SóProvas


ID
2532907
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O tipo de estoque que corresponde a todos os itens que já foram despachados de uma unidade para outra, normalmente da mesma empresa, e que ainda não chegaram ao seu destino final, é:

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra C

     

    Estoque de produtos acabados

    O estoque de produtos acabados corresponde aos produtos finalizados e prontos para serem enviados ao destinatário.

     

    Estoque de materiais em processamento

    O estoque de materiais em processamento refere-se àqueles materiais que estão parcialmente acabados em algum estágio intermediário da fabricação.

     

    Estoque Consignado

     O estoque consignado é aquele que é mantido por terceiros, como distribuidores, clientes, entre outros. A guarda é estipulada por meio de acordo, mas a propriedade dos itens continua sendo do fabricante do produto.

     

    https://www.mandae.com.br/blog/tipos-de-estoque-qual-e-o-melhor-para-a-sua-empresa/

    http://universidadeestoque.com.br/blog/index.php/classificacao-de-materiais-o-que-preciso-saber/

  • estoque em trânsito" se refere ao material em movimento entre duas ou mais localidades, que geralmente encontram-se geograficamente separadas. São exemplos produtos acabados sendo expedidos de uma fábrica para um centro de distribuição

  • Classificação dos estoques


    Estoques de Matérias-Primas (MPs) - Os estoques de MPs constituem os insumos e materiais básicos que ingressam no processo produtivo da empresa. São itens iniciais para a produção.


    Estoques de Produtos em Elaboração ou Processamento - Os estoques de materiais em processamento - também denominados materiais em vias - são constituídos de materiais que estão sendo processados ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa. Não estão nem no almoxarifado - por não serem mais MPs iniciais - nem no depósito - por ainda não serem produtos acabados.


    Estoques de Produtos Acabados - Referem-se aos produtos já prontos e acabados, cujo processamento foi completado inteiramente. Constituem o estágio final do processo produtivo e já passaram por todas as fases.


    Estoque em Trânsito -  São os estoques que estão em trânsito entre o ponto de estocagem ou de produção. Quanto maior a distância e menor a velocidade de deslocamento, maior será a quantidade de estoque em trânsito. Exemplo: produtos acabados sendo expedidos de uma fábrica para um centro de distribuição.


    Estoques em Consignação - Estoque de produtos com um cliente externo que ainda é propriedade do fornecedor. O pagamento por estes produtos só é feito quando eles são utilizados pelo cliente.
     

  • C).

     

    Estoque de canal

    Também conhecido por alguns como estoque de trânsito, esse tipo de estoque é aquele em que os produtos estão no percurso entre o fabricante e o revendedor.

  • A) ERRADA!

    Estoque de Itens produzidos mas ainda não vendidos


    B) ERRADA!

    - Estoque de Produtos Parcialmente acabados

    - Em estágio Intermediário de produção

    - Já foi processado, mais adquirirá outras características no fim do processo


    C) CORRETA!

    Pedidos que foram colocados, mas ainda não foram recebidos


    D) ERRADA!

    Estoque em posse de clientes, distribuidores, agentes e etc, cuja propriedade continua sendo do fabricante por acordo entre eles

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de estoques. No caso em tela, deverá ser marcada a alternativa que apresenta o tipo de estoque que corresponde a todos os itens que já foram despachados de uma unidade para outra, normalmente da mesma empresa, e que ainda não chegaram ao seu destino final.

    Para responder esta questão, recorrei à lição de Petrônio Martins e Renato Campos (2009, P. 170). De acordo com esses autores, "os estoques constituem parcela considerável dos ativos da empresa, eles recebem um tratamento contábil minucioso. São classificados, principalmente para efeitos contábeis, em cinco grandes categorias."

    Os grandes grupos mencionados por Martins e Alt, são:

    • Estoques materiais
    • Estoques de produtos em processos
    • Estoque de produtos acabados
    • Estoque em trânsito
    • Estoque em consignação

    Agora vejamos mais detalhes sobre cada tipo de estoque

    • Estoque de materiais: compõe-se por todos os itens usados no processo produtivo, isto é, no processo de transformação em produtos acabados.
    • Estoque de produtos em processo: corresponde ao estoque em que todos os itens já fazem parte do sistema produtivo, mas ainda não dão produtos acabados. São aqueles que começaram a sofrer alterações.
    • Estoque de produtos acabados: é composto por itens que já estão no ponto de entrega aos consumidores finais.
    • Estoque em trânsito: corresponde aos itens que já despachados de uma unidade fabril para outra, no geral da mesma empresa, e que ainda não chegaram no seu destino final.
    • Estoque em consignação: são os materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor até que sejam vendidos. Caso contrário, são devolvidos sem ônus.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.