SóProvas


ID
254356
Banca
FCC
Órgão
TRE-TO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto a competência prevista na Lei no 9.784/99, que estabelece o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra E

    Corrigindo o ítem

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.



    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.
  • Gabarito letra E

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    Fundamentação das outras alternativas: Letra a Art. 17. Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir.
    Letra b Art. 14. § 2o O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.
    Letra c Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.
    Letra d Art. 14. § 3o As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.
  • LETRA E
    Art. 11. 
    A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.
      
  • GABARITO ITEM E

     

    COMPETÊNCIA ---> IRRENUNCIÁVEL

  • Bendita  palavra IRRENUNCIÁVEL..........

  • Quanto à competência na Administração Pública, a questão cobra a literalidade de dispositivos da Lei 9.784/99. Atenção para marcar a alternativa INCORRETA.

    a) CORRETA.  Art. 17, "caput".

    b) CORRETA. Art. 14, §2º.

    c) CORRETA. Art. 14, "caput".

    d) CORRETA.  Art. 14, §3º.

    e) INCORRETA. O único erro da alternativa é afirmar que a competência é renunciável, quando na verdade é irrenunciável, salvo os casos de delegação e avocação admitidos por lei, conforme art. 11.

    Gabarito do professor: letra E.