SóProvas


ID
2540623
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A emergência das estratégias como perspectivas na forma de conceitos, de mapas, de esquemas e de estruturas molda a maneira como as pessoas lidam com informações vindas do ambiente. Essa é uma premissa da escola de administração estratégica

Alternativas
Comentários
  • Escola Cognitiva: a formação de estratégia é vista como um processo mental. É o estudo de como os indivíduos processam as informações vindas do ambiente e formulam uma estratégia na mente, a fim de categorizar o processo em mapas, modelos, conceitos e esquemas. Assim, o mundo visto pode ser modelado, emoldurado e construído. 

     

     

  • Racionalidade limitada.

  • a) Escola Cognitiva: (GABARITO)

    A formação de estratégia é um processo cognitivo que tem lugar na mente do estrategista;

    As estratégias emergem como perspectivas, na forma de conceitos, mapas, esquemas e molduras, que dão forma à maneira pela qual as pessoas lidam com informações vindas do ambiente;

    Essas informações fluem através de todos os tipos de filtros deturpadores, antes de serem decodificadas pelos mapas cognitivos;

    Como conceito, as estratégias são difíceis de realizar em primeiro lugar. Quando são realizadas, ficam consideravelmente abaixo do ponto ótimo e, consequentemente, são difíceis de mudar quando não mais são viáveis.

    b) Escola empreendedora:

    Na Escola Empreendedora o desenho da estratégia é todo conduzido por um líder, que pode ser o principal executivo da organização. Cabe a esse profissional a responsabilidade de não apenas guiar sua equipe, mas também de incluir novos elementos para os processos por meio da sua intuição, julgamento, sabedoria e experiência.

    c) Escola de poder

    A formação da estratégia, de acordo com a Escola de Poder, é moldada basicamente pelo poder e pela política. Trata-se notadamente de iniciativas emergentes e assumem a forma de posições ou meios para iludir. A partir do que denomina Poder Micro, ela é capaz de persuadir, barganhar e promover o confronto direto, enquanto que, a partir do Poder Macro, ela promove manobras estratégicas, constrói redes, alianças e terceirizações. É preciso entender, contudo, que a formação da estratégia envolve sim o poder, porém, não se pode esquecer que envolve também a liderança e a cultura (desprezadas por esta escola). 

    d) Escola de configuração

    As organizações podem ser descritas na forma de uma configuração estável num determinado contexto;

    Saltos quânticos periódicos (transformação);

    A função da administração estratégica é gerir a configuração e a transformação sem destruir a organização;

    As escolas de pensamento da formação da estratégia são configurações particulares;

    As estratégias resultantes dependem do momento e da situação vigente.

    e) Escola de posicionamento

    Estratégias são posições genéricas, comuns e identificáveis no mercado;

    O mercado (contexto) é econômico e competitivo, sendo o processo de formação de estratégia, o de seleção dessas posições genéricas com base em cálculos analíticos;

    Os analistas desempenham um papel importante neste processo, passando os resultados dos seus cálculos aos gerentes que oficialmente controlam as opções. Assim, as estratégias saem deste processo totalmente desenvolvidas para serem articuladas e implementadas.

    Escolas prescritivas: escola do design, escola do planejamento e escola do posicionamento.

    Escolas descritivas: escola empreendedora, escola cognitiva, escola de aprendizagem, escola do poder, escola cultural, escola ambiental.