-
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe[1], é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.
-
DIAGRAMA DE ISHIKAWA (Kaoru Ishikawa 1943)
Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica utilizada pelo setor administrativo para o gerenciamento e o controle de qualidade em diversos processos. Em suma, serve para ajudar a refletir sobre as causas e efeitos de determinado problema e como preveni-lo.
Também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha-de-peixe ou Diagrama 6M, este esquema foi originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, no ano de 1943, e foi aperfeiçoado nos anos seguintes.
Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes (6 Ms): método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente. Esse sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, assim como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.
https://www.significados.com.br/diagrama-de-ishikawa/
Guarde todas as experiências que você conseguir viver: as boas para sorrir, as ruins para aprender.
-
Diagrama de Pareto
- foca nos aspectos que mais impactam o negócio;
- objetivo: descobrir ou apresentar a importância relativa de dados ou variáveis;
- 80% do problemas são causados por 20% dos eventos causadores
Diagrama de Ishikawa
- "espinha de peixe"
- Possibilita entender um processo ou um problemas, estruturando as causas prováveis de um problema;
- Finalidade: representar graficamente os relacionamentos entre um efeito (problema) e sua causa potencial.
Diagrama de Dispersão/ Correlação
- possibilita analisar a correlação entre duas variáveis.
-
Falou em Ishikawa = causas e efeitos
Falou em Pareto = frequência ou proporção
-
Gabarito A
Ishikawa ► Causa e efeito ► Espinha de peixe
Pareto ► 80/20
-
Processo de identificação das possíveis causas de um problema é o Diagrama de Ishikawa, com caracteristicas:
- Análise de dispersão no processo;
- Utilizada após aplicação da análise de pareto;
- Identificação das causas raízes.
-
Causas de um problema = Diagrama de Ishikawa.
-
O diagrama de Ishikawa, também conhecido como Gráfico Espinha de Peixe ( diagrama de causa e efeito, método 4M ou 6M, é uma ferramenta muito útil para que se possam visualizar fisfhbone) as várias causas que levam a um efeito , de maneira hierárquica, em função dos grupos de causas estabelecidos previamente ou observados durante o processo de classificação.
A Análise de Pareto, ou Diagrama de Pareto, é uma técnica que permite a análise dos eventos e elementos mais frequentes em uma distribuição, permitindo uma rápida compreensão do que é mais importante e, por isso, é muito utilizada para estabelecimento de prioridades.
-
Para que a questão seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos acerca das ferramentas da qualidade. A alternativa a ser marcada deve apresentar a ferramenta que auxilia no processo de identificação das possíveis causas de um problema. Vamos lá.
A - correta. O diagrama de Ishikawa, também conhecido como gráfico espinha de peixe, representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema, apoiando assim o processo de tomada de decisão.
É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causas. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas:
- Mão de obra; Métodos; Máquina; Material; Meio Ambiente e Medida.
B - incorreta. O Diagrama de Dispersão/de correlação, uma das sete ferramentas da qualidade, pode indicar, uma correlação entre duas variáveis, estudando a correspondência entre elas. Tem o objetivo de mostrar a alteração sofrida por uma variável quando outra se altera ou modifica
C - incorreta. Diagrama de Pareto é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância.
Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentra a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados.
D - incorreta. O diagrama de processos, ou fluxograma, representa a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica do processo.
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.