SóProvas


ID
2531611
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No nível de estrutura conceitual, são identificadas diversas bases de mensuração para ativos e passivos das entidades do setor público. Portanto, a estrutura conceitual não propõe uma única base de mensuração, mas fornece orientação na seleção dessas bases para ativos e passivos. São exemplos de bases de mensuração de passivos:

Alternativas
Comentários
  • ESTRUTURA CONCEITUAL

    As seguintes bases de mensuração para os passivos são identificadas e discutidas à luz da informação que fornecem sobre o custo de serviços prestados, da capacidade operacional e da capacidade financeira de uma entidade, além da extensão na qual fornecem informação que satisfaça as características qualitativas:

    (a)    Custo histórico;

    (b)   Custo de liquidação;

    (c)    Valor de mercado;

    (d)   Custo de liberação; e

    (e)    Preço presumido.

  • Custo de liberação 7.82 O custo de liberação é o termo utilizado no contexto dos passivos para se referir ao mesmo conceito de preço líquido de venda utilizado no contexto dos ativos. O custo de liberação se refere ao montante que corresponde à baixa imediata da obrigação. O custo de liberação é o montante que o credor aceita no cumprimento da sua demanda, ou que terceiros cobrariam para aceitar a transferência do passivo do devedor.

     

    Preço presumido 7.87 O preço presumido é o termo utilizado no contexto dos passivos para se referir ao mesmo conceito do custo de reposição para os ativos. Do mesmo modo que o custo de reposição representa o montante que a entidade pagaria racionalmente para adquirir o ativo, o preço presumido representa o montante que a entidade racionalmente aceitaria na troca pela assunção do passivo existente. As transações com contraprestação realizadas em condições normais fornecem evidência do preço presumido – esse não é o caso das transações sem contraprestação.

  • Custo de liberação: montante que corresponde à baixa imediata da obrigação. montante que o credor aceita no cumprimento da sua demanda, ou que terceiros cobrariam para aceitar a transferência do passivo do devedor.

    Preço presumido: montante que a entidade racionalmente aceitaria na troca pela assunção do passivo existente.

     

    (MCASP 2017, p. 156)

  • Gabarito B) custo de liberação e preço presumido. 

    Mneumonico descontraido que sempre me ajuda !!rssrs :

    Mensuração de Ativos :

    NO HISTÓRICO DOS MERCADOS SÓ TEM REPOLHO LIQUIDO PARA USO

    Mensuração de Passivos :

    NO HISTÓRICO DOS MERCADOS SOMENTE O LIQUIDIFICADOR LIBERA O PRESUNTO.

  • Para resolver esta questão, relembremos nosso resumo esquemático de bases de mensuração de ativos passivos:

    Por meio do esquema acima fica fácil ver que a alternativa B) é a única que elenca apenas exemplos de bases de mensuração de passivos.

    Logo, a alternativa certa é a letra B).

    Gabarito: LETRA B