SóProvas


ID
253462
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Atenção: As questões de números 26 a 36 referem-se à Lei
no 8.112 de 11/12/1990.

Polifemo, servidor público federal, encontrava-se em disponibilidade. Ao retornar à atividade foi aproveitado em outro cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado. Porém, Polifemo não entrou em exercício no prazo legal, e não era portador de doença comprovada por junta médica oficial. Nesse caso,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Art. 32.  Será tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o servidor não entrar em exercício no prazo legal, salvo doença comprovada por junta médica oficial.
  • Polifemo não será exonerado pois não tem cargo !

    Prazo legal para entrar em exercício é de 15 dias !
  • Correta a alternativa A


    Será tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o servidor não entrar em exercício no prazo legal, não especificado na Lei 8112/1990.

    Em princípio, esse prazo seria de 15 dias, por analogia com o disposto no artigo 15, § 1º, da mesma lei. Observe-se que a cassação da disponibilidade é penalidade administrativa, punição, equivalente à demissão, nos termos do art. 127, IV, da Lei 8112 (lembrem-se, no caso de o empossado não entrar em exercício ele é apenas exonerado, sem nenhum caráter de penalidade disciplinar, conforme o art. 15, § 2º, da lei).

    Bons estudos!
  • Um pouco de cultura pra relaxar... 
    Polifemo
    , na mitologia graga, era um ciclope, filho de Posídon e da ninfa Teosa, vivia uma existência solitária em uma caverna próxima à Sicília, cuidando de ovelhas.
    Sua vida é interrompida quando Odisseu (Ulisses) e seus homens desembarcam na terra dos ciclopes procurando comida durante a viagem de Tróia de volta para casa. Odisseu e os seus companheiros entraram no antro de Polifermo procurando comida e bebidas, não sabendo que se tratava do local onde o ciclope dormia e guardava as suas ovelhas.

    Quando Polifemo regressa, fecha a caverna com uma rocha enorme, aprisionando os marinheiros. Ofegantes, frente a figura do gigante de um olho só no meio da testa, eles revelam sua presença. O cíclope agarra dois homens e os devora. Depois de bloquear a entrada da caverna com uma pedra enorme, Polifemo continua devorando dois homens de cada vez.

    Odisseu então arranja um plano para todos escaparem e oferece vinho a Polifemo, que pergunta quem lhe oferece a bebida, ao que Odisseu responde: "foi Ninguém".
    Quando Polifemo adormece devido à bebida, Odisseu e seus homens afiam uma vara e a espetam no olho do cíclope, cegando-o.
    No dia seguinte, Polifemo abre a caverna para deixar sair as ovelhas, verificando com o tacto se são realmente ovelhas ou os prisioneiros. Porém estes escondem-se, segurando-se por baixo das ovelhas, conseguindo escapar. Polifemo, ao aperceber-se da fuga, grita que "Ninguém tinha-o cegado" aos seus companheiros ciclopes, mas estes ignoram-no.

    Já em seu navio Odisseu zomba de Polifemo e revela seu nome (grita que não tinha sido "Ninguém" a feri-lo, mas sim Odisseu). Polifemo, furioso, atira grandes rochas ao acaso para o mar, que quase atingem a embarcação.
    O cíclope pede a seu pai Posêidon que se vingue de Odisseu, amaldiçoando os gregos. Posêidon atende, atormentando Odisseu durante o resto da viagem.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polifemo
    Bons estudos!

  • Já vi muitos comentários "criativos" por aqui, mas esse bateu todos.
    Com relação à pergunta, o servidor perde a disponibilidade (o $$ que recebe) mas continua podendo ser aproveitado em outro órgão? 
  • POIS É... ELE TERÁ O PRAZO DE 10 A 30 DIAS PARA TOMAR POSSE DO CARGO... AGORA CASO ELE NÃO APAREÇA A ADM CASSA A DISPONIBILIDADE DELE OU SEJA, DEIXA SEM REMUNERAÇÃO... AGORA SIM, QUERO VER ELE NÃO APARECER KKKKK....


    GABARITO ''A''

  • Com isso, então, ele deixa de ser servidor da ADM???


    É a mesma relação com a posse advinda da nomeação.

  • Conforme história da mitologia que nosso colega contou, polifemo não compareceu para entrar em exercicio porque não achou o caminho, foi cegado por odisseu.  Acho que na lei da mitologia sua disponibilidade nao seria cassada. Kkkkk

  • GAB A 

    Será tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o servidor não entrar em exercício no prazo legal, salvo doença comprovada por junta médica oficial.