SóProvas


ID
2543941
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Maringá- PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O instrumento utilizado pelos arquivistas, definido por um esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido, é denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C 

     

    Em arquivística o plano de classificação documental  é o instrumento de gestão que organiza, em um plano intelectual, os tipos documentais produzidos e/ou recebidos, conforme os critérios definidos pela classificação documental adotada e os organiza de forma hierárquica por meio das unidades de classificação.

  • GAB C  

     

    São Instrumentos utilizados para classificar os documentos:

     

    Plano de classificação: Fase corrente e intermediária

    Quadro de arranjo: Fase permanente

  • Letra C.

    PLANO DE CLASSIFICAÇÃO: O código ou plano de classificação é a ferramenta utilizada para classificar (agrupar logicamente) os documentos, segundo os critérios ali definidos.

    Esses critérios são subjetivos, e atendem aos interesses e necessidades administrativas. Contudo, para que seja eficiente, a tabela deve mostrar a relação dos documentos com as atividades estruturas e funções institucionais que lhes deram origem.

    Em resumo, o plano de classificação deve ser como um mapa, que mostras quais procedimentos são realizados, e quais documentos são produzidos a partir da realização desses procedimentos.

    Adotado nas fases corrente e intermediária, a classificação é uma função que antecede a descrição e a avaliação de documentos, é feita a partir de um código ou plano de classificação e efetivada mediante a anotação desse código no próprio documento. O plano de classificação é um esquema de distribuição de documentos em classes de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes. Nessa classificação é atribuído um código ao mesmo, conforme plano de classificação adotado ou vigente na instituição. Essa codificação deve ser realizada no momento da sua produção, nos setores de trabalho, ou de seu recebimento, nos setores de protocolo. A codificação constituiu-se de um conjunto de arquivos com função de conteúdo, apresentação e comportamento. É o esqueleto, a estrutura que dá suporte aos aspectos da página relacionados a apresentação, organização, navegação e usabilidade.

     

    Bons estudos!

  • Gabarito C

    Esquema de distribuição de documentos em classes = classificação

  • A resposta está no enunciado:

  • Quando a banca quer ajudar o candidato:

    documentos em classes = classificação

  • Resolução: a tabela de temporalidade serve para dizer que tal documento deve ficar, por exemplo, x anos na fase corrente, x anos na fase intermediária e, por fim, ser eliminado ou guardado permanentemente. Esse último processo é o objetivo final da tabela de temporalidade, pois permitirá que somente os documentos que possuam valor para a instituição fique guardado. Por isso, a resposta da nossa questão é a destinação, objetivo final da tabela de temporalidade. 

    Resposta: C