SóProvas


ID
2535739
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os serviços de certa autarquia pública podem ser mal avaliados por seus usuários por conta de uma discrepância entre expectativa e entrega. Caso isso ocorra por conta da percepção da qualidade do serviço pelo usuário, sua origem pode ser:


I. Memória seletiva: lembrando apenas o que mais agrada e pretende alcançar como objetivos pessoais.

II. Retenção seletiva: esquecendo apenas o que é relevante para as necessidades e as crenças.

III. Filtragem seletiva: apenas percebendo o que é relevante para as necessidades atuais.

IV. Distorção seletiva: modificando e buscando informações que apoiam as crenças e os preconceitos pessoais.


Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Um mesmo estímulo pode causar diferentes percepções, devido a três processos perceptivos: atenção, distorção e retenção seletivas.

    Atenção seletiva: é um fenômeno que explica porque é que os anúncios contra o tabagismo são mais facilmente percebidos pelos não fumantes e porque é que um calvo detecta perfeitamente os anúncios das loções capilares e as pessoas gordas os produtos para emagrecimento. A atenção é parcialmente determinada pelo que o indivíduo deseja e pela importância que lhe dá. Daqui pode-se deduzir a existência de uma “pré-percepção”, que antecede a percepção consciente e que realiza uma prévia seleção do que o indivíduo quer ver, no meio de tudo o que o rodeia.

    Distorção Seletiva: É a tendência de as pessoas interpretarem as informações de acordo com os seus desejos particulares. Dessa forma, o indivíduo reforça os seus preconceitos em vez de contrariá-los. No caso do automóvel, se alguém nos falar bem ou mal de uma determinada marca que estamos dispostos a comprar, provavelmente reforçaremos o que já tínhamos de positivo e não reteremos o que nos foi falado de negativo.

    Retenção Seletiva: As pessoas têm uma tendência a esquecer muito mais informações do que aprendem, mas existe uma tendência de guardar aquelas informações que interessam no momento, ou que reforçam suas atitudes e crenças. No caso do automóvel, é provável que nos lembremos sempre dos pontos positivos da marca que queremos comprar e acabemos nos esquecendo de informações positivas sobre outras marcas

    http://omelhordomarketing.com.br/para-entender-o-comportamento-de-compra-do-consumidor-a-influencia-da-percepcao/

  • Obrigada,DD CONCURSEIRA!

     

  • Gabarito  D

  •  (Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista) que, vinculados a um ministério, prestam serviços públicos ou de interesse público. As Autarquias, nosso objeto principal de estudo, são entes administrativos autônomos, criados por Lei específica, com personalidade jurídica de Direito Público interno, patrimônio próprio e atribuições estatais específicas. As Fundações Públicas por sua vez realizam atividades com fins não lucrativos e atípicos do Poder Estatal, todavia de interesse da coletividade, como a educação, a pesquisa e a cultura. São criadas por Lei específica e estruturadas por decreto. As Empresas Públicas destinam-se à prestação de serviços industriais ou econômicos em que o Estado tenha interesse próprio ou considere conveniente à coletividade. Seu capital é exclusivamente público. As Sociedades de Economia Mista são empresas com participação do Poder Público e de entidades privadas em seu capital e na sua administração para a realização de atividades econômicas. Regem-se pelas normas das sociedades mercantis.

  • Segundo Schiffman e Kanuk (2009), percepção é "o processo pelo qual um indivíduo seleciona, organiza e interpreta estímulos visando um quadro significativo e coerente do mundo". 

     

    Nesse contexto, Kotler (1998) classifica em três os processos de percepção:

     

    Atenção seletiva: é mais provável que as pessoas percebam estímulos relacionados a uma necessidade atual, assim como é mais provável que percebam estímulos previstos e estímulos cujos desvios sejam maiores em relação a um estímulo normal;

     

    Distorção seletiva: tendência de as pessoas interpretarem as informações conforme suas intenções pessoais, reforçando suas pré-concepções ao invés de contrariá-las;

     

    Retenção seletiva: as pessoas tendem a reter as informações que reforcem suas atitudes e crenças.

     

    Logo, apenas as afirmativas II, III e IV listam esses processo, sendo que a afirmativa II inverte o conceito. Assim, apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

     

    Adriel Sá.

  • Adm Pública é 80% interpretação e 20% conteúdo. Sempre surgem uns conceitos que nunca vi e o jeito é ler 10x. 

  • I. Memória seletiva: lembrando apenas o que mais agrada e pretende alcançar como objetivos pessoais.

    II. Retenção seletiva: esquecendo apenas o que (não) é relevante para as necessidades e as crenças.

    III. Filtragem seletiva: apenas percebendo o que é relevante para as necessidades atuais.

    IV. Distorção seletiva: modificando e buscando informações que apoiam as crenças e os preconceitos pessoais.


    Os conceitos de I e II estão "invertidos".


    Gabarito D

  • Gabarito D.

    III e IV estão corretas.

  • 26/11/2019 Errei ,pois eu não sei mesmo