SóProvas


ID
2542819
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRQ - 5ª REGIÃO (RS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. Segundo dados de 2015 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), desde que entrou em vigor, já contribuiu para uma diminuição de cerca de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas. Assinale a alternativa correta referente aos dispositivos dessa lei.

Alternativas
Comentários
  • (a) A vítima necessariamente tem que ser mulher, no entanto, o sujeito ativo poder ser tanto homem quanto mulher. Sendo assim, torna-se plenamente aplicável a referida lei em uma relação homoafetiva entre duas mulheres.

    (b) Art. 16.  Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata esta Lei, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público.

    (c) Art. 5o  Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial: (ler Art. 7º)

    (d) A lei não prevê um roll taxativo de sujeitos ativos, pode ser um ex namorado que inclusive não conviva mais com a vítima, uma tia ou até mesmo a vizinha,

    (e) Art. 28.  É garantido a toda mulher em situação de violência doméstica e familiar o acesso aos serviços de Defensoria Pública ou de Assistência Judiciária Gratuita, nos termos da lei, em sede policial e judicial, mediante atendimento específico e humanizado.

  • A vítima poderá renunciar à representação e não a denúncia. A banca utilizou um termo popular que no meu ver numa prova de concurso que cobra direito não poderia prosperar.

    Art. 16.  Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata esta Lei, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público.

  • A denúncia cabe ao MP e não à vítima. Cabe à ofendida renunciar à representação perante o juiz. Redação bem ruim, acertei só porque as demais são absurdas. Para alguns cargos, a FUNDATEC usa letra fria da lei e para outros, relativiza conceitos. Assim fica difícil dançar conforme a música.

     
  • essa questão é tão fácil que por eliminação você resolve. O pior é que ainda tem mulher nesse nosso Brsail que renúncia esse tipo de violência.