SóProvas


ID
25393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A economia do setor público, microfundamentada, analisa o papel desempenhado pelo governo em uma economia de mercado. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • (A) Características de um bem público: não rivalidade (Cmg = 0 para o consumidor adicional, ou seja, há o mesmo custo para 1 e para 1.000.000 de consumidores) e não-exclusividade (o consumo de um não exclui o consumo do outro). "Free ryde" é aquele que "toma carona": não pagou, mas mesmo assim consome. Exemplo: iluminação pública: vc pode não pagar a taxa de luz, mas ela estará lá para você e para o seu vizinho, que pagou.Mesmo raciocínio para a qualidade do ambiente: mesmo que vc não pague para mantê-lo, ele estará disponível e o custo será o mesmo para vc, seu vizinho, seu primo, sua tia .....(B) Umg é positiva e, se não me engano, é decrescente, mas definitivamente Umg não é zero na concorrência perfeita nem em equilíbrio parcial, nem em equilíbrio geral.(C) Mercados competitivos (ou de concorrência perfeita) são eficientes, mas monopólios não. No monopólio há o "peso morto" que é justamente a medida da ineficiência desse tipo de mercado em relação ao de concorrência perfeita.(D) "O teorema do eleitor mediano nos ensina como os políticos devem se comportar em um ambiente de dois partidos. A idéia é que se pudéssemos representar as preferências de cada cidadão como um número entre 0 e 1 (em que perto do zero estão os de "esquerda" e no 1 estão os de "direta"), então os candidatos tenderiam a se comprometer a plataformas mais centristas como forma de atrair o voto do eleitor que tem preferência mediana (M)". [Fonte: http://cristianomcosta.blogspot.com/2008/02/bloomberg-e-o-eleitor-mediano.html]
  • Letra "A"

    Mnemônico
     
    Bem público puro;
    Bem privado; 
    Bem semi púlico/Meritório;

    Bens Públicos Puros: Ñ RIVAL / Ñ EXCLUSIVO

    Bens Privados: RIVAL / EXCLUSIVO

    Bens Semi-Públicos ou Meritórios: Ñ RIVAL / EXCLUSIVO
    • Bens Públicos:

    Bem não rival: o consumo por parte de um individuo não prejudica o consumo dos demais.
    Não excludente: Não se pode impedir que tal individuo desfrute de tal bem.

    Ex: Justiça, Segurança Pública, Defesa Nacional, praças, iluminação e outros.

    A responsabilidade em prover esses bens públicos recai sobre o governo, que usa como fonte de receita a TRIBUTAÇÃO. Desta forma, o governo toma para si a responsabilidade de extinguir o Princípio de Exclusão.


     




     


  • a) A qualidade do meio ambiente pode ser considerada um bem público puro porque, além de seu consumo ser não-rival, as indivisibilidades que caracterizam esse bem estimulam o aparecimento do carona free-rider. CORRETO. Segundo Pyndick, o carona (free rider) é o consumidor ou produtor que não paga por um bem não exclusivo na expectativa de que outros ou façam. A qualidade no meio ambiente é considerado um bem não exclusivo, pois não tem como impedir que outros utilizem e, também, são indivisíveis, pois se houvesse divisão, esse bem perderia características essenciais, bem como poderia ser desvalorizado.  Pelo que entendi, o examinador quis estabelecer uma relação entre o carona e a indivisibilidade do bem, embora que free rider esteja mais relacionado à característica de não exclusividade. Outra ressalva é que não encontrei uma relação entre não divisibilidade e não exclusividade. Por exemplo, os bens meritórios, como saúde e educação são bens considerados não exclusivos, porém são divisíveis.

     

    b)  No equilíbrio geral, em concorrência perfeita, para cada consumidor, a utilidade marginal de todos os bens consumidores é igual a zero. ERRADO. Segundo Pyndick, se todos fizerem transações em um mercado competitivo, todas as transações mutuamente vantajosas serão realizadas e o equilíbrio na alocação dos recursos será mutuamente eficiente. Mas não quer fizer que ela seja igual a zero.

    c) Mercados competitivos e monopólios são eficientes no sentido de Pareto, porque utilizam plenamente seus fatores produtivos excluindo, assim, a existência de capacidade ociosa. ERRADO.  Os mercados competitivos são eficientes no sentido de Pareto. De modo algum existe, em concorrência perfeita, capacidade ociosa. No monopólio, só pode dizer que é Pareto eficiente quando o monopolista pratica discriminação em primeiro grau.

    d) De acordo com a teoria do eleitor mediano, uma mudança de governo em democracias representativas conduzirá a modificações substanciais das políticas econômicas adotadas. ERRADO. A teoria do eleitor mediano não conduz necessariamente a uma mudança de governo ou mudança da condução das políticas econômicas. Geralmente, os eleitores que tem posição extrema, seja para a direita ou esquerda é que anseiam por maiores mudanças.