-
Gab. C
Piana (2009, p.34) em sua obra intitulada de "a construção do perfil do assistente social no cenário educacional" defende que os rebatimentos do neoliberalismo (ideologia capitalista) nas políticas sociais são desastrosos. Estas passam a ter um caráter eventual e complementar por meio de práticas fragmentadas e compensatórias, como afirma Laurell (1997, p.163).
Ref.
PIANA, Maria Cristina . A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENÁRIO EDUCACIONAL. FRANCA/SP: SELO CULTURA ACADÊMICA DA FUNDAÇÃO EDITORA UNESP, 2009.
-
Questão complexa, posto que os diferentes autores que trabalham o tema caracteriam as politicas sociais de diferentes maneiras tais como: seletivas, focalizadas, emergenciais, reducionistas.
-
questão bastante complexa, já que em sua descrição em nenhum momento especifica que o cenário a ser analisado é o ambiente educacional.
-
Ellen a questão fala sobre aS políticaS sociaiS e não exclusivamente sobre a política de educação...
-
Após a crise do capitalismo em 1970, a elite econômica responsabliza o Estado, sugerindo uma privatização dos serviços sociais, essa perspectiva politica e ideológica propõe a redução e desresponsabilização do Estado, denominado assim o NEOLIBERALISMO. Os autores (BOSCHETTI; BEHRING, 2008) fala com precisão o tema central dessa questão.
-
No neoliberalismo, as políticas sociais caracterizam-se como:
- eventuais e complementares, sendo implementadas por meio de práticas fragmentadas e compensatórias.
-
-No neoliberalismo temos a redução do Estado na área social, excluímos B e D.
-Com a redução do papel do estado nas políticas sociais, as necessidades sociais são jogadas para o setor privado, acontecendo, por tanto, um processo de mercantilização dos direitos, assim, excluímos a A.
-O gabarito (letra C) apresenta algumas das características que marcam as políticas neoliberais, características que encontramos na análise de vários autores do serviço social como behring, mota, yazbek, potyara e etc. Creio que quanto a isso não há dissenso dentro da categoria.