- 
                                GABARITO: letra D   1. Sentido de autorização/capacidade: Senhora, podemos (estamos autorizados a) lhe dar seis meses de isenção de mensalidade! 2. Sentido de possibilidade: A senhora pode (poderia, se quiser), então, oferecer a promoção a um amigo! 3. Sentido de solicitação/requisição: A senhora pode me passar o nome e o telefone de seu inimigo? (a sr.ª teria como fazer isso?)   Há duas estratégias distintas e sucessivas para conseguir manter ou captar os clientes: seis meses de isenção de mensalidade ou a possibilidade de transferir o benefício para outra pessoa. 
- 
                                A parte dos sentidos acho que todos conseguiram entender, mas e a m.....da estratégia?   Nao pode ser interpretada como sendo a mesma estratégia de oferecer descontos para captar clientes?   O fato de o atendente oferecer o serviço a um terceiro muda a estratégia?    Estratégias de vendas de telemarketing constavam na P::::::A do edital desse concurso???  
- 
                                Major Tom,   Primeiramente, entendo a sua frustação com a interpretação da banca (às vezes também fico revoltada rs)! Mas já percebi que em relação a esta banca, o grande segredo é marcar a opção que seja mais ampla.   No caso em tela, a alternativa C não está errada, apenas incompleta aos olhos da banca porque em um primeiro momento o operador tenta convencer a cliente a cliente a se manter no serviço TV e, posteriomente, com a tentativa fracassada tenta captar novos clientes, solicitando a indicação de seu inimigo.   Acredito que por este motivo a banca considerou a alternativa D correta (mais completa). 
- 
                                As estratégias são diferentes pois:   a) na primeira -> tenta reaver o cliente; b) na segunda -> insinua que o próprio cliente indique o serviço a outra pessoa; c) na terceira -> solicita ao cliente o contato da pessoa, para que ela mesma (a empresa) ofereça o serviço;   Acertei pensando assim. 
- 
                                Essa banca é meio louca. Que tiro foi esse, hein?  
- 
                                banca ridícula 
- 
                                Realmente. Nunca me senti tão desestimulada em resolver questões de português como agora. Levei uma surra. Que q foi isso?! 
- 
                                Domingo à noite, resolvendo essas questões bizarras... Melhor ver Faustão.... : ( 
- 
                                Pow Nada a ver o examinador viajou    Tipica questão de acertar meio que na sorte  
- 
                                Satanás.. é você? #socorro 
- 
                                Sou fraca mesmo ou é muita viagem nessa questão ??? 
- 
                                Vai ser um show de recursos! 
- 
                                Pra mim nos 2 últimos ele tá solicitando.. :( 
- 
                                Absolutamente ridículo 
- 
                                Não sei se delirei ou sei lá... Para mim as três alternativas sugerem possibilidades. Na primeira, o atendente fala da possibilidade, por parte da operadora, em conceder isenção; Na segunda, o atendente fala se há possibilidade da senhora oferecer a promoção a um amigo dela;  Na última, o atendente pergunta sobre a possibilidade da senhora falar qual é o telefone de seu inimigo. As questões da AOCP tendem a ser confusas e a induzir a erro... Bola para a frente galera. 
- 
                                f) nenhuma das alternativas   
- 
                                As questões de Português dessa banca estão parecendo com as da FGV kkk   
- 
                                Queria entender o ERRO da "C". 
- 
                                Andre o erro da C é dizer que foi empregada a mesma estratégia de captação de clientes, uma vez que a atendente no inicio apresenta como uma boa oferta (para o comprador) e n final se contradiz pois se pode ser vendido a um inimigo não seria boa oferta...   Eu concordo com Juarez....  
- 
                                Prefiro nem comentar. 
- 
                                Fique na dúvida entre a C e a D. Marquei a D.     c) Os três usos possuem sentidos diferentes, apesar de todos estarem relacionados com a mesma estratégia de captação de clientes. d)Cada um dos usos possui um sentido, revelando as diferentes estratégias empregadas pelo atendente para manter e captar novos clientes.   Pensei assim:   Tudo bem que os 3 possuem sentidos diferentes, contudo eu não achei que estaria ligado a uma mesma estratégia (que é o que diz a alternativa C). Porque quando a gente volta ao texto, na primeira "estratégia" ele oferece uma opção pra que a recente "ex cliente" continue com o plano. A segunda estratégia é "tentar fazer com que a cliente indique um amigo" para o qual a operadora possa oferecer o plano. E a terceira estratégia seria a de "tentar fazer com que a cliente indicasse o suposto inimigo", MAS ambas as estratégias com um mesmo objetivo: CONSEGUIR MAIS CLIENTE. E no caso "manter ou captar novos clientes" não seria estratégia da operadora e sim o "objetivo". Daí marquei a D   Espero que tenha ajudado! 
- 
                                Sinceramente, não achei o gabarito coerente. 
- 
                                O que esperar da pces???? 
- 
                                Vá direto à explicação da Amanda Bastos. O exemplo da Guiara, logo acima, complementa a explicação. Bons estudos! 
- 
                                Nenhum dos comentários me convenceu de que a letra B está errada, mas quem manda é a banca. Toca o barco. 
- 
                                é muito ruim saber que temos de nos sujeitar a tais arbitrariedades :(   
- 
                                Surpreso em se tratar dessa banca. Típica questão da FGV 
- 
                                O QUE GARANTE O ENTENDIMENTO COMPLETO DA SEMÂNTICA DE CADA SITUAÇÃO É A SUA COM A PONTUAÇÃO FINAL:   1o É UMA POSSIBILIDADE QUE A EMPRESA NEGOCIA  2o UMA SUGESTÃO DADA PELA ATENDENTE  3o TEM SENTIDO DE PEDIDO