SóProvas


ID
2543926
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Maringá- PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O conjunto dos arquivos de valor permanente, públicos ou privados, existentes no âmbito de uma nação, de um estado ou de um município, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Jurisdição Arquivística - competência legal atribuída a uma instituição sobre a produçao, tramitação, entrada de documentos, avaliação, eliminação, preservação ou acesso definida por leis ou regulamentos. (Conceito modificado para melhor compreensão)

    Patrimônio Arquivístico - Conjunto dos arquivos de valor permanente, públicos ou privados, existente no âmbito de uma nação, de um Estado ou de um Município.

    Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

  • GABARITO: D 

     

    Patrimônio Arquivistico: Conjunto dos arquivos de valor permanente, públicos ou privados, existentes no âmbito de uma nação, de um estado ou de um município.

  • Sucessão arquivística: Transferência da propriedade legal de arquivos resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios ou do direito de sucessão, próprio das pessoas físicas ou jurídicas. 


    Herança de fundos: Transmissão de um fundo outra entidade produtora, a entidade produtora título de continuidade administrativa ou funcional.


    Patrimônio arquivístico: Conjunto dos arquivos de valor permanente, públicos ou privados, existentes no âmbito de uma nação, de um estado ou de um município. 


    Patrimônio arquivístico comum: constitui o patrimônio arquivístico de duas ou mais unidades territoriais, não podendo ser dividido sob pena de perda de sua integridade.


    Fonte: meu caderno

  • Resolução: Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, patrimônio arquivístico é o conjunto dos de arquivos de valor permanente, públicos ou privados, existentes no âmbito de uma nação, de um estado ou de um município.

    Atenção! Não confundir com Patrimônio Arquivístico Comum, que segundo o DBTA é o arquivo que constitui o patrimônio arquivístico de duas ou mais unidades territoriais, não podendo ser dividido sob pena de perda de sua integridade.

    Resposta: D

  • Só questão hardcore

  • o  Sucessão arquivística: Transferência da propriedade legal de arquivos, resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios ou do direito de sucessão, próprio das pessoas físicas ou jurídicas. 

    o  Herança de fundos: Transmissão de um fundo a outra entidade produtora, a título de continuidade administrativa ou funcional.

    o  Patrimônio arquivístico: Conjunto dos arquivos de valor permanente, públicos ou privados, existentes no âmbito de uma nação, de um estado ou de um município. 

    Patrimônio arquivístico comum: constitui o patrimônio arquivístico de duas ou mais unidades territoriais, não podendo ser dividido