SóProvas


ID
2540716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma companhia comprou suas próprias ações para manter em tesouraria e, em momento posterior, as vendeu por valor 50% superior ao valor da compra.


Nessa situação hipotética, os custos de corretagem de compra das ações e a diferença positiva entre o custo de aquisição das ações e o valor de venda devem ser reconhecidos, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "C".


    Segundo o CPC 08 - Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários:

     

    “A aquisição de ações de emissão própria e sua alienação são também transações de capital da entidade com seus sócios e igualmente não devem afetar o resultado da entidade.

     

    Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão da própria entidade devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações.

     

    Os custos de transação incorridos na alienação de ações em tesouraria devem ser tratados como redução do lucro ou acréscimo do prejuízo dessa transação, resultados esses contabilizados diretamente no patrimônio líquido, na conta que houver sido utilizada como suporte à aquisição de tais ações, não afetando o resultado da entidade.”

    A alienação de ações em tesouraria pode gerar lucro ou prejuízo para a empresa. Tais operações não representam receitas nem despesas, não integrando a Demonstração do Resultado do Exercício.

    No caso de haver lucro na alienação de ações em tesouraria a empresa deve creditar o valor em Reserva de Capital, de forma similar ao ágio obtido na emissão de ações.

     

    Portanto, 
    # os custos de corretagem de compra das ações acréscimo do custo das ações
    # a diferença positiva entre o custo de aquisição das ações e o valor de venda devem ser reconhecidos → é o mesmo que ganho na venda de ações em tesouraria deve ser contabilizado como Reserva de Capital

  • Custo de transação na AQUISIÇÃO: Acréscimo do custo.

    Custo de transação na ALIENAÇÃO: Redução do lucro/Acréscimo do prejuízo.

  •  

    alienação : -se gerar lucro: reserva de capital 

                       -se gerar prejuízo: diminui a reserva que deu lastro para a compra

  • ...os custos de corretagem... (custo por o corretor ter vendido) EXTREMAMENTE LIGADA Á AÇÃO! entao é custo e ñ despesa!

    ...diferença positiva... (agio na venda)! de ação vai para reserva de capital

     

     

     

    atenção transaback,... agora vaii!         PF2018

  • A aquisição de ações de emissão própria e sua alienação são também transações de capital da entidade com seus sócios e igualmente não devem afetar o resultado da entidade.

    Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão da própria entidade devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações.

    Os custos de transação incorridos na alienação de ações em tesouraria devem ser tratados como redução do lucro ou acréscimo do prejuízo dessa transação, resultados esses contabilizados diretamente no patrimônio líquido, na conta que houver sido utilizada como suporte à aquisição de tais ações, não afetando o resultado da entidade.

    No caso de haver lucro na alienação de ações em tesouraria a empresa deve creditar tal valor em Reserva de Capital, de forma similar ao ágio obtido na emissão de ações.

    Se houver prejuízo na alienação das ações em tesouraria a empresa deve debitar na mesma conta de Reserva de Capital que registrou lucros anteriores nesse tipo de transação, até o limite de seu saldo, e o excesso deverá ser considerado a débito na própria conta de reserva que originou os recursos para aquisição das próprias ações.

    Assim, correta a alternativa C.

  • Letra (c)

    Art. 182. A conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela ainda não realizada.

     

    § 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

    RETIFICADORA DO PL

    São aquisições de ações de emissão da PRÓPRIA EMPRESA.

    Ações em tesouraria é retificadora do PL, logo irá fazer a redução do PL, como o PL e o Ativo são diretamente proporcionais como bem dito pela Letícia o Ativo também irá sofrer uma redução, mesmo que essas ações sejam da própria empresa. Técnica essa bastante utilizada para posteriormente a empresa conseguir vantagem nos valores de mercado.

    Ações em tesouraria são títulos patrimoniais que uma empresa adquire de si mesma. Ou seja, a empresa retira as suas próprias ações do mercado com o intuito de mantê-las em tesouraria. A conta ações em tesouraria é retificadora o PL.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: CPC 08 - Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários 

    O que é corretagem? R: Custos de transação

    Se for na COMPRA(AQUISIÇÃO) -> Acréscimo do custo de aquisição de tais ações

    VENDA(ALIENAÇÃO) -> Redução do lucro ou acréscimo do prejuízo

    Como já foi cobrado:

    Q477848 -> Os gastos com corretagem decorrentes da compra de ações da própria empresa, para manutenção em tesouraria, devem ser registrados como:

    GAB: B - acréscimo do custo de aquisição das ações no Patrimônio Líquido

    Q1301459 -> As sociedades por ações podem, de acordo com a Lei n.º 6404/76, adquirir ações de sua própria emissão, registrando-as em Ações em Tesouraria. A NBC TG 08/10 trata do reconhecimento dos custos de transação e resultado na venda dessas ações. Com relação a esse assunto, assinale a opção INCORRETA.

    GAB: A -Os custos de transação na aquisição de ações de emissão própria e o resultado na venda de ações mantidas anteriormente em Tesouraria devem ser reconhecidos no resultado do exercício pelo regime de competência. RECONHECIDOS NO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (PL)

    Q1168365 -> Para contabilizar a aquisição de ações de emissão própria (ações em tesouraria), os custos de transação incorridos na alienação de ações em tesouraria devem ser tratados como:

    GAB: E - redução do lucro ou acréscimo do prejuízo dessa transação, resultados esses contabilizados diretamente no patrimônio líquido, na conta utilizada como suporte à aquisição de tais ações, não afetando o resultado da entidade.

    Q962006 -> O lucro obtido na alienação das ações constitui reserva:

    GAB: D - de capital.

    DICA!!

    GANHO NA ALIENAÇÃO: RESERVA DE CAPITAL

    D – Disponibilidades(ATIVO);

    C – Ações em Tesouraria; e

    C – Reservas (lucro na venda de ações).

    PERDA NA ALIENAÇÃO: DIMINUI A RESERVA QUE SERVIU DE LASTRO NA AQUISIÇÃO

    D – Caixa

    D – Reserva Estatutária (origem dos recursos aplicados)

    C – Ações em Tesouraria

    Q197812 -> Uma pessoa jurídica aliena ações em tesouraria, obtendo um resultado positivo. A contrapartida credora do lançamento contábil respectivo será efetuada em conta de:

    GAB: D - patrimônio líquido.

  • Q490697 - Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão própria devem ser registrados em conta do patrimônio líquido, como acréscimo ao custo das ações em tesouraria, no momento da aquisição = C.

    Q874883 - O resultado da venda de ações em tesouraria deverá ser registrado a crédito (ganho) de conta específica de reservas de lucro ou a débito (prejuízo) da conta que contabiliza a origem dos recursos aplicados em sua aquisição = E.

    Nos termos do CPC 08:

    Os ganhos ou perdas gerados na venda de ações em tesouraria não são contabilizados no resultado, mas sim no patrimônio líquido, na conta que deu suporte à aquisição dessas ações.

    Ganhos = Reservas de Capital.

    Gabarito letra C.

  • NA VENDA COM LUCRO :

    D - BANCOS 150

    C - AÇÕES EM TESOURARIA 100

    C - RESERVA DE CAPITAL ( LUCRO NA VENDA DE AÇÕES EM TESOURARIA ) 50

    NA VENDA COM LUCRO, PORÉM COM CUSTOS : (25)

    D - BANCOS 125

    C - AÇÕES EM TESOURARIA 100

    C - RESERVA DE CAPITAL ( LUCRO NA VENDA DE AÇÕES EM TESOURARIA ) 25

    NA VENDA COM PREJUÍZO :

    D - BANCOS

    D - RESERVA DE CAPITAL OU RESERVA DE LUCROS OU LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS

    C - AÇÕES EM TESOURARIA

  • Já poderíamos eliminar as duas que falam em receita (alternativas b e d), uma vez que a diferença positiva entre o custo de aquisição das ações e o valor de venda são tidos como reservas de capital.