SóProvas


ID
2540593
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com Edgar Schein (Motta e Caldas, 1997), são níveis diferentes da cultura organizacional

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.1.1 Cultura organizacional
    Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional profundo e, por esse motivo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. A cultura organizacional representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários; ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. A cultura tem caráter descritivo, uma vez que pode ser descrita, constatada (seu formato, força, conteú­dos ou flexibilidade, entre outros), mas não avaliada, com aspectos positivos ou negativos.
    Segundo Edgar Schein (apud ROBBINS, 2007) cultura organizacional é:
    Conjunto de premissas que um grupo aprendeu aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna

  • Questão versa sobre os níveis da cultura organizacional nos termos preconizados por Schein. Logo, o candidato deverá assinalar a alternativa que contemple corretamente todos os níveis.

    Edgar Schein menciona três níveis da cultura organizacional, são eles:

    > Primeiro nível (artefatos observáveis): é o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.

    > Segundo nível (valores compartilhados): Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    > Terceiro nível (pressupostos básicos fundamentais): São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado.

    A - De acordo com Schein, os níveis da cultura organizacional são os artefatos observáveis, valores compartilhados e os pressupostos básicos fundamentais. (incorreta)

    B - Diverge dos níveis da cultura organizacional preconizados por Schein. (incorreta)

    C - Não se refere aos níveis elencados acima. (incorreta)

    D - Os “valores em uso” e os “valores intersubjetivos” não constituem níveis expressos da cultura organizacional. (incorreta)

    E - como podemos notar, essa alternativa, elenca os níveis da cultura organizacional elencados por Schein.

    GABARITO: E

  • Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas.

    Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial e, portanto, o mais visível. Os artefatos são as coisas que se pode ver, ouvir e sentir quando se depara com uma organização. Os artefatos são os aspectos visíveis quando se percorre os escritórios de uma organização, como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais são as coisas relevantes para elas.

    Valores: constituem o segundo nível da cultura. Correspondem às razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros

    Pressuposições básicas: constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo e oculto. Nesse nível, temos as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam.

    As crenças, preconceitos e ideologias que influenciam o comportamento das pessoas, se explícitos são valores, e foram inconscientes são pressuposições básicas. Nesse caso, analisando as alternativas temos apenas como opção os valores.

    Gabarito: E