SóProvas


ID
2532994
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - explicita que a Unesco instituiu a Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, que veio a produzir um relatório no qual a educação é concebida a partir de princípios que constituem os quatro pilares da educação. Considerando estes pilares e correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • D ⇒ Aprender a conhecer significa a aquisição de um vasto repertório de saberes, o aumento de conte- údos na escola implica no aumento das capacidades cognitivas: atenção, memória e o pensamento mais complexo (comparação, análise, argumentação, avaliação, crítica).

    Alternativa é incorreta - Conforme o documento em pauta p.55, “Aprender a conhecer significa não tanto a aquisição de um vasto repertório de saberes, mas o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento. Supõe aprender a aprender, exercitando os processos e habilidades cognitivas: atenção, memória e o pensamento mais complexo - comparação, análise, argumentação.

  • d) Aprender a conhecer significa a aquisição de um vasto repertório de saberes, o aumento de conteúdos na escola implica no aumento das capacidades cognitivas: atenção, memória e o pensamento mais complexo (comparação, análise, argumentação, avaliação, crítica).

  • pq a letra b, não seria a correta ? por causa da não qualificação profissional ?

  • GAB. LETRA D.

    A questão fala de "aumento de conteúdos" nem pensar! O saber conhecer e conhecimento interpessoal que vai sendo construído no amadurecimento cognitivo.

  • Thiago Natanael, a questão pede a incorreta.

  • a) Aprender a ser significa contribuir para o desenvolvimento total da pessoa: espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, capacidade para se comunicar, espiritualidade. Significa também a pessoa aprender a elaborar pensamentos autônomos e críticos e formular seus próprios juízos de valor, não negligenciando nenhuma de suas potencialidades individuais

     

    Em Aprender a ser, A educação deve estar comprometida com o desenvolvimento total da pessoa. Aprender a ser supõe a preparação do indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida.(PCNEM, 2000).
     

    b)  Aprender a fazer exprime a aquisição não somente de uma qualificação profissional, mas de competências que tornem a pessoa apta a enfrentar variadas situações e trabalhar em equipe. Aprender a fazer envolve, assim, o âmbito das diferentes experiências sociais e de trabalho.

     

    Aprender a fazer, a fim de adquirir não só uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais abrangente, a competência que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Além disso, aprender a fazer no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho. Fonte: Educação: Um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO  da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (Desatques); 2010.

     

    c) Aprender a conviver diz respeito a direção da descoberta progressiva do outro e da interdependência, além da participação em projetos comuns. 

     

    Aprender a conviver, desenvolvendo a compreensão do outro e a percep­ção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-­se, para gerenciar conflitos. Fonte: Educação: Um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO  da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (Desatques); 2010.

     

    d) Aprender a conhecer significa a aquisição de um vasto repertório de saberes, o aumento de conteúdos na escola implica no aumento das capacidades cognitivas: atenção, memória e o pensamento mais complexo (comparação, análise, argumentação, avaliação, crítica).

     

    Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente ampla, com a possibilidade de estudar, em profundidade, um número reduzido de assuntos, ou seja: aprender a aprender, para beneficiar­-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida. Fonte: Educação: Um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO  da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (Desatques); 2010.