SóProvas


ID
2534107
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Dentre as competências do Poder Legislativo insere-se a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Apesar das CPIs possuírem competências investigatórias semelhantes às do Poder Judiciário, elas não possuem poderes para determinar medidas cautelares de ordem penal ou civil e se insere no âmbito das funções típicas do Poder Legislativo, relativamente às funções fiscalizadoras e de Controle Externo.

    B) Apesar de funcionaresm por prazo certo, as CPIs têm capacidade investigatória e âmbito de atuação limitado ao fato que ensejou sua criação.

    C) Errado, as CPIs não substituem poderes investigatórios do Poder Judiciário

    D) CERTO: CF Art. 58 § 3º As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores

    E) Tanto a função legiferante, como a função fiscalizatória do Poder legislativo consubstanciam em funções típicas desse poder

    bons estudos

  • A CPI tem a função, de apurar fatos certos em prazo previamente estipulado, e é de acentuada importância para o Estado Democrático, na medida em que compõe uma das funções típicas do Poder Legislativo, qual seja, a de vigilância e controle dos negócios públicos, com vistas a coibir eventuais atos indecentes, criminosos, marcados pela incompetência e desonestidade, que tanto comprometem a boa e hábil gestão do Estado.

     

    --> A partir da utilização do princípio da unidade, as CPis possuirão os poderes instrutórios rotineiros dos magistrados, salvo aqueles que se submetem à esfra única de decisão dos juízes, tais como:

    (1) A cláusula de reserva de jurisdição
    (2) Os direitos fundamentais
    (3) Separação de Poderes
    (4) O pacto fderativo

     

    --> São extensos, mas não ilimitados, os poderes que as Comissões Parlamentares possuem, dentre eles:

    (1) A busca e a apreensão não domiciliar
    (2) A quebra de sigilos: bancário, fscal e de dados (inclusive os telefônicos)
    (3) Requisição de diligências
    (4) Oitiva de indiciados, testemunhas e autoridades
     

    Manual de Direito Consitucional - Nathalia Masson - 4ª Edição - Pg. 420 a ...

  • Apenas o fato da questão trazer nas assertivas A e E a CPI como função atípica é suficiente para descartá-las. CPI não tem âmbito de atuação ilimitado, foi-se a B. CPI não possui equivalência ao Poder Judiciário, foi-se a C. Nos resta a assertiva D como correta. Espero ter ajudado!

  • "De acordo com as definições normativas, pode-se afirmar que as CPIs são comissões temporárias, destinadas a investigar fato certo e determinado .Entendemos que esse papel desempenhado de fiscalização e controle da Administração é verdadeira função típica do Poder Legislativo".

    (LENZA, pág. 563, 2017).

  • O exercício da função fiscalizatória da CPI é TÍPICA.

  • GABARITO LETRA D

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

    ARTIGO 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação.

    § 3º As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.