- 
                                sua  termo anafórico que está retomando próprio leitor 
- 
                                acredito que se "sua" se refere ao leitor, que está fora do texto, o termo sua vem a ser um elemento coesivo dêitico. Um elemento anafórico retomaria um outro elemento escrito anteriormente a ele. 
- 
                                Cuidado com os comentários. Sua. Trata-se de elemento coesivo dêitico. Algo fora do texto. O leitor.  
- 
                                FUNÇÃO DÊITICA A semântica caracteriza o pronome por indicar algo, caracteriza-o funcionalmente como dêixis; dêixis quer dizer apontar para, referir-se a,pois se formos observar, o pronome atua na frase remetendo ou referindo-se a algo dentro dela (para frente ou para trás), ou em seu exterior, apontando e se referindo a outros elementos do contexto, situação, discurso. O pronome (dêixis) divide-se primeiramente em três tipos, de acordo com essa ideia de referência, dêixis ad oculos, dêixis anafórica, dêixis catafórica. Todos estes tipos indicam a condição do pronome em relação aos falantes do discurso. Dêixis Ad Oculos: O dêixis ad Oculos é situacional, um pronome com dêixis situacional aponta para um elemento que está presente para os falantes.
 
 É óbvio que isto é melhor que aquilo !
 
 Na frase sugerida como exemplo, os pronomes substantivos isto e aquilo não se referem aparentemente a qualquer substantivo em específico, pois apontam para algo que apenas durante o enunciado seria possível conhecer, que estaria presente apenas na enunciação e naquele momento. Dêitico ad Oculos porque a pessoa tem que estar vendo / enxergando.
     Fonte: http://www.fabulasecontos.com.br/impressao.php?id=488 
- 
                                FUNÇÃO ANAFÓRICA A reativação do referente em um texto é realizada por meio da referenciação anafórica ou catafórica, formando-se cadeias coesivas mais ou menos longas. A remissão anafórica (para trás) realiza-se por meio de                                                 pronomes pessoais de 3ª pessoa (retos e oblíquos) e os demais pronomes e também por numerais, advérbios e artigos. Exemplo: André e Pedro são fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são diferentes. Este não briga com quem torce para outro time; aquele o faz. Explicação: O termo isso retoma o predicado são fanáticos torcedores de futebol; este recupera o termo Pedro; aquele, o termo André; o faz, o predicado briga com quem torce para o outro time - são anafóricos. Dêixis Anafórica: Um pronome com dêixis anafórica (função anafórica) aponta para um elemento que foi dito ao longo da frase, e que pode ser encontrado através de coesão textual.
 
 Fui professora durante minha juventude, mas já não o sou agora.
 
 Na frase sugerida como exemplo, o pronome demonstrativo O remete no caso à profissão de professor do sujeito da frase, já citada anteriormente.
     Fonte: http://www.fabulasecontos.com.br/impressao.php?id=488 
- 
                                FUNÇÃO CATAFORICA A remissão catafórica (para a frente) realiza-se preferencialmente através de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genéricos, mas também por meio das demais espécies de pronomes, de advérbios e de numerais. Exemplos: Exemplo: Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos. Explicação: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão o professor - são catafóricos Dêixis Catafórica: A dêixis catafórica aponta para um elemento que ainda não foi citado no discurso, ou mesmo que não presente dentro dele.   Fá-lo-ei, libertarei o Brasil do domínio português. Na frase sugerida como exemplo, o pronome demonstrativo O , que é alvo da ação verbal, faz referência ao ato de libertar o Brasil, uma ação que é enunciada apenas após a aparição do pronome.   http://www.fabulasecontos.com.br/impressao.php?id=488   beaucoup de lumière pour tout le monde! 
- 
                                GABARITO B   DÚVIDA:   Como identificar que esse elemento catafórico "seu" diz respeito ao próprio Leitor, se o texto sugere a existência de mais de um personagem na narrativa?   " Voamos algum tempo em silêncio, até que finalmente ele disse: "Não entendo muito bem o que você falou, mas o que menos entendo é o fato de estar indo a uma festa." — Claro que estou indo à festa. — respondi. — O que há de tão difícil de se compreender nisso? (...)"   Por isso tive dúvidas quanto à referência do elemento. Não sei se mais alguém teve essa dúvida, mas confesso que não consegui visualizar a expressão "sob sua escolha" remetido ao leitor, achei que estivesse referindo-se ainda ao diálogo inicial com outro personagem. Quem puder "desenhar" o raciocínio de como se chegou à conclusão de que o elemento "sua" refere-se ao próprio leitor, favor compartilhar...Avisem-me por favor. Desde já agradeço! Bons estudos! 
- 
                                Pra mim, refere-se a "Gaivota". O autor faz uma serie de conselhos e perguntas, depois diz "vamos dona Gaivota" indicando com quem "fala". Tá certo que refere-se ao leitor pq o texto está se dirigindo ao leitor, mas no parágrafo, na estrutura das frases a referencia é à "Gaivota"   "Fica sob sua escolha e risco, a liberdade para voar os ventos ascendentes; que pássaro quer ser; que lugares quer sobrevoar; que viagem ao inusitado mais lhe compraz. Por mais e mais, qual a serventia dessas asas enormes, herança genética de seus pais e que lhe confere enorme envergadura? Diga para quê serve? Ao primeiro sinal de perigo, debique e pouse na cerca mais próxima. Ora, não venha com desculpas esfarrapadas e vamos dona Gaivota, espante a preguiça, bata as asas e saia do ninho! Não tenha medo de voar. Pois, como é de conhecimento dos "Mestres dos ares e da Terra", longe é um lugar que não existe para quem voa rente ao céu e viaja léguas e mais léguas de distância com a mochila nas costas, olhar no horizonte e os pés socados em terra firme." 
- 
                                entao o tempo todo a gaivota era eu. kkkkkkk e eu preoculpado com fcc e cespe. putz 
- 
                                Linda questão e um belo texto de uma profundidade temática que de tão sincera deixa qualquer concurseiro que está na estrada há alguns anos desnorteado na hora da prova. 
- 
                                Tratando-se dessa banquinha, já esperava outro gabarito, até entrei nos comentários para ratificar minha marcação na letra B.
 rsss "sua" se referindo claramente ao leitor.
   GAB LETRA B 
- 
                                Agora sim kkkk, depois de ter errado duas questoes por conta da interpretação desse texto, eu fui acertar. Pq ainda acha que é um pássaro falando com a gaivota. Enfim... 
- 
                                "longe é um lugar que não existe para quem voa rente ao céu e VIAJA LÉGUAS E MAIS LÉGUAS DE DISTÂNCIA COM A MOCHILA NAS COSTAS, OLHAR NO HORIZONTE E OS PÉS SOCADOS EM TERRA FIRME."   Esse trecho do texto DESTACADO é que indica que o autor se refere a nós leitores no quarto paragrafo, pois VIAJAR LÉGUAS DE DISTÂNCIAS COM A "MOCHILA" NAS COSTAS E com OS PÉS SOCADOS EM TERRA FIRMA não é coisa de gaivotas. kkk               
- 
                                Passivel de anulacao sem dúvida 
- 
                                GAB B   ... Sua escolha e risco refere-se ao leitor já que mais na frente ele diz, cabe a (você) escolher que pássaro quer ser, ou seja, não é a Gaivota a que ele se refere, nesse caso só pode ser o leitor. Pena que só percebi isso depois de errar. k 
- 
                                Errei legal... droga kk