-
-
É recomendada a monitorização da glicemia capilar três ou mais vezes ao dia a todas as pessoas com DM tipo 1 ou tipo 2 em uso de insulina em doses múltiplas (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2013) [Grau de Recomendação B]. Em pessoas com bom controle pré-prandial, porém com HbA1c elevada, a monitorização da glicemia capilar duas horas após as refeições pode ser útil. Em pessoas com DM tipo 2 em uso de antidiabéticos orais a monitorização da glicemia capilar não é recomendada rotineiramente (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2013).
Fonte: Cab. 36 ESTRATÉGIAS PARA O CUIDADO DA PESSOA COM DOENÇA CRÔNICA
DIABETES MELLITUS
-
Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2
SintomasSurgem na infância, adolescência ou início da idade adulta. São mais frequentes em adultos ou idosos.
DiagnósticoÉ feito quando o paciente apresenta sintomas de diabetes. Normalmente o diagnóstico é feito antes do surgimento dos sintomas.
Uso de insulinaOs pacientes, geralmente. são dependentes da insulina, precisando de injeções diárias. Pode ser controlada apenas com a alimentação e exercício físico, podendo não ser necessária insulina.
PrevençãoNo caso de ser genética, a diabetes tipo 1, não pode ser prevenida. Pode ser evitada através de uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.
-
1. É recomendada a monitorização da glicemia capilar três ou mais vezes ao dia a todas as pessoas com DM tipo 1.
2. É recomendada a monitorização da glicemia capilar TÊS ou mais vezes ao dia a todas as pessoas com DM tipo 2 em uso de insulina em doses múltiplas.
3. Em pessoas com DM tipo 2 em uso de antidiabéticos orais, a monitorização da glicemia capilar não é recomendada rotineiramente.
-
O recomendado são várias vezes ao dia.
-
1. É recomendada a monitorização da glicemia capilar três ou mais vezes ao dia a todas as pessoas com DM tipo 1.
3. Em pessoas com DM tipo 2 em uso de antidiabéticos orais, a monitorização da glicemia capilar não é recomendada rotineiramente.
-
Gabarito: Letra A.
Complementando
De acordo com o CAB nº 36 Diabetes Mellitus.Brasília – DF.2013
Monitorização da glicemia
É recomendada a monitorização da glicemia capilar 3 (três) ou mais vezes ao dia a todas as pessoas com DM tipo 1 ou tipo 2 em uso de insulina em doses múltiplas (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2013) [Grau de Recomendação B].
Em pessoas com bom controle pré-prandial, porém com HbA1c elevada, a monitorização da glicemia capilar 2 (duas) horas após as refeições pode ser útil.
Em pessoas com DM tipo 2 em uso de antidiabéticos orais a monitorização da glicemia capilar não é recomendada rotineiramente.