SóProvas


ID
2536084
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Se o seu servidor VoIP (p.ex., Asterisk) estiver atrás de um roteador que implementa NAT para a rede interna, qual solução você adotaria, para permitir acesso ao servidor de fora de sua sub-rede?

Alternativas
Comentários
  • Fiz essa prova e entrei com recurso contra essa questão, pois não especificou qual acesso deverá ser liberado, se o router está com IP estático ou dinâmico e mesmo que tivesse com IP externo dinâmico, o NAT solucionaria a necessidade de se liberar o acesso.

  • Gabarito D

    O que o DDNS faz é criar um nome fixo, que passa a representar o IP da conexão do usuário, mesmo que este IP mude. Portanto, um usuário registra o nome 'empresa.winconnection.net' (ou empresa.ddns.com.br) e passa a poder usar este nome sempre que quiser se referir ao computador.

    Este programa utiliza o sistema de nomes de domínio da internet para associar um nome ao computador que o usuário tem conectado a internet.

    No computador, é instalado um pequeno programa, chamado "Agente DDNS", que fica responsável por monitorar as mudanças de IP que o provedor força e enviar a informação do novo IP para um servidor centralizado que atualiza imediatamente o nome 'empresa.winconnection.net' ou 'empresa.ddns.com.br' para se referir ao novo IP.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • @Ibsen "Perito" Caso o roteador tenha IP fixo (coisa que a questão não evidenciou se é estático ou dinâmico) o DDNS ainda seria a resposta? Entrei com recurso, mas a banca não acatou, infelizmente...

  • Boa explicação que conduz a resposta correta: . http://serenarseguranca.com.br/o-que-e-ddns/
  • Alternativa correta: D. 

     

    A questão presume que a iniciativa de acessar o servidor vem de fora da rede. Neste caso, o host remoto precisa de um endereço público válido para acessar o equipamento dentro da rede. Nisso o DDNS se encaixa como resposta. 

     

    Serviria NAT se fosse para responder uma consulta originada no servidor dentro da rede, caso em que o NAT seria a resposta. 

  • @ Luis Forchesatto Como diria o Bispo Arnaldo da IEPG, "eu disconcordo com você", pois existem 2 tipos de NAT, o SNAT, ao qual você mencionou como apensa NAT e o DNAT, que o protocolo DDNS utiliza como subterfúgio para permitir que um IP público dinâmico possa ser traduzido e acessado por um "nome amigável".

    Reitero minha humilde opinião, ao qual o NAT, seja ele o DNAT ou SNAT, resolveria o problema, já que a questão não especifica se o IP público é dinâmico ou não, independentemente disso o NAT resolveria.

    Obs: O protocolo VOIP não funciona muito bem com NAT, acredito que o elaborador não tenha vivência com esta tecnologia, pois se tivesse não se colocaria nesta situação tão complicada.

  • Olá @Sergio Melo ! Seu fundamento está muito bem argumentado, parabêns. Embora eu ache difícil a banca mudar o gabarito dessa resposta.

    Enfim, vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A letra "E" diz muito de informática para concursos

  • Como não falaram que o IP do roteador é fixo, então teria que usar um DDNS para encontrá-lo, e depois fazer um mapeamento de portas para Asterisk, mas não entraram tão fundo no problema.

    Gab D