SóProvas


ID
2539630
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 - REFEIÇÃO EM FAMÍLIA

Rosely Sayão


Os meios de comunicação, devidamente apoiados por informações científicas, dizem que alimentação é uma questão de saúde. Programas de TV ensinam a comer bem para manter o corpo magro e saudável, livros oferecem cardápios de populações com alto índice de longevidade, alimentos ganham adjetivos como “funcionais”. Temos dietas para cardíacos, para hipertensos, para gestantes, para obesos, para idosos.

Cada vez menos a família se reúne em torno da mesa para compartilhar a refeição e se encontrar, trocar ideias, saber uns dos outros. Será falta de tempo? Talvez as pessoas tenham escolhido outras prioridades: numa pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam.

[....]

O horário das refeições é o melhor pretexto para reunir a família porque ocorre com regularidade e de modo informal. E, nessa hora, os pais podem expressar e atualizar seus afetos pelos filhos de modo mais natural. (adaptado)

“pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam”; com esse segmento do texto 1, o autor tenta mostrar:

Alternativas
Comentários
  • Talvez as pessoas tenham escolhido outras prioridades: numa pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam.

    LETRA B . 

     

  • Sempre o povo tentando justificar a banca....

  • Eu acertei,  como explicar? juro que não sei.

  •  a) o descuido da população com a alimentação saudável;

    Tal afirmação nada tem haver com o fato de que eles assistem TV enquanto comem, mesmo fazendo isso podem ter uma dieta saudável. 

     b)o aparecimento de novas prioridades sociais;

    Sim, pois se ainda mantivessem as prioridades sociais de forma conservadora, aproveitariam o momento em família para estreitar os laços. 

     c)a necessidade premente de atualização informativa;

    Assistir TV não implica atualizar-se informativamente. 

     d)o desprezo mútuo dos familiares;

    Extrapolação do texto, em momento algum é possivel concluir que isso seja a causa do fato "assistirem TV enquanto comem"

     e)a presença agressiva da TV no meio familiar.

    Seria totalmente possível a presença de muitos aparelhos nas casas sem que os mesmos fossem ligados. São utilizados, portanto, porque existe interesse em vê-los tornou-se uma prioridade. 

  • Não tem como justificar essa resposta. 

    “pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam”;

     com esse segmento do texto 1, o autor tenta mostrar:

    Cada vez menos a família se reúne em torno da mesa para compartilhar a refeição e se encontrar, trocar ideias, saber uns dos outros. Será falta de tempo? Talvez as pessoas tenham escolhido outras prioridades: numa pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam

    o aparecimento de novas prioridades sociais;

    o desprezo mútuo dos familiares;

    Da margem para mais de uma resposta! isso é questão ou jogo de loteria?

     

  • o descuido da população com a alimentação saudável--eu como na frente da tv. Porém,   minha alimentação nunca  deixou de ser  saudável;

     presença agressiva da TV no meio familiar. : 69% não é agressivo 

     

  • Interpretação é complicado: entendi o "autor tenta mostrar" do enunciado como indicação para buscar inferência no texto, intenção. E a alternativa correta, B), está explícita (não inferida, como eu quis buscar) no trecho "as pessoas tenham escolhido outras prioridades". Por isso errei...nunca vi interpretação tão complicada como essa da FGV....

  • Galera, tem que voltar no texto. a resposta está antes. A FGV é assim

  • Sempre o povo tentando crucificar a banca....



  • Acho que aqui quiseram diferenciar compreensão de interpretação de texto, a pergunta deixa claro que é o que o autor colocou no texto, não era pra gente inferir nada, só colocar o que tá no texto.

  • Essa esta no próprio texto,deixar para xingar na próxima

  • Consegui acertar pela lógica, sem necessidade de voltar ao texto.

    o descuido da população com a alimentação saudável; -> Não fala sobre alimentação saudável

    o aparecimento de novas prioridades sociais; -> Novas prioridades sociais = Assistir à TV

    a necessidade premente de atualização informativa; -> Não deixa claro se esse é objetivo de quem assiste à TV (se informar/atualizar).

    o desprezo mútuo dos familiares; -> mútuo? Ou só de quem assiste à TV.

    a presença agressiva da TV no meio familiar. -> Agressiva? Fica meio ambíguo o sentido.

  • Kkkkkkkkkkkkk .. cara todo mundo sabe que questões de interpretação da FGV É sorte, eu acertei por sorte.

  • Nunca vi uma pessoa tão ruim para interpretar os textos da FGV como eu. Das cinco até agora só acertei a quatro. PUTZ. Que desânimo. Mas vamos lá. F...

  • Volte ao texto!

  • A FGV cometeu um erro, ela esecificou "com esse segmento do texto 1, o autor tenta mostrar", sendo assim, não importa o que está fora desse segmento, ela restringiu ao segmentoo prém o gabarito não é restrito ao segmento.

  • véi, que questões são essas? é a FGV mesmo?

  • B. o aparecimento de novas prioridades sociais; correta

    Cada vez menos a família se reúne em torno da mesa para compartilhar a refeição e se encontrar, trocar ideias, saber uns dos outros. Será falta de tempo? Talvez as pessoas tenham escolhido outras prioridades: numa pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam

  • Achei que a autora tivesse usado de ironia ao dizer que havia outras prioridades.

  • A FGV é uma banca que não aceita sua opinião, tem que entender a opinião que o autor dar no texto.

  • De acordo com o segmento apresentado no enunciado, o autor tenta mostrar "a presença agressiva da TV no meio familiar". Entretanto, de acordo com o contexto apresentado, o autor tenta mostrar "o aparecimento de novas prioridades sociais"

    GABARITOS: B & D.