-
VPN na Camada 3 -> IPSEC
O MPLS é dito protocolo da camada 2.5 e é baseado em rótulos, portanto não se aplica a ele o conceito de tunelamento.
-
MPLS está relacionado ao conceito de ISOLAMENTO do tráfego, feito através do uso de rótulos.
-
Gabarito B
O Multiprotocol Label Switching (em português, "Comutação de Rótulos Multiprotocolo") é um mecanismo em redes de telecomunicações de alto desempenho que direciona dados de um nó da rede para o próximo nó baseado em rótulos de menor caminho em vez de endereços de rede longos, evitando consultas complexas em uma tabela de roteamento. Os rótulos identificam enlaces virtuais (caminhos) entre nós distantes em vez de pontos terminais. O MPLS pode encapsular pacotes de vários protocolos de rede. O MPLS suporta uma série de tecnologias de acesso, incluindo T1/E1, ATM, Frame Relay e DSL.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Eu considero q o erro da assertiva é dizer que o MPLS atua na camada 3. Na verdade ele atua no limbo entre as camadas 2 e 3, sendo considerado da camada 2.5
-
MPLS é um protocolo de roteamento com QoS, apesar de estar associado com criação de redes virtuais, não está associado como protocolo de tunelamento.
Gabarito: B
-
"... garantir a segurança..."; em ciência, GARANTIR é uma palavra muito forte.
-
O protocolo MPLS opera entre as camadas 2 e 3 do modelo OSI, considerado um protocolo de camada 2.5, conforme já comentado anteriormente pelo colega Israel Cassiano.
Portanto, assertiva III está incorreta.
Quando tratamos de VPN, visto que utilizam uma infraestrutura de rede pública compartilhada, a proteção dos dados fica a cargo dos protocolos de tunelamento (que fazem uso de criptografia). A assertiva I faz referência a ambos os conceitos e está, portanto, correta.
Porém, algum comentário justificando a assertiva II?