SóProvas


ID
2539108
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipoglicemia e a hiperglicemia no adulto são alterações metabólicas que possuem características distintas.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos para valores abaixo de 70 mg/dL, mas os sintomas clínicos usualmente ocorrem quando a glicose plasmática é menor que 60 mg/dl a 50 mg/dl.

( ) Fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma e convulsão são sintomas neuroglicopênicos da hiperglicemia.

( ) A queda da glicemia leva a manifestações de liberação do sistema simpático como sudorese, taquicardia, apreensão e tremor.

( ) A hiperglicemia pode ser causada pelo excesso de alimentação, carência de exercícios físicos ou stress motivado por uma doença.

( ) A hipoglicemia matinal pode ser decorrente do chamado ‘fenômeno do alvorecer’, em que hormônios contrarreguladores da madrugada reduzem a liberação de glicose.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Fenomeno da alvorada é o aumento da liberacao de glicose pelo figado. Levando a hiperglicemia matinal.
  • Os hormônios contrarreguladores em questão são a adrenalina e o glucagon, famigerados elevadores dos níveis de glicose.

  • Letra c

    ( ) Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos para valores abaixo de 70 mg/dL, mas os sintomas clínicos usualmente ocorrem quando a glicose plasmática é menor que 60 mg/dl a 50 mg/dl. glicose plasmática é < 50mg/dl, podendo esse limiar ser mais alto, para aqueles pacientes cujas médias de glicemias são elevadas, ou mais baixo (< 40-30mg/dl), para aqueles que fazem tratamento intensivo e estão acostumados a glicemias mais baixas. 

    ( FALSA) Fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma e convulsão são sintomas neuroglicopênicos da hiperglicemia.(Hipoglicemia)

    ( ) A queda da glicemia leva a manifestações de liberação do sistema simpático como sudorese, taquicardia, apreensão e tremor.

    ( ) A hiperglicemia pode ser causada pelo excesso de alimentação, carência de exercícios físicos ou stress motivado por uma doença.

    (FALSA ) A hipoglicemia matinal pode ser decorrente do chamado ‘fenômeno do alvorecer’, em que hormônios( liberaçâo de glicose pelo figado) contrarreguladores da madrugada reduzem a liberação de glicose.

  •  

    ( V ) Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos para valores abaixo de 70 mg/dL, mas os sintomas clínicos usualmente ocorrem quando a glicose plasmática é menor que 60 mg/dl a 50 mg/dl.

    ( F) Fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma e convulsão são sintomas neuroglicopênicos da hiperglicemia. (HIPOGLICEMIA)

    ( V ) A queda da glicemia leva a manifestações de liberação do sistema simpático como sudorese, taquicardia, apreensão e tremor.

    ( V ) A hiperglicemia pode ser causada pelo excesso de alimentação, carência de exercícios físicos ou stress motivado por uma doença.

    ( F ) A hipoglicemia (HIPERGLICEMIA) matinal pode ser decorrente do chamado ‘fenômeno do alvorecer’, em que hormônios contrarreguladores da madrugada reduzem a liberação de glicose.

  •    Fenômeno do Alvorecer: aumento nas glicemias que ocorrem nas primeiras horas da manhã, entre 05h e 08h. Durante a noite, o corpo libera um grupo de hormônios conhecidos como contra-reguladores, que são adrenalina, glucagon, cortisol e GH (hormônio do crescimento).  Estes hormônios estimulam a liberação de glicose pelo fígado e suprimem a atividade da insulina, causando aumento nas glicemias pela manhã.

     

    https://www.diabetes.org.br/publico/colunas/39-dra-janice-sepulveda/175-medir-glicemias-na-madrugada-sao-necessarias