SóProvas


ID
2532550
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEJUS - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Acerca do que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país.

( ) Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

( ) Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o comentário do colega Wanderson,quando ele fala que : qualquer país.(do seu país)
    Se na própria Declaração fala a expressão: deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar,ou seja,posso regressar ao meu país e a qualquer país.
    Esse ''inclusive'' seria a ressalva,mas se repararmos,o termo "inclusive o próprio" está entre virgulas,isolando o termo dando a ideia de ressalva.
    Obs.: usei um pouco do nosso português para deixar ainda mais claro.Essa questão possivelmente será alterado o seu gabarito para letra A. Muitos professores ao comentarem essa questão no you tube,deram como resposta a letra A,levando-se em consideração essa minha lógica a qual foi argumentada. 

  • Comando: Acerca do que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F)

     

    Artigo 13 da DUDH:

    Todo homem tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

    Todo homem tem direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

     

     

  • Como assim não e a A

     

  • No gabarito definitivo (ou gabarito pós-recursos) continuou com a letra "d" como resposta.

  • Letra E

    (F) Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país. ART.13,DUDH - > 1-Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado. 2-Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

     

    (F) Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. ART.14,DUDH -> Este direito O pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

     

    (V) Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado. ART.13,DUDH - > 1-Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado

  • na 3°, Estado não está com o sentido de Nação/País, mas de Estado Regional mesmo. Ou não ?? rs

  • Todo homem tem direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

    Será que a banca utilizou o pronome demonstrativo este que esta na DUDH para  que fosse interpretado  que o ser humano so poderia retornar ao País de origem (inclusive o próprio) ?! porque este se refere a algo que esta mais perto

    tipo, se na DUDH estivesse assim: Todo homem tem direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a aquele regressar.

    Então o ser humano so poderia regressar a a qualquer País, menos ao de origem. Porque aquele refere-se a algo que esta mais distante no contexto

    Questão muito confusa.

    Não sei se deu pra entender o meu raciocínio. rsrs 

  • bamca imcompetente 

  • Sem comentários para essa banca...........

  • * GABARITO DADO PELA BANCA: "d"

    ---

    * GABARITO DADO PELO ESTRATÉGIA CONCURSOS, dentre outros cursos preparatórios: "a";

    - FONTE: "https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-de-direitos-humanos-agepen-ce-gabarito-extraoficial/".

    ---

    * OBSERVAÇÃO: o comentário feito pelo colega LEANDRO MENEZES bem resume o provável raciocínio da Banca para ter elaborado esta questão.

    ---

    Bons estudos.

     

  • Bom, a banca não cobrou a letra de lei porque a DUDH é uma resolução e não uma lei e, sem força juridica vinculante. Desta forma, a banca cobrou na letra (A) a letra da resolução, ou seja,  ART.13,DUDH -Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

    Letra A - Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país.

    Pura maldade.

  • Lembrando que a DUDH é universal, não sendo só mandamento interno.

     

  • Maldade absoluta A letra A é extremamente coerente com o texto da declaração.
  • Qual o erro da A?

  • Erro algumas questões da AOCP, como esta, sem peso na consciência. 

  • Vc estuda, estuda, estuda,...vai fazer a primeira questão do dia e SE DEPARA COM ESSA CASCA DE DE BANANA PODRE...brincadeira o que foi feito na letra A...

  • no art 13 a presente declaração fala que quelquer pessoa pode deixa qualquer pais, inclusive o seu, e a este regressar.

    como podemos observar quando se fala a este regressar refere-se ao prorpio pais de origem. 

    não mensiona o direito de ENTRAR em qualquer pais.

  • Marquei "D" apenas pq lembrei da Coreia do Norte.
  • Pega ratão.

  • MELHOR COMENTARIO DA QCONCURSO É O DE WANDERSON SANTOS

  • Mais um tombo na letra A.

  • Banca NOJENTA!! Ainda bem que não farei nenhuma concurso dessa banca.

     

    Artigo 13
    1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
    2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio e a esse regressar.

     

    Artigo 14
    1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.
    2. Esse direito NÃO pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

     

  • Esse acertei por eliminação primeira questão esta incompleta o português passou longe sem concordância das palavras (Todo ser humano tem o direito à saída)ai eu te pergunto saída de onde de que não tem sentido ental errada.E a outra questão eliminei por falar de crime comum e como nosso amigo a já comentou esta lá no art14 do D.U.D.H não tem como tem que ler bem está na memora.boa sorte nos estudos a todos espero que tenha ajudado 

  • Art.13 da DUDH

     2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

     

      Entendo literalmente que não há como considerar a 1º afirmativa como CERTA, pois, a redação do Art. 13,2 da DUDH deixa claro que : O Direito consiste em poder sair de qualquer PAÍS, OU SEJA, DEIXAR, QUALQUER PAÍS,  e isso inclui o próprio PAÍS, mas observo que quando usam do termo ESTE, que se refere ao termo imediatamente anterior, " O Próprio", neste caso, PAÍS, nos resta entender que a inteligência do texto é no sentido de que apenas ao próprio PAÍS, É POSSÍVEL REGRESSSAR. 

    Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país. Percebam que a afirmativa equivocada, sugere direito de entrada e saída de qualquer país e isso não é possível, é direito sair, entrar, pode haver restrições. O regresso como direito, cabe apenas ao seu país de origem, do contrário poderíamos falar em extradição, vedação constitucional. 

     

     

  • COMO PEDE NO ENUNCIADO, ESTÁ EXPRESSAMENTE NO DUDH O DIREITO DE SAIR DE QUALQUER PAÍS, E REGRESSAR APENAS NO PRÓPRIO.(ART 13) GAB D

  • "a este" se refere ao próprio país, então, a pessoa só teria direito de regressar ao próprio país. Questão bem maldosa. Não mede conhecimento, apenas para peneirar mesmo. Só acerta consciente quem leu a DUDH umas 5 vezes.

  • O direito de regresso é apenas para o próprio país.

  • A segunda questão pra mim esta errada!

    art XIV fala que nao pode ser invocado em casos de perseguição legitimamente motivada por crime de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das nações unidas.

    mas alguém achou essa questão?

  • Cabe Recurso ne ?

  • todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio e a esse regressar.                                                                                                 todo ser humano, vítima de perseguição política, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.Esse direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum..ART.14 DUDH

  • Pelo sentindo ela estar certa, mais se for na letra da lei estar errada. Kkkj

  • .. Gabarito (D)

    Questão versa sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde as duas primeiras alternativas não constam como letra de lei,

    (F) Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país.

    Artigo XIII - 2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

    (F) Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países

    Artigo XIV - 1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    (V) Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

    Artigo XIII - 1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

    bons estudos

  • Acerca do que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

    ( ) Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país.

    ( ) Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    ( ) Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

    (F) Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país. ART.13,DUDH - > 1-Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado. 2-Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

     

    (F) Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. ART.14,DUDH -> Este direito NÃO pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

     

    (V) Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado. ART.13,DUDH - > 1-Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado

  • Letra d.

    (F) Artigo 13 1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

    (F) Artigo 13 2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio e a esse regressar.

    Artigo 14 1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    (V) 2. Esse direito NÃO pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

    Questão comentada pela Profª Alice Rocha.

  • Tipo de questão que depende da cobrança de cada BANCA, porque o item I, não está incorreto, só não é a letra da lei propriamente dita. Nesse caso, entende que a banca quer a letra da lei.

  • PM BA SO UM MILAGRE
  • GAB: E

    Questão inteligente... mostra que a simples leitura não nos deixa apto a acertar qualquer questão.

    Fica o aprendizado:

    direito de saída do país -> toda pessoa tem (qualquer país)

    direito de regresso ao país -> toda pessoa tem (mas é ao próprio país)

  • Questão sensacional!

    Errei ela. hahahaha

    Bola para frente!

  • Assertiva E

    F – F – V.

    ( ) Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país.

    ( ) Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    ( ) Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado

  • Questão maravilhosa!

  • Artigo 13

    1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

    2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer paísinclusive o próprio a esse regressar.

     

    Artigo 14

    1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    2. Esse direito NÃO pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

    GAB: D

  • Em 14/09/20 às 16:01, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!

    Em 27/08/20 às 08:35, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!

  • Puts! nem acredito que errei por detalhe..

  • Eu só tenho o direito de regressar a meu próprio país!!!!!

  •  (f) Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país.

    Não é qualquer pais, é o próprio pais.

    Art 13.1 Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

    (f) Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    Não se aplica em casos de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum

    art14.2. Esse direito NÃO pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

    ( v) Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado. Certo. art 13.

  • Pensei no EUA,como exemplo,lá não é casa da mãe Joana. kkk

  • Artigo 13

    1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

    2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio e a esse regressar.

  • Sem choro pessoal, não tem nada mal elaborado aí, cobrou a declaração seca.

    I - errada: De seu próprio país (aliás, Coreia do Norte mandou um abraço pra esse artigo)

    II - errada: Asilo não é invocável em caso de crime comum ou de atos contrários à própria declaração

    III - correta

    https://www.ohchr.org/en/udhr/documents/udhr_translations/por.pdf

  • Mas que questão mal elaborada

  • I - Errada: De seu próprio país

    Artigo 13 - Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio e a esse regressar.

    II - Errada:

    Artigo 14

    1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. 

    III - Correta

  • A melhor forma de aprender é errando e ficando com isso.

    ANOTE e não erre da próxima vez.

    Abraços,

    PC/PR 2021.

    Pertenceremos

  • Todo ser humano Tem o direito de deixar qualquer país ,mas regressar é ao próprio país.

  • Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este (APENAS o próprio país) regressar.

  • Aquela questão que voce marca e diz: ponto garantidoooooooooo. Mas quando sai o gabarito :'( kkkk

  • Continua fazendo leitura preguiçosa mesmo Norton, assim você vai longe!!!

    (ノಥ益ಥ)ノ

  • Bem bolada! Bem bolada! #Errei

  • é o tipo de questão que quando você errar, você altera a opção para a correta para ela nunca mais retornar aos seus estudos porque não acrescenta em nada

  • Boa Questão, erro aqui é aprendizado!

  • Vamos analisar as afirmativas, levando em consideração o disposto na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    - afirmativa I: errada. O art. 13 da DUDH estabelece que todo ser humano tem direito de "deixar qualquer país, inclusive o próprio", mas o direito de regresso limita-se ao próprio país, ou seja, é reconhecido o direito de regressar ao país do qual o indivíduo é nacional, mas não há um direito de retornar a  qualquer país.

    - afirmativa II: errada. O direito de asilo está previsto no art. 14 da DUDH, mas não é um direito reconhecido às pessoas que são vítimas de uma perseguição  legítima. Observe: 

    "1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.
    2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas".

    - afirmativa III: correta. Este direito está previsto no art. 13 da DUDH: 
    "1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
    2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio e a esse regressar".

    Considerando a sequencia das afirmativas (falsa, falsa e verdadeira), a resposta correta é a letra D.

    Gabarito: a resposta é a LETRA D.







  • Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este (APENAS o próprio país) regressar.

  • Maldade essa

  • Artigo 13° 1.Toda a pessoa tem o direito de livremente circular e escolher a sua residência no interior de um Estado. 2.Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país. 

  • Se liga!

    ✖ Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país. (Regresso ao seu país )

    ✖ Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    ✔ Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

  • será ao seu próprio país> A errada

  • Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países

    Toda pessoa tem o direito de buscar e receber asilo em território estrangeiro, em caso de perseguição por delitos políticos ou comuns conexos com delitos políticos, de acordo com a legislação de cada Estado e com as Convenções internacionais.

  • Olhe, geralmente, acho as questões dessa banca ridículas, mas essa é perfeita. Bem elaborada.