimento ao erário decorrente de ato de improbidade ser prescritível no caso de conduta culposa; Desse modo estariam corretas tanto a alternativa "A" como a "B".

  • São imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.