B
(1°) Razões pelas quais todos devem fazer. O qual ( quando ele substitui o substantivo ou faz menção a ele, sempre vem precedido por preposição - é o caso de pelo qual e do qual - ou por artigo - o qual. ) ''As razões por que lutamos'' As razões do porquê lutamos'' As razões pelas quais lutamos''. observe a contração --> De + o , preposição + artigo. Na segunda sentença, Indicam que o porquê é um substantivo.
(2°) O usuário Cujo interesse é investir no exterior. Cujo ( É um pronome relativo que serve para criar uma relação de posse. Sempre acompanha o substantivo..)
(3°) Obter dados como a moeda a que são calculados os ganhos e o país. A QUE (indica relação de antevisão, de prioridade no tempo. quando o sujeito faz alguma coisa no passado, ou no futuro, observe : O winston de 1984 fez referência a que morria enquanto era observado pelo big brother. OU, outro exemplo : Somente a que não morra, viverei por ti!
(4°) O que ainda atrapalha os brasileiros é a lentidão com que os dados são transmitidos. com que ( com é preposição, + pronome relativo que, a preposição aparece quando há um verbo transitivo indireto, que é o caso do ''transmitidos'' logo é a explicação do ''com'', no entanto o que indica relação de lentidão + transmitidos. )
CORRETA B
CUJO
“Cujo” só é utilizado quando se indica posse, isto é, se algo pertence a alguém. A concordância em gênero e número é feita com a palavra SEGUINTE ao “cujo”.
ex.:
O projeto, cujo funcionário responsável está viajando, já está pronto.
A empresa, cuja fachada foi destruída pelo fogo, será reformada em breve.
O qual
Já o pronome qual pode ter muitas funções (introduzir perguntas, por exemplo), mas quando ele substitui o substantivo ou faz menção a ele, sempre vem precedido por preposição - é o caso de pelo qual e do qual - ou por artigo - o qual. Para descobrir qual delas, vale pensar no verbo que indica a ação que ocorre na frase.
ex.:
Conversamos sobre um assunto triste. = O assunto sobre o qual conversamos é triste.
(o qual faz menção ao substantivo assunto e o verbo não pede preposição)
Nós estamos passando por um problema. Esse é o problema pelo qual estamos passando.
(pelo qual faz menção ao substantivo problema, e o verbo pede a preposição por, que, unida ao artigo o, se torna pelo)
Estava falando de um assunto importante. Esse é o assunto do qual estava falando.
(do qual faz menção ao substantivo assunto, e o verbo pede a preposição de)
DICA: É possível substituir qual por quem ou que, mas quando a preposição tiver duas ou mais sílabas, é preciso usar qual.
Porque - Por que - Porquê - Por quê
Por que
Usamos no início de uma pergunta.
ex.: (Por que você não veio na aula?)
Por quê
Usamos no final de uma pergunta.
ex.: (Não vieste a aula por quê?)
Porque
Usamos quando vamos responder/explicar algo.
ex.: (Não vim à aula porque estava doente.)
Porquê
Quando for substituível pelas palavras: motivo, razão, causa. (Ou outras palavras de mesma carga semântica.)
ex.: (Não entendi o porquê de você não ter vindo à aula.)
"A persistência é o menor caminho do êxito."