SóProvas


ID
2538679
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cintia é mãe de duas crianças. Ficou um ano desempregada, mas podia contar com o salário de seu ex-marido Flávio para as despesas da casa. Cintia e Flávio se separaram há dois meses e ela conseguiu um emprego, mas sua mãe não pode ficar com sua caçula de 11 anos e não há nenhum outro parente para ficar com a criança no período de ausência da mãe. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o correto a ser feito por Cintia será:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

     

  • O quê????!!!?!?!?!!?!!!

  • impressão minha ou não tem nenhuma correta?

  • B. Viabilizar que a caçula possa ir para o que chamam de ateliê vinculado a escola para ter aulas extras de artes e produzir desenhos e pinturas. Posteriormente essas atividades poderão ser comercializadas trazendo rentabilidade à família.

     

    Acertei a questao por que me pareceu a menos absurda, mas nao achei esta informação na lei ECA. Quem souber de onde vem isso aiii por favor avisa aqui.

     

    Bons estudos.

     

     

     

  • Questão esdrúxula!

  • WTF????

  • bizarro !

  • Isso não consta no ECA, questão passível de anulação.

  • A menos errada é a letra B.

  • GABARITO: LETRA B

    → a questão é subjetiva? SIM! Conseguimos resolver? SIM! Acha que a banca vai anular? Não!

    → bora resolver e acertar então, pessoal!

    >>> Idade da criança: 11 anos;

    A) Levar sua filha para o ambiente de trabalho, pois como diarista ela possui a vantagem da menina ser sua auxiliar nos afazeres domésticos e juntas poderão ir para a casa mais cedo >>> incorreto, visto que não é um serviço de aprendiz, o "ECA" deixa claro: Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    B) Viabilizar que a caçula possa ir para o que chamam de ateliê vinculado a escola para ter aulas extras de artes e produzir desenhos e pinturas. Posteriormente essas atividades poderão ser comercializadas trazendo rentabilidade à família >>> é a mais correta, visto que a criança estará praticando atividades extracurriculares, as quais não atrapalham as suas atividades no âmbito escolar

    C) Pedir para o pai ficar com a menina, mesmo que exista registro de denúncias feitas por vizinhos dos maus-tratos por parte de Flávio. Afinal, a lei entende que, pai é pai >>> incorreto, deve-se evitar essa situação, visto que pode ser agravável.

    D) Permitir que a caçula trabalhe com sua tia na lavanderia do bairro, pois somente assim ela conciliará o período de ausência da menina com o dela >>> incorreto, mais uma vez: não é serviço de aprendizagem.

    E) Desde cedo colocar a caçula para se desenvolver profissionalmente por meio da aceitação de um trabalho simples destinado a ela e que foi ofertado pelo dono do mercadinho próximo a sua casa >>> incorreto, não é um trabalho de aprendizagem, logo não é a alternativa correta.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Questão horrível!

    Mas... Considerando o que rege os artigo 4 e 5 do ECA

    Artigo 4 - "É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos diretos referentes à vida, à saúde, à alimentação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária."

    Artigo 5 - "Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais."

    No caso das alternativas encontramos a

    B -Viabilizar que a caçula possa ir para o que chamam de ateliê vinculado a escola para ter aulas extras de artes e produzir desenhos e pinturas. Posteriormente essas atividades poderão ser comercializadas trazendo rentabilidade à família.

    A atividade desenvolvida no atelie de artes será meramente educativa e o enunciado só sinaliza a possibilidade de comercio na posterioridade, ele não afirma que isso será feito de fato. Essa frase foi o que confundiu, mas atentemos para o que realmente foi dito na questão.

    A questão também pode ser resolvida por eliminação visto que a alternativa B é a unica que não é caracterizada situação de exploração de trabalho infantil (como ocorre na A, D e E), nem coloca a criança em situação de risco com possível agressor (letra C - pai com histórico de maus tratos).

    Isso ai...

  • loucura