SóProvas


ID
2538127
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Sobre as pessoas jurídicas de direito privado, analise os itens abaixo.


I. São pessoas jurídicas de direito privado as associações, fundações, partidos políticos, sociedades, organizações religiosas e as empresas individuais de responsabilidade limitada.

II. Decai em 2 (dois) anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado por defeito do ato respectivo.

III. A criação de fundações exige escritura pública feita pelo instituidor, oportunidade em que fará dotação especial de bens livres e especificará a finalidade a que se destina aquela pessoa jurídica.

IV. Na hipótese de dissolução de uma associação, o que restar de seu patrimônio líquido será destinado à instituição municipal, estadual ou federal de fins idênticos ou semelhantes, não importando possível designação contrária existente no estatuto.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Salve concurseiros. Segue os artigos que fundamentam a presente questão.

     

    I-CORRETA

    Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado:

    I - as associações;

    II - as sociedades;

    III - as fundações.

    IV - as organizações religiosas;

    V - os partidos políticos. 

    VI - as empresas individuais de responsabilidade limitada.

     

    II-INCORRETA

    Art.45 Parágrafo único. Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.

     

    III-CORRETA

    Achei a alternativa incompleta ao dar a ideia de que apenas por escritura pública se constitui uma fundação, mas por eliminação dava para acertar a questão com tranquilidade.

    Art. 62. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.

     

    IV-INCORRETA

    Art. 61. Dissolvida a associação, o remanescente do seu patrimônio líquido, depois de deduzidas, se for o caso, as quotas ou frações ideais referidas no parágrafo único do art. 56, será destinado à entidade de fins não econômicos designada no estatuto, ou, omisso este, por deliberação dos associados, à instituição municipal, estadual ou federal, de fins idênticos ou semelhantes.

     

  •    DICA DO ITEM II:

     

       Art. 45, parágrafo único, do CC/02. Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.

     

    Dica: A empresa fica três anos em "estágio probatório". Se não der defeito nesse período, está estável.

  • III-?????????????????????????????????


    Art. 62. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la

    a palavra EXIGE dá a entender que tem que ser por escritura publica

  • GABARITO: C

     

    I. CERTO: Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado:

    I - as associações;

    II - as sociedades;

    III - as fundações.

    IV - as organizações religiosas;       

    V - os partidos políticos.      

    VI - as empresas individuais de responsabilidade limitada. 

     

    II. ERRADO: Art. 45. Parágrafo único. Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.

     

    III. CERTO: Art. 62. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.

     

    IV. ERRADO: Art. 61. Dissolvida a associação, o remanescente do seu patrimônio líquido, depois de deduzidas, se for o caso, as quotas ou frações ideais referidas no parágrafo único do art. 56, será destinado à entidade de fins não econômicos designada no estatuto, ou, omisso este, por deliberação dos associados, à instituição municipal, estadual ou federal, de fins idênticos ou semelhantes.

  • Pra mim essa questão não tem resposta. Não tem como III estar certa. 

    III - . A criação de fundações exige escritura pública feita pelo instituidor.

    E o testamento???

    Essa banca. Sinceramente.

  • I - Verdadeira

    II - Falsa (3 anos)

    III - Verdadeira? (exige-se mesmo escritura pública?)

    IV - Falsa (há possibilidade de previsão no estatuto)


    Com a certeza das respostas das alternativas I e II já dava para fazer a questão por eliminação. Assim a resposta deve ser letra C. Entretanto, a questão merece ser anulada, porque a alternativa III não apresenta uma proposição verdadeira, tendo em vista que uma fundação pode ser constituída também mediante testamento, e este nem sempre será feito por escritura pública.

  • CC:

    Item I:

    Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado:

    I - as associações;

    II - as sociedades;

    III - as fundações.

    IV - as organizações religiosas;

    V - os partidos políticos.

    VI - as empresas individuais de responsabilidade limitada.

    Item II:

    Art. 45. Parágrafo único. Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.

    Item III:

    Art. 62. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.

    Item IV:

    Art. 61. Dissolvida a associação, o remanescente do seu patrimônio líquido, depois de deduzidas, se for o caso, as quotas ou frações ideais referidas no parágrafo único do art. 56, será destinado à entidade de fins não econômicos designada no estatuto, ou, omisso este, por deliberação dos associados, à instituição municipal, estadual ou federal, de fins idênticos ou semelhantes.

  • I. A assertiva está em consonância com o rol de pessoas jurídicas de direito privado apresentado nos incisos do art. 44 do CC. Ressalte-se que, segundo a doutrina, esse rol não é taxativo e nesse sentido temos o Enunciado 144 do CJF: “A relação das pessoas jurídicas de direito privado constante do art. 44, incs. I a V, do Código Civil não é exaustiva". Correto;

    II. De acordo com o art. 45, § ú, do CC, o prazo decadencial é de três anos, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro. Incorreto;

    III. A assertiva está em consonância com o art. 62 do CC, sendo que ela pode ser criada por escritura pública ou testamento. Portanto, ao contrário das associações e das sociedades, as fundações não resultam da união de pessoas, mas da união de bens, em que o seu instituidor, seja por escritura pública ou testamento, especifica o seu fim. As fundações são constituídas para fins nobres, não se falando em lucro. Temos, inclusive, o Enunciado 9 do CJF “Deve ser interpretado de modo a excluir apenas as fundações com fins lucrativos". Correto;

    IV. Na hipótese de dissolução de uma associação, diz o legislador, no art. 61 do CC, que o que restar de seu patrimônio líquido, “depois de deduzidas, se for o caso, as quotas ou frações ideais referidas no parágrafo único do art. 56, será destinado à entidade de fins não econômicos designada no estatuto, ou, omisso este, por deliberação dos associados, à instituição municipal, estadual ou federal, de fins idênticos ou semelhantes". Incorreto.

    Assinale a alternativa correta:

    C) Apenas I e III são corretos

    Resposta: C 
  • C. Apenas I e III são corretos

    44/45/61/62

  • empresas individuais de responsabilidade limitada não são mais pessoas jurídicas de direito privado. Revogado pela MP 1.085/21