SóProvas


ID
2533582
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS), proposto em 1982, para avaliar sistemas instrucionais e reapresentado com a finalidade de realizar a avaliação de TD&E (Borges-Andrade, 2006) inclui quatro componentes “internos” ou relativos ao sistema de TD&E: insumos, procedimentos, processos e resultados. Também abarca quatro componentes “externos” ou concernentes ao contexto ou ambiente organizacional: necessidades, suporte, disseminação e efeitos a longo prazo. Neste modelo,

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Em breve detalhamento, insumo compreende fatores físicos e sociais e estados de comportamento relacionados ao público que fará parte do treinamento. Segundo Inocente (2006), essa visão do input, que trata de componentes anteriores ao evento do treinamento, influencia os demais resultados do processo de treinamento.

    Os procedimentos compreendem as estratégias didáticas utilizadas na realização do treinamento. Incluem-se nesse aspecto procedimentos operacionais do treinamento, como o planejamento da ação e a atuação do instrutor.

    O processo abrange ocorrências significativas resultantes dos procedimentos adotados no treinamento, relacionando-se com características comportamentais do treinando durante o treinamento. Nesse aspecto, devem ser observados itens como motivação do participante, nível de dedicação e estudo, e mesmo resultados obtidos em testes, compreendendo, assim, aspectos do aprendizado do participante

    No tocante aos resultados, examinam-se as habilidades ou atitudes desenvolvidas em razão do treinamento. O exame desse aspecto deve ocorrer após a realização do evento, e é preciso verificar que os comportamentos observados sejam compatíveis com os objetivos definidos no planejamento do treinamento.

    O aspecto ambiente do modelo de Borges-Andrade (1982) diz respeito ao contexto organizacional em que se insere o treinando antes e depois do treinamento. Na visão do autor, o ambiente é composto das necessidades que motivaram o treinamento, do apoio que se tem para que o treinando desenvolva uma boa relação de ensino-aprendizagem, da forma como se deu a disseminação da oportunidade do treinamento e, por fim, como se verificam os resultados de longo prazo do programa, ou seja, as consequências verificáveis do treinamento após um determinado período de tempo.

    O modelo de avaliação de Borges-Andrade (1982) revela um importante elemento de acréscimo aos Modelos de Kirkpatrick (1993) e Hamblin (1978), que é o fato de considerar na avaliação do treinamento, não apenas o alcance dos objetivos propostos, mas também o contexto em que se inserem os treinandos, antes e depois do treinamento. Mais tarde, esses elementos, chamados preditores e de suporte para a transferência, foram estudados separadamente pelo autor em parceria com outros pesquisadores.

  • GABARITO B

    Insumos se refere aos fatores físicos e sociais e aos estados comportamentais e cognitivos, anteriores à instrução, que podem afetá -lo ou os seus resultados.

    Procedimentos destaca as operações necessárias para facilitar ou produzir os resultados instrucionais ou a aprendizagem. Essas informações possibilitam a identificação das características de ensino relevantes em TD&E

    Processos se refere ao que acontece a aspectos significantes do comportamento do aprendiz, à medida que os procedimentos são implementados.

    Resultados descreve o que é produzido pelos eventos ou programas de TD&E.

    Ambiente se refere a todas as condições, atividades e eventos na sociedade, na comunidade, na organização ou na escola.

    Necessidades se refere às lacunas importantes entre desempenhos esperados e realizados e à definição de prioridades para diminuí-las.

    Fonte: http://srvd.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra/legado/A/ABBAD_Gardencia_da_Silva/Medidas_Avaliacao_Treinam_Desenv_Educ/Liberado/cap_01.pdf

  •                                                                                 Modelo MAIS

    4 Aspéctos INTERNOS

    - insumos: fatores físicos e sociais e os estados comportamentais e cognitivos;

    - procedimentos: operações necessárias para facilitar ou produzir os resultados. EXTERNO AO INDIVíDUO

    - processos: ocorrências significativas resultantes dos procedimentos. INTERNO AO INDIvíduo

    - resultados: habilidades ou atitudes desenvolvidas 

    4 Aspéctos EXTERNOS

    - necessidade:  lacunas importantes de desempenho

    - suporte:  apoio que se tem para que o treinando desenvolva uma boa relação de ensino-aprendizagem

    - disseminação:  forma como se deu a divulgação da oportunidade do treinamento

    - efeitos a longo prazo:  as consequências verificáveis