SóProvas


ID
2540464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA), um deputado federal apresentou emenda propondo a criação de uma agência de fomento no Centro-Oeste, com o objetivo de incentivar projetos de desenvolvimento econômico e social da região por meio da concessão de empréstimos e financiamentos.


Em decorrência de seu objetivo, a emenda proposta pelo parlamentar, nessa situação hipotética, viola o princípio da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

     

    Princípio da Exclusividade

     

    A lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira. Ou seja, dela deve ser excluído qualquer dispositivo estranha à estimativa de receita e à fixação de despesa. O objetivo deste princípio é evitar a presença de "caldas e rabilongos"

     

    Não se inclui na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita. [exceções ao princípio da exclusividade]

     

    Este princípio encontra-se expresso no art. 165, § 8º da CF de 88: "A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa ..."

     

     

    Fonte: http://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

  • ANOTEI ESSE MACETE DO GRANDE ELIEL MADEIRO AQUI DO QC, EM UMA QUESTÃO DA FCC:

     

     

    >> Colocou autorizações para concessão de isenções e incentivos fiscais para fomentar a economia local. = FERIU PRINCIPIO DA EXCLUSIVIDADE 

     

     

    GAB D

  • Gabarito: D

     

    Pelo Princípio da Exclusividade (ou Pureza), no orçamento, somente podem constrar Previsão de Receitas e Fixação/Autorização de Despesas. Não pode haver assuntos estranhos a isso. Ex.: na lei orçamentária não pode existir artigo criando imposto, artigo criando nome de rua, nem artigo propondo criação de agência de fomento, nem data comemorativa, etc, etc.

     

    As únicas exceções a esse princípio são:

    a)Abertura de Créditos Suplementares e

    b) Contratação de Operações de Crédito.

  • Letra (d)

     

    A emenda proposta é o dispositivo estranho, logo, conforme preceitua o princípio da exclusividade - já exposta pelo os colegas - é vedada a inserção.

     

    BOAS FESTAS

  • Gabarito: Letra D

    Art. 165 da CF/88  - § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se
    incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito,
    ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

     

  • Palavras chaves:

    discriminação - demonstração da origem e aplicação dos recursos.

    universalidade - Universo das receitas e despesas

    unidade - um orçamento, um Ente (União, Estados etc), um exercício financeiro.

    exclusividade - apenas receitas e despesas. Exceções: créditos suplementares; operações de créditos (OC), inclusive por antecipação(ARO).

  • ASSERTIVA D

    PS: GOSTEI DA DICA DO COLEGA MARCELO!

    Palavras chaves:

    discriminação - demonstração da origem e aplicação dos recursos.

    universalidade - Universo das receitas e despesas

    unidade - um orçamento, um Ente (União, Estados etc), um exercício financeiro.

    exclusividade - apenas receitas e despesas. Exceções: créditos suplementares; operações de créditos (OC), inclusive por antecipação(ARO).

  • >> Princípio da EXCLUSIVIDADE - estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei.

  • De acordo com o § 82 do art. 165 da Constituição Federal, a Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação de receitas, nos termos da lei. 

     

     

    ATENÇÃO: O princípio da exclusividade veda a inserção de matéria estranha em leis orçamentário-financeiras.

    - Augustinho Vicente Paludo, Administração Financeira e Orçamentária, 7° ED.

    GAB: D

    Bons Estudos.

     

  • EXCLUSIVIDADE - constituição.88 ...art 165 § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

  • A lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira. Ou seja, dela deve ser excluído qualquer dispositivo estranha à estimativa de receita e à fixação de despesa. O objetivo deste princípio é evitar a presença de "caldas e rabilongos"

    Não se inclui na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

    fonte: http://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

     

  • Acredito que a questão está errada porque o projeto não  versa sobre o sistema de saúde.

    Corrijam-me, se estiver errado, por favor!

  • O princípio da exclusividade estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa

    Regra: LOA deve conter apenas previsão de receitas e fixação de despesas.
    Exceções, admitem-se autorizações para:
    • créditos suplementares e apenas este; e
    • operações de crédito, mesmo que por antecipação de receita.

  • Fere o princípio da exclusividade, sengundo o qual as leis orçamentário-financeiras devem apenas prever receitas e fixar despesas, com a exceção da autorização para abertura de crédito suplementar e contratação de crédito.

     

    GABARITO: E.

     

  • GABARITO: letra "d" - Princípio da Exclusividade

     

    Art. 165, § 8º da CF: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

     

    Regra: Lei Orçamentária Anual deve conter apenas previsão de receitas e fixação de despesas.

    Exceções: admitem-se autorizações para:

    a)      créditos suplementares e apenas este; e

    b)      operações de crédito, mesmo que por antecipação de receita.

     

  • GAB.  D

     

    O princípio da exclusividade surgiu para evitar que o orçamento fosse utilizado
    para aprovação de matérias sem nenhuma pertinência com o conteúdo
    orçamentário, em virtude da celeridade do seu processo.

  • PESSOAL VAMOS MARCAR A OPÇÃO "INDICAR PARA COMENTÁRIO". O QC ESTÁ DEIXANDO MUITO A DESEJAR EM COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES.

  • DISPOSITIVO ESTRANHO

    EXCLUSIVIDADE

  • PESSOAL VAMOS MARCAR A OPÇÃO "INDICAR PARA COMENTÁRIO". O QC ESTÁ DEIXANDO MUITO A DESEJAR EM COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES.

    Eu já indiquei!

     

  • Como assim "viola"? as exceções ao princípio violam o próprio princípio??? o.O

  • EXCLUSIVIDADE

    Essa agência de fomento que visa atuar com projetos sociais, foge da matéria orçamentária e financeira, que é o "habitat" da LOA. Pelo que entendi, é isso...

  • ·        Exclusividade – O Orçamento só versa sobre matéria orçamentária, podendo conter autorização para abertura de créditos suplementares e operações de crédito, ainda que por antecipação da receita.


  • Mas a criação de uma agência não seria uma despesa ? Assim como construção de estradas, obras públicas, etc..

  • DISPOSITIVO ESTRANHO = FERE A EXCLUSIVIDADE

    OMISO DE DESPESA = FERE A UNIVERSALIDADE

  • Princípio da Exclusividade

  • Criar uma agência de fomento/ nao pode.. . Propor crédito para uma agencia que já existe e foi criada por outa lei/ pode sim
  • Além de ferir o princípio, criação de Agência não é competência legislativa.

  • A resposta da questão é a letra D.

     

    Propor a criação de agência de fomento no Centro Oeste viola o princípio da exclusividade. Não é matéria que possa ser disposta no Orçamento. Segundo esse princípio, a Lei Orçamentária Anual - LOA somente poderá tratar sobre previsão de receitas e fixação de despesas, ressalvadas as exceções constitucionais que são autorização para abertura de créditos suplementares e autorização para contratações de operações de crédito ainda que por antecipação de receita orçamentária.

     

  • Falou em LOA, lembre do Princípio da Exclusividade.

    Art. 165, § 8º da CF: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesanão se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

  • LETRA D

  • O princípio da exclusividade impede a inclusão de normas de outros campos jurídicos, o que seriam chamados de "caudas orçamentárias" ou "orçamentos rabilongos".

  • De acordo com o princípio da exclusividade a LOA só pode conter previsão de receitas e fixação de despesas, além da autorização para abertura de créditos adicionais suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por ARO.

    Dizendo de outra forma, a LOA não conterá dispositivo estranho a previsão de receitas e fixação de despesas, ressalvando-se dessa proibição a autorização para abertura de créditos adicionais suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por ARO.

    Atenção:

    Crédito adicional é gênero, que contém três epécies -- especial, suplementar e extraordinário.

  • O correto seria "Na tramitação do PROJETO da Lei Orçamentária Anual (PLOA)",......