SóProvas


ID
2544358
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Texto 2


Atualmente, a intervenção no campo das políticas sociais se configura como o maior espaço de atuação para os assistentes sociais. No Brasil, com a crise do capitalismo, notadamente nos últimos trinta anos, o Estado Social se retrai, o que incide liminarmente sobre as políticas sociais. 

De acordo com o texto 2, as políticas sociais brasileiras passam a ser orientadas por um padrão:

Alternativas
Comentários
  • Gab.  E

     

     

    Em conformidade com a análise de Mioto e Nogueira (2013), no campo institucional, a crise mundial das economias capitalistas ocidentais leva a uma violenta redução dos ideais universalistas e igualitários na área dos direitos sociais, sendo estes substituídos pela exigência da focalização em populações vulneráveis e de risco social, conforme apregoado pelas agências mundiais de fomento e financiamento (idem, p.65).

     

     

    A lógica dos programas e projetos sociais aparece no bojo do racionalismo técnico instituído, configurando o momento da emergência dos processos de planejamento como forma de orientar e controlar as mudanças sociais. Entretanto, o método de formulação e acompanhamento do planejamento estatal, em quaisquer dos níveis federativos, foi feito de maneira pontual e assistemática, sempre em termos dos grandes objetivos (ibidem, p. 64).

     

    Nessa esteira, (YAZBEK, 2009, p. 10) afirma que outra característica histórica das Políticas Sociais brasileiras e que interferirá no desempenho profissional dos assistentes sociais é sua fragmentação, pois essas políticas são concebidas setorialmente como se o social fosse a simples somatória de setores da vida, sem articulação, numa apreensão parcializada da realidade social. Consequentemente, as ações profissionais acabam por se fragmentar, assumindo um caráter pontual e localizado.

     

     

     

    Ref.

    MIOTO, Regina Celia Tamaso ; NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro . Política Social e Serviço Social: os desafios da intervenção profissional. Revista Katálysis, 2013.

     

    YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio-histórico da profissão. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009