SóProvas


ID
2532016
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Suponha que um novo município foi criado por Lei Estadual em Minas Gerais. Conforme a Constituição da República, assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Errado, a criação só poderia ser insocnstitucional se a criação desse município não ocorrer dentro do período determinado por Lei Complementar Federal

    B) Art. 18 § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei

    C) CERTO: Art. 41 § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais

    D) Art. 29-A § 1o  A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores

    bons estudos

  • So corrigindo, RENATO, o Art. da assertiva correta é o Art. 31§4...

  • CRFB/88

    Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    § 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

    § 2º O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

    § 3º As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

    § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

  • Tendo por base o caso hipotético de criação de novo município por Lei Estadual em Minas Gerais, analisemos as assertivas à luz da Constituição Federal.

    Alternativa “a”: está incorreta. Conforme art. 18, §4º da CF/88, a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal.

    Somente seria inconstitucional, portanto, caso descumprisse o prazo determinado pela LC Federal.

    Alternativa “b”: está incorreta. Conforme art. 18, § 4º - A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.   

    Alternativa “c”: está correta. Segundo art. 31, § 4º - É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.  

    Alternativa “d”: está incorreta. Conforme art. 29-A, § 1o A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.              

    Gabarito do professor: letra c.


  • Tipo de questão, que o enunciado tem nada haver....kkkk

    art. 31, § 4º, CF/88 - É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

  • Complemento...

    Criação de Regiões metropolitanas > Lei complementar

    Criação de Estados > Lei complementar do CN

    Criação de Municípios > Lei estadual No período de Lei complementar Federal

    Criação de Distritos> Iniciativa dos Municípios.

  • cascavel ce chego já!!

  • GABARITO: LETRA "C"

    A) ERRADO! A criação só poderia ser inconstitucional se a criação desse município não ocorrer dentro do período determinado por Lei Complementar Federal

    B) Art. 18 § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei

    C) CERTO! Art. 41 § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais

    D) Art. 29-A § 1o  A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.

    FORÇA GUERREIROS!