SóProvas


ID
2537023
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No ano de 1998 o regime jurídico dos servidores públicos sofreu grande mudança em virtude da promulgação da Emenda Constitucional n° 18, de 1998. Com base no contido na Constituição Federal, analise os itens abaixo.


I. Os detentores de mandato eletivo serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.

II. Os servidores com mais de dois anos de efetivo exercício nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público gozam de estabilidade.

III. O servidor público só perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória prolatada por órgão colegiado de segunda instância.

IV. É assegurado ao servidor público o regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • primeira assertiva está correta. É exatamente o que prevê o art. 39, § 4º, CF/88:

    § 4º – O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.

     

    segunda assertiva está errada. A aquisição de estabilidade depende de 3 (três) anos de efetivo exercício e avaliação especial de desempenho, por comissão instituída especificamente com essa finalidade.

     

    terceira assertiva está errada. O servidor público estável perderá o cargo nas seguintes hipóteses: i) sentença judicial transitada em julgado; ii) processo administrativo no qual lhe seja assegurada ampla defesa; iii) avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa e; iv) excesso de despesas com pessoal, na forma do art. 169, § 3º.

     

    quarta assertiva está correta. Segundo o art. 40, CF/88, “aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas”.

     

     

    Gabarito: Sem gabarito. Qualquer que seja a resposta da banca examinadora, é cabível recurso solicitando a anulação da questão.

    RICARDO VALE - ESTRATÈGIA CONCURSOS

  • Os comentários são os melhores. kkkkkkkk

  • Em pleno feriado à noite, véspera do meu aniversário e me deparo com essa porquice! Alguém xinga a banca porque estou sem forças pra isso! ¬¬

  • Esse tipo de questão só serve para fazer confusão na cabeça, pois antes de ter a certeza de que está errada, já nos convencemos de que o erro é nosso e de que nós não estudamos o suficiente ou que somos incompetentes, pois a tendência é acreditar na PORRA do examinador.

    Questão LIXO feita para abalar a autoestima do concursando.

  • MACETE PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO!

    Coloque a música do Arquivo X de fundo e leia atentamente, no minímo você vai rir pra não chorar.

  • Putz, fiz o concurso pessoalmente, refazer as mesmas questões aqui no QConcursos me dá uma angústia...

  • Assim fica difícil neh verdade!!! A gente estuda uma coisa, na hora da questão a banca coloca umas coisas sem pé e sem cabeça e dá um gabarito totalmente fora. Afff mil vezes
  • Ou eu não aprendi nada depois de estudar por 1 ano é meio ou o examinador está surtado.

  • Da série: marcar a menos errada.

  • Credo.

  • Ao englobar todos os servidores públicos, e não apenas os titulares de cargos efetivos, não faria da alternativa IV uma alternativa errado, caro colega Paulo Roberto.

  • AS ALTERNATIVAS II E III ESTÃO INCORRETAS. FUNDAMENTOS: ART. 39, §4º; ART. 40; ART, 41, CAPUT E §1, I; TODOS DA CF/88.

  • Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (EC nº 19/1998)

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I – em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    II – mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    III – mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

  • gabarito aí seria I E IV mais não tem resposta, será que foi por isso que foi anulada (pergunta)