SóProvas


ID
2535304
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As ideias iluministas começaram a circular no Brasil na segunda metade do século XVIII. Elas refletiram-se em vários campos da atividade e do conhecimento humano. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta um filósofo deste período, cujo pensamento incentivou, de forma relevante, a Inconfidência Mineira.

Alternativas
Comentários
  • A Era da Iluminação foi precedida e estreitamente associada à Revolução Científica.[11] Filósofos anteriores cujo trabalho influenciaram o Iluminismo incluíram Francis Bacon, René Descartes, John Locke e Baruch Spinoza.[12] As principais figuras do Iluminismo incluíram Cesare Beccaria, Voltaire, Denis Diderot, Jean-Jacques Rousseau, David Hume, Adam Smith e Immanuel Kant. Alguns governantes europeus, incluindo Catarina II da Rússia, José II da Áustria e Frederico II da Prússia, tentaram aplicar o pensamento iluminista sobre a tolerância religiosa e a política, o que se tornou conhecido como "absolutismo esclarecido".[13] Benjamin Franklin visitou a Europa repetidamente e contribuiu ativamente para os debates científicos e políticos e trouxe as novas ideias de volta à Filadélfia. Thomas Jefferson seguiu de perto as ideias europeias e depois incorporou alguns dos ideais do Iluminismo na Declaração da Independência dos Estados Unidos (1776). Um de seus pares, James Madison, incorporou esses ideais na Constituição dos Estados Unidos durante a sua concepção em 1787

    C

  • GABARITO OFICIAL: A

    Adam Smith esteve mais relacionado às questões econômicas, não chegou a influenciar tanto o Brasil. Já o Rousseau esteve mais no âmbito político.

    François também esteve mais no âmbito econômico, representante do Fisiocracismo e Nicolau Maquiavel é um teórico do Absolutismo.

  • Iluminismo é sinônimo de revolução no campo das ideais, isso é o mais importante a se lembrar. Dito isso, basta agora compreender o contexto: Séc XVIII foi a principal época das independências e rompimento com os ideais do chamado "Antigo Regime" (abslutismo monárquico), com os mais diversos acontecimentos no mundo todo, pensadores que "saíram da caixa" se destacaram. Nas alternativas, pode-se confundir e ter dúvidas com dois personagens, Adam Smith e Rousseau. Ambos pensadores iluministas, mas no âmbito político a ideia do "contrato social" de Jean-Jacques Rousseau foi muito mais influente.

  •  

    Gabarito (A)

    PRINCIPAIS FILÓSOFOS ILUMINISTAS (LIBERAIS)  

    → John Locke: ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; defendia o direito à rebelião dos povos oprimidos.

     

    Voltaire: ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa.  

     

    → Jean-Jacques Rousseau: ele defendia a ideia de um estado democrático que garanta igualdade para todos. Sua principal obra é o “Contrato social”. 

     

    → Montesquieu: ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário em sua obra “O Espírito das Leis”. Para ele o poder concentrado na mão do rei leva a tirania, então o Estado deveria dividi-lo em poder executivo (executa as leis, o governo), legislativo (cria as leis, o congresso) e judiciário (que julga e fiscaliza os poderes). 

    PENSADORES ECONOMISTAS 

    François de Quesnay: eram contra a intervenção do Estado e contra a acumulação de metais preciosos e regulamentações do mercantilismo. Para eles terra era a fonte de toda a riqueza, por isso sua importância fundamental. Deveria haver um imposto único pago pelos proprietários da terra livrando de tributos o restante da sociedade. 

    Adam Smith: defendia o “laissez faire laissez passer” (deixa fazer...deixa passar...), os princípios o liberalismo, ou seja, a intervenção mínima do Estado na economia. Defendia a livre concorrência, a livre iniciativa e o livre mercado. Sua teoria baseia-se no princípio de que os homens atrás de seus desejos mais individuais e egoístas, contribuem mais para o coletivo, com a geração de riquezas.

    FOCO E PERSEVERANÇA!!

    Bons estudos!!

     

     

      

  • Jean-Jacques Rousseau

    PARA ELE A SIMPLICIDADE E A COMUNHAO ENTRE OS HOMENS DEVERIA SER VALORIZADA COMO ITEM ESSENCIAL NA CRIAÇAO DE UMA SOCIEDADE JUSTA. OU SEJA.

  • #boraprep

  • Rousseau foi o principal influenciador da inconfidência mineira.
  • Questão um pouco polêmica, visto que a inconfidência mineira tinha um ideal muito mais relacionado com John Locke, defendendo entre outras coisas a escravidão e uma defesa muito grande da burguesia. Jean-Jacques Rousseau tinha alguns posicionamentos que não condizem com essa afirmação, ele criticava a propriedade privada defendida por John Locke e defendia a soberania do povo, enfim, creio que o correto seria relacioná-lo com a conjuração baiana pelo seu caráter popular!

    Mas por eliminação chegamos na alternativa correta!

  • Questão que da pra matar só por eliminação.

    As Principais frentes iluministas eram:

    A frente política e seus principais filósofos:

    Montesquieu, John Locke, Rousseau e Voltaire.

    A frente Cultural representada principalmente pelos enciclopedistas Diderot e Dalembert

    A frente econômica e o camarada Adam Smith que era economista.

    Só com essa explicação dá pra você matar questão.

    Letra A de Aprovação

  • Sinceramente não entendi a questão, veja que acerto abaixo:

    Rousseau era a favor do “contrato social”, forma de promover a justiça social que dá nome a sua principal obra. Apregoava que a propriedade privada gerava a desigualdade entre os homens. Segundo ele, os homens teriam sido corrompidos pela sociedade quando a soberania popular tinha acabado.

    FONTE: Toda Matéria

    Inconfidência mineira tem carater elitissista....