SóProvas


ID
2540512
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O uso da forma grifada está INCORRETO em:

Alternativas
Comentários
  • RAtificam >>> confirmam.

  • Questão totalemnte estranha.. 

     

    A -  ERRADO - palavra correta seria OMELETE

     

    B - CORRETO - existem as palavras RETIFICAM (corrigir) e RATIFICAM (confirmar).. As duas palavras podem ser usadas no contexto...

     

    C - CORRETO - As palavras esqueite e skate estão corretas. Ambas se encontram dicionarizadas e reconhecidas no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

     

    D - ERRADO - A forma correta de escrita da palavra é cinquenta. As palavras cinqüenta e cincoenta estão erradas.

     

    E -  ERRADO - A palavra correta é MARIMBODO.

     

    Ignorem essa quetsão...

     

    Espero ter ajudado..

     

    Abraço

  • Esta palavra provém do francês omelette, aquele alimento composto de ovos batidos, que depois se fritam numa gordura, geralmente azeite, e que seguidamente se enrolam, ficando com o aspecto dum travesseiro em ponto pequeno. 
    Sabemos que a terminação –ette das palavras francesas corresponde à terminação –eta (-êta) das palavras portuguesas; e assim temos em francês chemisette, e em português camiseta; em francês byciclette, e em português bicicleta; em francês camionette, e em português camioneta, etc. 
    Portanto, temos em francês omelette e em português omeleta (-êta). 
    A forma omoleta, que lemos no Prontuário Ortográfico de Magnus Bergstrom, talvez se deva à pronúncia popular, e mesmo culta. 
    É possível que, com o tempo, se venha a fixar a forma omoleta, que tem pronúncia mais natural do que omeleta. Em qualquer das formas, devemos pronunciar o final da palavra assim: -êta e não –éta, à semelhança de carretacaretapernetalinguetatretalambreta e muitas mais. 

    N.E. - No Português do Brasil, o corrente é omelete. Tal como equipecabine ou marionete (equipacabina ou marioneta, no Português de Portugal).

  • Fabrício Acunha,

    Nesse contexto (alternativa C), só cabe ratificar = confirmar a relação entre zica e microcefalia.

    Se usar refiticar, seria equivalente a corrigir. Ou seja, mudaria o sentido. Significaria dizer que não há relação entre zica e microcefalia.

    Por isso, a C está errada.

     

    Gabarito: B (a questão pediu a INCORRETA)

  • As pesquisa não RETIFICAM -- CORRIGEM, elas RATIFICAM , CONFIRMAM

  • Sobre a letra D

    "Cincoenta" está correto por causa do contexto da frase.

    "A Academia Brasileira de Letras não atesta a existência da forma cincoenta"

    Ou seja não existe cincoenta. Mas para dizer isso, é preciso escrever cincoenta. Se trocar pela forma correta "cinquenta" perderia o sentido da frase.

  • A alternativa B não pode estar errada, pois não interessa se a primeira afirmação é verdadeira ou não, senão a disciplina não deveria ser português e sim conhecimentos gerais. Não há contexto para garantir a veracidade dessa afirmação. Logo, tanto RETIFICAM como RATIFICAM podem ser utilizados do ponto de vista gramatical, considerando ainda que o enunciado não faz menção de sentido.

  • Marimbondo e maribondo: as duas formas estão corretas