SóProvas


ID
2532568
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEJUS - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca do que trata a Lei 9.455/1997 em relação aos crimes de tortura.

Alternativas
Comentários
  • gab. D

     

    Art. 1º Constitui crime de tortura:

    I - constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental:

    a) com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa; TORTURA PROVA

    b) para provocar ação ou omissão de natureza criminosa; TORTURA PARA PRÁTICA DE CRIME

    c) em razão de discriminação racial ou religiosa;

    II - submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo. TORTURA CASTIGO

    Pena - reclusão, de dois a oito anos.

     

     

    a) O tipo legal de tortura aplica-se somente às condutas que causam lesões físicas, não enquadrando no tipo as moléstias mentais. ERRADO. Inclui tortura física e psicológica.

     b) O crime de tortura é imprescritível e insuscetível de graça ou anistia. ERRADO. é crime prescritível, os únicos crimes imprescritíveis no ordenamento jurídico brasileiro são o RACISMO (art. 5º, XLII, CF) e AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS (art. 5º, XLIV, CF). É insuscetível de graça ou anistia (§6º, art. 1º). 

     c) Se o crime de tortura for cometido por agente público, a pena será aplicada pela metade, acarretando ainda a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo prazo de 5 (cinco) anos. ERRADO. É causa de aumento de pena e a condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada (§5º, art.1º)

    § 4º Aumenta-se a pena de um sexto até um terço:

    I - se o crime é cometido por agente público;

    II – se o crime é cometido contra criança, gestante, portador de deficiência, adolescente ou maior de 60 (sessenta) anos; (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)

    III - se o crime é cometido mediante seqüestro.

     

     

     d) Submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo, constitui crime de tortura. CORRETO

     

     

  • Correta, D

    A - Errada - Existe a tortura física e a tortura psicológica, esta dispensa vestígios de ordem física.

    B - Errada - Não confundir:

    Constituição Federal de 88:

    Crimes inafiançaveis e imprescritiveis:


    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

    XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

    Crimes Inafiançaveis e insuscetíveis de graça ou anistia:

    XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

    Lembrando que o crime de Posse ou Porte ilegal de Arma de Fogo de Uso Restrito passou a ser Hediondo, também inafiançável.

    C - Errada - Muito pelo contrário, visto que a pena por crime de tortura praticado por Agente Público será aumentada de 1/6 a 1/3:

    Crime de Tortura > Pena - reclusão, de dois a oito anos > § 4º Aumenta-se a pena de um sexto até um terço: I - se o crime é cometido por agente público > § 5º A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

  • [GABARITO LETRA D]

     

    MACETE: 3T CH é sem graça

    - tortura

    - tráfico

    - terrorismo

    - Crimes Hediondos

  • HTTT - Insuscetíveis de Graça e Anistia / Inafiançáveis

    RAção - Imprescritíveis e inafiançáveis

  • Preto armado não prescreve nem paga fiança

  • Gab."D"

    pra quem achou que fosse "B"

    B) O crime de tortura é  ̶i̶m̶p̶r̶e̶s̶c̶r̶i̶t̶í̶v̶e̶l̶ (inafiançável) e insuscetível de graça ou anistia.

  • Como sou CESPIANO, fiquei com a doutrina deles na cabeça, pois não foi elucidado na questão qual era o tipo de tortura.

    Pois no crime de TORTURA em si diz: "Submeter alguém......com emprego de violência ou grave ameaça, a sofrimento fisico ou mental...bla bla bla bla..."

    E no caso da resposta "d)" remete-se a "INTENSO" sofrimento, o que me remeteu a tortura castigo (obviamente), logo fiquei confuso em assinalar como correto e estar errada (Fora que eu tinha esquecido que tortura é inafiançável e não imprescritível)

  • Correta, D

    A - Errada - Existe a tortura física e a tortura psicológica, esta dispensa vestígios de ordem física.

    B - Errada - Não confundir:

    Constituição Federal de 88:

    Crimes inafiançaveis e imprescritiveis:


    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

    XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

    Crimes Inafiançaveis e insuscetíveis de graça ou anistia:

    XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

    Lembrando que o crime de Posse ou Porte ilegal de Arma de Fogo de Uso Restrito passou a ser Hediondo, também inafiançável.

    C - Errada - Muito pelo contrário, visto que a pena por crime de tortura praticado por Agente Público será aumentada de 1/6 a 1/3:

    Crime de Tortura > Pena - reclusão, de dois a oito anos > § 4º Aumenta-se a pena de um sexto até um terço: I - se o crime é cometido por agente público > § 5º A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

  • O tema da questão é a Lei 9.455/1997, que trata dos crimes de tortura.


    Vamos ao exame de cada uma das proposições sobre o tema, para identificar qual está correta.


    A) ERRADA. O artigo 1º da Lei 9.455/1997 estabelece que o crime de tortura se constitui pelo ato de constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa, para provocar ação ou  omissão de natureza criminosa e em razão de discriminação racial ou religiosa. Constata-se, portanto, que as moléstias mentais também integram o tipo penal da tortura.


    B) ERRADA. O crime de tortura é insuscetível de graça e anistia, conforme estabelece o § 6º do artigo 1º da Lei 9.455/1997, que repete a determinação contida no artigo 5°, inciso XLIII, da Constituição da República. Contudo, o crime de tortura é prescritível. Em regra, todos os crimes são prescritíveis, sendo que as exceções estão previstas na Constituição da República (art. 5º, incisos XLII e XLIV).


    C) ERRADA. Conforme estabelece o § 4º, inciso I, do artigo 1º da Lei 9.455/1997, a pena aumenta-se de um sexto até um terço se o crime for cometido por agente público. Ademais o § 5º do mesmo dispositivo legal impõe a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.


    D) CERTA. É exatamente o que consta do inciso II do artigo 1º da Lei 9.455/1997. Trata-se da hipótese chamada pela doutrina de tortura-castigo, que somente pode ser praticado por quem possui autoridade, guarda ou vigilância sobre a vítima, classificando-se, por isso, como crime próprio.


    GABARITO: Letra D


  • Constitui tortura :

    Submeter alguém a intenso sofrimento físico ou mental com o objetivo de obter declaração, confissão ou prova/ ação ou omissão de Natureza criminosa/ descriminação religiosa ou racial .

    Submeter alguém a sofrimento física ou mental que esteja sub sua guarda,poder ou custódia como forma de aplicar castigo,constranger ou intimidar.

    Exemplos:

    Baba que bate na criança para puní-lo;

    Polícia que expõe detento a curiosidade pública,mediante intimação.

    Pai que tortura filho para corrigir conduta .

    há apenas uma pena de detenção para os crimes de tortura que seja tortura omisiva detenção de 1 a 4 anos.

    tortura simples reclusão de 2 a 8 anos.

    tortura que resulta em lesão corporal de natureza grave ou gravíssima reclusão de 4 a 10 anos.

    Tortura que resolva em morte reclusão de 8 a 16 anos.

    aumenta a pena de metade se praticada por agente público .

    causas de aumento de pena,aumenta- se de 1/6 a 1/3 se o crime é cometido contra: DICA GAS

    D deficiente;

    I idoso;

    C criança;

    A adolecente;

    G gravida;

    A agentes públicos da

    S Segurança.

  • obs . tortura prescrevi .

    DEUS É CONTIGO .

  • a) INCORRETA. O tipo legal de tortura aplica-se tanto às condutas que causam lesões físicas (sofrimento físico), as que causam moléstias mentais (sofrimento mental).

    Art. 1º Constitui crime de tortura: I - constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental: (...)

    b) INCORRETA. O crime de tortura é INAFIANÇÁVEL e insuscetível de graça ou anistia:

    Art. 5º (...) XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

    c) INCORRETA. Se o crime de tortura for cometido por agente público, a pena será AUMENTADA de 1/6 a 1/3, acarretando ainda a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada:

    Art. 1º (...) § 4º Aumenta-se a pena de um sexto até um terço:

    I - se o crime é cometido por agente público;

    (...) § 5º A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

    d) CORRETA. A alternativa descreveu o crime de tortura-castigo. Confere aí:

    Art. 1º Constitui crime de tortura: II - submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

    Resposta: D

  • Não tem graça ou anistia (e inafiançáveis): 3TH

    -Tráfico

    -Tortura

    -Terrorismo

    -Hediondos

    Crimes imprescritíveis (e inafiançáveis): RA-ÇÃO

    -Racismo

    -Ação de grupos armados

  • Não tem graça ou anistia (e inafiançáveis):

    3TH

    -Tráfico

    -Tortura

    -Terrorismo

    -Hediondos

    Crimes imprescritíveis (e inafiançáveis):

    RA-ÇÃO

    -Racismo

    -Ação de grupos armados

    PPMG! Força & Honra!

  • C) ERRADA. Conforme estabelece o § 4º, inciso I, do artigo 1º da Lei 9.455/1997, a pena aumenta-se de um sexto até um terço se o crime for cometido por agente público. Ademais o § 5º do mesmo dispositivo legal impõe a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

  • GABARITO - D

    A ) O tipo legal de tortura aplica-se somente às condutas que causam lesões físicas, não enquadrando no tipo as moléstias mentais.

    (ERRADO)

    Não somente o sofrimento físico, mas o mental.

    Art. 1º Constitui crime de tortura:

    I - constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental:

    ____________

    B) O crime de tortura é imprescritível e insuscetível de graça ou anistia.(ERRADO)

    O crime de tortura é inafiançável e insucetivel

    _______________

    C) Se o crime de tortura for cometido por agente público, a pena será aplicada pela metade, acarretando ainda a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo prazo de 5 (cinco) anos

    (ERRADO)

    Dobro do prazo da pena aplicada.

    Na tortura vc leva um sexto e reza um terço.

    DICAGAS

    Deficiente

    Idoso = +60 anos

    Criança

    Adolescente

    Gestante

     Agente público

    __________________

    D ) Art. 1, II - submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

    Pena - reclusão, de dois a oito anos.

  • AOCP nessa época não cobrava pena, chega ser estranho kkkkkkkkk

  • A - O tipo legal de tortura aplica-se somente às condutas que causam lesões físicas, não enquadrando no tipo as moléstias mentais.

    Errado, o crime de Tortura é: Art. 1º Constitui crime de tortura:

    II - submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B - O crime de tortura é imprescritível e insuscetível de graça ou anistia.

    Errado, Crime de Tortura é: Inafiançável e Insuscetíveis de graça ou anistia

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    C - Se o crime de tortura for cometido por agente público, a pena será aplicada pela metade, acarretando ainda a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo prazo de 5 (cinco) anos.

    Errado: Lei Torturaperda automática do cargo, função ou emprego público + interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

    Causas de Aumento de Pena (inciso 4°)

    Inciso 4° Aumenta-se a pena de um sexto até um terço:

    I-            Se o crime é cometido por agente público;

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D- Submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo, constitui crime de tortura.

    Questão certa

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    → Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link:

    https://abre.ai/d3vf

    → Estude 13 mapas mentais por dia.

    → Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido quase 4000 questões.

    Fiz esse procedimento em 2021 e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!