SóProvas


ID
2532343
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto ao poder de polícia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • PODER DE POLÍCIA


     “Considera-se poder de polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse  ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público...” (Código Tributário Nacional, art. 78, primeira parte)”

     Em resumo : através do qual a Administração Pública tem a faculdade de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício do interesse público. 

    -------------------------------------------------------------------------

    Poder de Polícia possui atributos : DICA 

     

    * DISCRICIONARIEDADE 

     

    * INDELEGABILIDADE ( EM REGRA ) 

     

    * COERCIBILIDADE > caracteriza-se pela imposição coativa das medidas adotadas pela Administração, que, diante de eventuais resistências dos administrados, pode se valer, inclusive, da força pública para garantir o seu cumprimento. Significa, pois, que todo ato de polícia administrativa é imperativo, ou seja, de observância obrigatória pelo particular.

     

     

    * AUTOEXCUTORIEDADE

     

      FONTE : https://jus.com.br/artigos/29131/atributos-e-caracteristicas-do-poder-de-policia

  • A - Errada - Pode sim, gerar tributos.  A atividade do Poder Público no exercício do poder de polícia autoriza-o a exigir do interessado o pagamento de taxa, espécie de tributo, conforme determinam a Constituição Federal e o Código Tributário Nacional.

    B - Errada - É prerrogativa do Poder de Polícia Judiciária. Ao estudarmos o Poder de Policia no ambito do Direito Administrativo, devemos ter em mente o Poder de Polícia Administrativo.

    Assim, o poder de polícia é exercido por meio de uma atividade denominada polícia administrativa, no âmbito administrativo, enquanto que a polícia judiciária é a função de prevenção e repressão de crimes e contravenções. Um mesmo órgão pode exercer atividades de polícia administrativa e judiciária. A Polícia Federal, por exemplo, age como polícia administrativa quando emite passaportes e polícia judiciária quando realizada inquérito policial.

    C - Correta - Atributos do Poder de Polícia:

    Discricionariedade - Autoexecutoriedade - Coercibilidade - e, para alguns, INDELEGABILIDADE (regra geral, pois pode ser delegado os atos de fiscalização e consentimento para entidades de direito público da adm.indireta, como as autárquias e fundações públicas de direito público).

    D - Errada - A regra geral qüinqüenal encontra-se prevista no caput do art. 1º da Lei 9.873/99, que dispõe: 


    Art. 1 - Prescreve em cinco anos a ação punitiva da Administração Pública Federal, direta e indireta, no exercício do poder de polícia, objetivando apurar infração à legislação em vigor, contados da data da prática do ato ou, no caso de infração permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado.

  • GAB  C

     

    A BANCA QUERIA SABER OS ATRIBUTOS/CARACTERÍSTICAS DO PODER DE POLÍCIA:

     

    VIDE  Q759831Q482348

     

    PODER DE POLÍCIA:     C – A   - D

     

       C  - COERCIBILIDADE

       A - AUTOEXECUTORIEDADE

       D   - DISCRICIONARIEDADE
     

     

     

     

     

    ATRIBUTOS/CARACTERÍSTICAS DO ATO:     PATI

     

    P  - PRESUNÇÃO LEGITIMIADADE ou VERACIDADE

    A – AUTOEXECUTORIEDADE

    T – TIPICIADADE

    I - IMPERATIVIDADE

  • imprescritibilidade??? ele não é prescritivel??5 anos

  • A questão trata do poder de polícia, um dos poderes administrativos:

    a) INCORRETA. É possível, uma vez que a Constituição Federal de 1988 determina no art. 145, II, que é possível a cobrança de taxas em razão do exercício do poder de polícia.

    b) INCORRETA. Este exercício incumbe à polícia judiciária.

    c) CORRETA. A coercibilidade presente no poder de polícia permite que a Administração imponha de forma coativa as suas medidas a todos os seus destinatários.

    d) INCORRETA. Art. 1º da Lei 9.873/99 determina que prescreve em cinco anos a ação punitiva da Administração Pública Federal, direta e indireta, no exercício do poder de polícia, objetivando apurar infração à legislação em vigor, contados da data da prática do ato ou, no caso de infração permanente ou continuado, do dia em que tiver cessado.

    Gabarito do professor: letra C.
  • Coercibilidade => Possibilidade de USO DA FORÇA...Constitui UM DOS ATRIBUTOS DO PODER DE POLÍCIA , assim como a discricionariedade, a autoexecutoriedade , a imperatividade..
  • ATRIBUTOS DO PODER DE POLÍCIA

    1-Autoexecutoriedade

    2-Discricionaridade

    3- Coercitividade 

    >> Atividade Negativa: Tendo em vista o fato de não pretender uma atuação dos particulares e sim sua abstenção, são lhes impostas obrigações de não fazer.

    Mnemônico dos Atributos do Poder de Polícia  - CAD

    Coercibilidade

    Autoexecutoriedade

    Discrionariedade

  • Características do Poder de polícia:

    D_iscricionariedade

    A_utoexecutoriedade

    C_oercibilidade

    Vá e vença, e que por vencido não os conheça!