SóProvas


ID
2533609
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Teoria do Poder Organizacional formulada por Mintzberg (1983) concebe que o comportamento organizacional pode ser explicado por meio da dinâmica de seus jogos de poder, da intensidade da utilização de suas bases e dos sistemas de influência. Em relação às bases do poder descritas pelo autor,

Alternativas
Comentários
  • As organizações podem ser vistas como ambientes permeados por relações de poder e dependência entre indivíduos e grupos. No ambiente organizacional, o poder representa uma força mobilizadora capaz de afetar os resultados. O poder, nas organizações, advém de algumas bases. Segundo Mintzberg (1983, apud Zanelli, 2009) existem cinco categorias de bases de poder.

    A primeira é o controle de recursos como dinheiro, material, tecnologia, pessoal, apoio de clientes e fornecedores, entre outros. Os recursos são transformados em bases de poder quando o influenciador passa a controlá-los.

     

    A segunda base de poder é a competência ou habilidade técnica. Quem as detém são os especialistas, pessoas que fazem trabalho complexo para os quais são necessários treinamentos especiais e conhecimentos específicos. Em decorrência dessa diferenciação, os especialistas possuem maior autonomia e seu trabalho independe da distribuição do poder formal. Os especialistas serão tanto mais poderosos quanto mais críticas forem as suas especialidades para a organização, mais escassas no mercado de trabalho e mais difíceis de serem substituídas.

     

    Controlar um corpo de conhecimento importante para a organização é a terceira base de poder. Devido à quantidade de informações que circula na organização, é bastante difícil que todas elas cheguem a todos os membros. Os indivíduos que acessam essa base de poder podem influenciar comportamentos utilizando o conjunto de informações que os outros membros não têm acesso.

    A quarta base de poder são as prerrogativas legais, que consiste nos direitos da organização decorrentes de leis que regulam a vida em sociedade. A legislação seria um forte influenciador externo, mas, internamente, o poder por prerrogativas legais se concentra nos detentores de poder formal, que são os influenciadores autorizados pelo sistema a tomar decisões.

     

    A quinta base é a consequência do acesso a indivíduos poderosos, que controlam outras bases de poder na organização. Para isso, o indivíduo influenciador utiliza suas habilidades políticas.

    Mintzberg (1983, apud Zanelli, 2009) deixa claro que para exercer o poder, um influenciador precisa: controlar uma base de poder, investir energia pessoal e agir de maneira politicamente hábil quando necessário.

  • Teoria do Poder Organizacional de Mintzberg:

    ·        Explica as dimensões do poder nas organizações.

    ·        Comportamento organizacional é um jogo.

    ·        Os ELEMENTOS BÁSICOS DO PODER são os jogadores ou influenciadores que tentam controlar as ações organizacionais.

    ·        Os influenciadores podem ser da organização ou não e tentam direcionar seus resultados.

    ·        Usam meios e sistemas de influência (autoridade, ideologia, perícia e política).

    ·        Para entender a dinâmica organizacional é necessário identificar os influenciadores e suas necessidades.

    ·        O influenciador precisa saber controlar recursos, ter habilidade técnica, ter conhecimento de interesse da organização, ter acesso aos poderosos.

    ·        Mintzberg define o poder como a capacidade de afetar resultados organizacionais.

    O influenciador é poderoso na medida que usa de forma eficaz as bases do poder.

    1.     Controle de recursos (insumos, apoio, dinheiro,tecnologia, materiais, etc).

    2.     Competência ou habilidade técnica (especialista).

    3.     Conhecimentos de interesse da organização (advêm da circulação de informação).

    4.     Prerrogativa (benefício, direito) legal.

    5.     Acesso aos poderosos (aqueles que controlam bases de poder na organização através de ligações formais e informais). 

    Fonte: h ttps :// blogdabarbara.wordpress . com/2008/07/21/comportamento-organizacional-poder

    (juntar os espaços)

    Bons estudos! :)