SóProvas


ID
2540659
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Motta e Vasconcelos (2006), a reificação do conceito de cultura organizacional importa

Alternativas
Comentários
  • a- processos entrópicos está relacionado com degradação da energia de um sistema, ou seja, é aspecto negativo.

    b- a cultura organizacional tem aspectos endógenos

    c- referir-se a esse conceito como um elemento já pronto e acabado, como uma ferramenta organizacional possível de ser criada e modificada artificialmente.

    d- análises qualitativas

    e- a cultura organizacional está mais ligada com a socialização secundária.

    Socialização primária: é onde a criança aprende e interiorizar a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro, mundo do indivíduo. É essencial na construção do caráter do indivíduo.

    Socialização secundária: todo e qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores, do mundo objetivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos e amigas, no trabalho, nas atividades dos países para os quais visita ou emigra, etc.), existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam no indivíduo

  • Fenômeno de Reificação da Realidade – seria o equivalente a dizer “coisificação” da realidade. Percebemos os elementos que compõem a sociedade (organizações, regras e normas) como algo já pronto (construto já pronto), que existe antes de nós e que nos cabe aceitar como nos é apresentado, como uma “coisa” ou um artefato já pronto. Na verdade, as organizações, regras e normas são elaboradas por seres humanos e por elas podem ser modificadas. Elas não são imutáveis.

     

    Fonte: Motta e Vasconcelos, Teoria Geral da Administração.

  • Reificação (marxismo) Reificação (do latim res: "coisa"; em alemão: Verdinglichung, literalmente: "transformar algo em coisa" ou Versachlichung, literalmente: "objetificação") ou coisificação é uma operação mental que consiste em transformar conceitos abstractos em objectos ou mesmo tratar seres humanos como objetos.