SóProvas


ID
253441
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Atenção: As questões de números 26 a 36 referem-se à Lei
no 8.112 de 11/12/1990.

No que diz respeito aos direitos do servidor público e à acumulação de cargos, analise:

I. O servidor em débito com o erário que for exonerado, demitido, ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá um prazo legal para quitar o débito.

II. Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, o servidor será notificado para apresentar opção dentro de um prazo legal.

Esses prazos legais são, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

            Parágrafo único.  A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)



     

    Art. 133.  Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases:(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
     
     
     
     
            I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração; (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
     
            II - instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório; (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
     
            III - julgamento. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
  • Dívida ativa é "todo crédito a receber, proveniente de impostos, diretos ou indiretos, que, pertencendo a um exercício financeiro não tenha entrado no tempo oportuno nos cofres públicos". Uma das finalidades da inscrição em dívida ativa é proporcionar o fechamento das contas públicas, de modo que, no ano seguinte, os valores não recebidos pelo Estado estarão registrados como dívida ativa no exercício financeiro anterior. Quando a pessoa tiver débitos incluídos em dívida ativa, sofrerá algumas sanções como o impedimento de obter certidões negativas e de participar em licitações e concursos públicos. (Francisco Diniz)
  • Há um artigo um pouco parecido com o 47, senão vejamos:

    Art. 46: As reposições e indenizações ao erário, atualizadas até 30 de junho de 1994, serão previamente comunicadas ao servidor ativo, aposentado ou ao pensionista, para pagamento no prazo máximo de trinta dias, podendo ser parceladas, a pedido do interessado.

    :)
  • 10 dias improrrogáveis matou a questão.

    gabarito letra C

  • Quando um servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ele SEsSENTA  e pensa numa maneira de quitar o débito. (prazo: 60 dias).

    O prazo será de DEZ dias (improrrogável) para apresentar a opção, no caso de ocorrer essa safaDEZa (acúmulo ilegal de cargos)!!

    Vale tudo pra passar!!

    Bons Estudos!!

  • Após sangrar no treino errando cada uma dessas alternativas (I e II), nem suo nessas questões.

     

    C

    ótimos estudos

  • LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990


    Art. 46.  As reposições e indenizações ao erário, atualizadas até 30 de junho de 1994, serão previamente comunicadas ao servidor ativo, aposentado ou ao pensionista, para pagamento, no prazo máximo de trinta dias, podendo ser parceladas, a pedido do interessado.  


    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.